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4 fatores fundamentais para a gestão de vendas eficiente

Ter uma gestão de vendas eficiente é uma necessidade de todas as empresas. Apesar de não ser uma tarefa simples, existem práticas que podem tornar essa missão menos complicada.

Quer ajudar a sua equipe a crescer e aumentar seus resultados com rapidez? Confira agora 4 fatores que irão te ajudar a superar o desafio de aumentar os números da sua empresa:

Alinhamento de Marketing e Vendas

Para que uma empresa alcance resultados de impacto, é imprescindível alinhar o trabalho das equipes de Marketing e Vendas. Esses times precisam trabalhar em conjunto para captar e trabalhar os contatos da empresa desde o primeiro momento, oferecendo aos clientes uma experiência de compra agradável e condizente com suas necessidades.

O setor de Vendas tem contato direto com os clientes, percebendo suas dores e necessidades.

Por meio desses dados, a equipe de Marketing pode desenvolver ações mais assertivas para captar e fidelizar clientes, facilitando o trabalho do time comercial. Por isso, ter essas equipes trabalhando em sinergia certamente trará resultados positivos para a empresa!

Segmentação da equipe

Quando todos os profissionais desenvolvem todas as atividade em uma equipe de vendas, essa equipe não conta com especialistas em nenhum assunto. Os colaboradores possuem um conhecimento geral, mas, por não se destacarem em nenhuma atividade específica, não podem oferecer um diferencial competitivo ao serviço ou ao cliente.

O ideal nesse caso é que o time comercial seja segmentado de acordo com as habilidades de cada funcionário. A forma mas simples de colocar isso em prática é tendo um time responsável por cada produto ou segmento de produtos.

Dentro dessas equipes, uma pessoa deve ser designada para qualificar os contatos, outras para atendimento e vendas, outra para oferecer suporte aos clientes e outra para realizar as análises e liberação de crédito, por exemplo. O número de profissionais em cada função irá variar de acordo com a demanda de cada equipe.

Trabalhando dessa maneira, cada profissional de vendas será um especialista na função que exerce. Assim, sua empresa contará sempre com um time de vendas campeão!

Nutrição de leads

A nutrição de leads não é apenas uma forma de manter o contato e o relacionamento com os clientes, mas também – e principalmente – de fazer com que o lead avance na sua jornada de compra. Mas atenção: essa não é uma missão somente para a equipe de Marketing!

A equipe de vendas, além de colaborar com informações, também pode enviar conteúdos aos clientes para ajudar na nutrição.

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É fundamental, portanto, que as duas equipes trabalhem em parceria, estando a Vendas em contato direto com o cliente e  o Marketing no planejamento e produção do que será enviado.

Análise de crédito

Esse é um fator considerado divisor de águas na gestão de vendas. Segundo dados do Serasa Experian, a inadimplência é um problema que atinge 20% dos brasileiros. Por isso, é fundamental estar atento ao crédito do cliente antes de fechar vendas. Isso evita problemas com maus pagadores, garantindo os lucros e o alto faturamento da sua empresa.

Atualmente, existem softwares especializados na análise de crédito que auxiliam as equipe de vendas nesse processo. Além de trazer mais segurança para a empresa, contar com uma análise automatizada aumenta as chances de realizar vendas bem sucedidas de forma objetiva, rápida e rentável.

Agora que você já sabe como tornar a gestão de vendas eficiente, confira 5 práticas de uma análise de crédito assertiva para não errar na hora de avaliar seus clientes.

 

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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