4 benefícios da tecnologia para a gestão empresarial

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas e das empresas. Hoje, é praticamente impossível encontrar algum negócio que não a utilize direta ou indiretamente, seja para aceitar pagamentos, seja para qualificar clientes.

No meio corporativo, porém, o seu principal uso está na melhoria da gestão empresarial.

O setor da tecnologia que mais tem se destacado em ajudar as empresas nesse objetivo é o de telecomunicações e informática.

A globalização facilitou a expansão dos negócios e exigiu uma resposta tecnológica para acelerar a comunicação e facilitar as relações e negociações.

Quer saber quais os benefícios trazidos pela tecnologia para facilitar a gestão? Confira 4 destaques neste artigo!

1. Permite a abertura de novos mercados

Já imaginou importar ou exportar sem contar com a ajuda da tecnologia? Isso envolvia ter que viajar a outro país para ver o produto, conversar com o fornecedor, verificar as especificações técnicas etc.

Esse processo, além de oneroso, certamente era muito demorado.

Com a ajuda de um sistema de gestão, você pode facilmente acessar o catálogo de vários fornecedores internacionais, verificar especificações técnicas dos produtos, realizar reuniões e negociar, mesmo estando do outro lado do mundo.

E o processo é totalmente seguro, desde a comunicação até as formas de pagamento com a utilização de instituições financeiras com alto nível de credibilidade e protocolos.

2. Integra processos para melhorar os resultados

O mercado exige respostas ágeis e, quanto mais integrada estiver a empresa, mais rápida a comunicação, o que melhora o poder de tomada de decisão e a resposta ao mercado.

A tecnologia permite que as empresas possuam um banco de dados centralizado e que as informações estejam disponíveis na nuvem.

Agora não é mais preciso ficar ligando para o setor financeiro para saber se determinada transação foi efetivada ou para o setor de vendas para saber se vai ser necessário ajustar a logística para atender um pedido extra do fornecedor.

Basta acessar o sistema de gestão, conferir os dados e agir.

Essa integração dos processos certamente facilita a vida do gestor, que consegue melhorar o seu planejamento, direcionar de forma eficaz as equipes e melhorar os resultados.

3. Otimiza controle, interação, produtividade e qualidade

A gestão empresarial aliada à tecnologia facilita o mapeamento, a organização e a melhoria dos processos, facilitando o controle.

Com as ferramentas certas, é possível criar facilmente uma árvore de processos, o que facilita a identificação de gargalos e atividades que não agregam valor, que podem ser excluídas ou melhoradas.

Grupos de trabalho podem ser criados para analisar as informações.

A interação de diferentes áreas e pontos de vista certamente contribuirá para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, aumentando a interação entre os setores e gerando produtividade.

4. Reduz de custos com a melhoria da gestão empresarial

Embora, em alguns casos, exista um investimento considerável, o retorno é rápido e garantido.

Todas as áreas da empresa são beneficiadas: comercial, marketing, finanças, logística, operacional etc.

A tecnologia permite automatizar tarefas, reduzindo o custo de mão de obra em atividades rotineiras e direcionando os colaboradores para ações que realmente agreguem valor para a empresa.

Um simples exemplo é adotar um software de análise de crédito inteligente e deixar de fazer os processos por meio de relatórios manuais ou preenchendo diversas planilhas eletrônicas.

Como você provavelmente já sabe, os custos gerados por erros operacionais também são representativos.

Quanto mais tecnológico for o ambiente, porém, menor será a taxa de erro e de desperdício, gerando redução de custos.

A tecnologia e a gestão empresarial andam de mãos dadas.

Se você quer abrir novos mercados, melhorar a integração entre as áreas, otimizar o controle e os processos, aumentar a produtividade e reduzir gastos, comece agora a usar um sistema de gestão tecnológico!

Gostou de saber mais sobre tecnologia e gestão empresarial? Quer ficar sempre bem informado sobre outros assuntos da área?

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

DEPS Tecnologia


Consultoria gratuita sobre análise de crédito