Análise de crédito: como falar sobre o assunto com equipe de vendas

Sabemos o quão determinante são as equipes de vendas na hora de aumentar volume de negociações de uma empresa. Mas, em se tratando da qualidade dessas negociações, será que essas equipes podem contribuir positivamente? Certamente que sim. Mas isso dependerá de como a sua empresa treina seus vendedores.

Orientar e treinar melhor o setor de vendas, significa torná-lo mais criterioso e preparado para conciliar os interesses da sua empresa com os do cliente e, assim, realizar vendas mais vantajosas e seguras.

Nesse ponto, a análise de crédito, por exemplo, deve ser uma medida bastante difundida entre as equipes, de modo a permitir que elas consigam, desde a fase de negociação, identificar possíveis riscos no fechamento do contrato, evitando a temida inadimplência.

No post de hoje, mostraremos a você como ressaltar a importância da análise de crédito com a sua equipe de vendas, demonstrando as vantagens que essa ferramenta pode trazer a partir da fase inicial de uma venda com o potencial cliente. Continue lendo e confira!

Reforce a importância da análise de crédito para a redução da inadimplência

É essencial que você mostre às equipes como a utilização da análise de crédito, desde a fase de negociação, pode ser um filtro importante para o fechamento de bons negócios.

Equipes de vendas bem treinadas e aptas a colocar a análise de crédito em prática, conseguem realizar transações mais promissoras e com índices mais altos de retornos para a empresa, ao eliminar grande parte dos riscos envolvidos na concessão do crédito.

Além disso, também é importante que você ressalte que essa medida — além de reduzir os riscos dos contratos — pode reduzir a quantidade de trabalho no futuro. Por exemplo, se evita a necessidade de ações emergenciais de cobrança e recuperação de crédito.

Pontue sobre como a análise é essencial para identificação dos bons clientes

Outro fator que deve ser esclarecido ao setor de vendas é a posição estratégica da análise de crédito na identificação dos potenciais bons clientes. O fato é que todo o processo de análise é feito com base em dados práticos e reais da empresa-cliente, e isso permite a formulação mais detalhada do perfil.

A partir daí é possível conhecer o potencial financeiro dela, como é a sua relação/reputação no mercado, seu histórico e outras informações úteis para garantir uma maior segurança dos contratos que possam vir a se concretizar.

Essa etapa é crucial para tornar a concessão de crédito muito mais segura, além de permitir criar uma carteira de clientes mais robusta, com clientes éticos, responsáveis e preocupados em contribuir com o sucesso da sua empresa. Então, pontue esses aspectos para que a sua equipe de vendas esteja sempre atenta.

Esclareça como a análise de crédito melhora a retenção de clientes

ciclo de vendas é um processo estratégico. Por isso, é essencial sempre conciliar os desejos e expectativas da empresa-cliente com as possibilidades ofertadas pela sua empresa. É esse binômio que permitirá a realização de bons negócios.

Nesse sentido, a análise de crédito também traz um grande reforço. As equipes de vendas, a partir da análise e identificação do perfil do cliente, podem encontrar a melhor maneira de negociar, oferecendo condições que sejam compatíveis com a capacidade financeira do cliente.

Assim, se seus vendedores se preocupam em atender bem o cliente — mas sem abrir mão da cautela —, este passa a sentir-se valorizado por sua empresa e tende a se fidelizar. Talvez, nem sempre seja possível satisfazer o cliente nas condições que ele solicita, mas é possível fazer algo para que se chegue o mais próximo disso, conciliando os interesses de ambas as partes.

Por fim, como se percebe, a análise de crédito é uma ferramenta altamente estratégica desde a fase de negociações com o potencial cliente, servindo de base para transações mais seguras e vantajosas. Por isso, é fundamental que você deixe isso claro para as equipes de vendas, demonstrando, a partir dos pontos citados, como o trabalho da empresa pode ser beneficiado.

Gostou do post e acredita que essas informações podem servir a mais pessoas? Então, o que acha de compartilhá-lo nas suas redes sociais? Espalhe conhecimento!

Equipe Deps Tecnologia.

eBook: VENDENDO MAIS COM A GESTÃO DE CRÉDITO


Consultoria gratuita sobre análise de crédito