Análise de crédito não otimizada: quais são os seus perigos?

Um bom fluxo de vendas e a segurança financeira de uma empresa certamente dependem de uma análise de crédito consistente.

A etapa de avaliação do potencial financeiro do cliente é o que torna a negociação mais transparente e permite um melhor delineamento do perfil dele, personalizando as negociações e garantindo uma transação que não só satisfaça, mas também proteja os interesses da empresa que vende e da que compra.

Por outro lado, uma análise não otimizada e que omite etapas elementares do processo pode trazer uma série de perigos para as finanças do negócio. Pensando nisso, para que você não seja pego de surpresa, preparamos este post mostrando os principais riscos de uma análise de crédito ineficiente. Acompanhe!

Comprometimento dos resultados financeiros

No mercado atual, os riscos são inerentes às atividades comerciais — e quanto a isso não há muito o que se fazer. Porém, é possível que a sua empresa consiga lidar com essa realidade, atuando de maneira planejada, calculando os riscos e evitando surpresas. Nesse ponto, a análise de crédito é essencial — desde que ela esteja bem estruturada.

Negligenciar a importância da análise de crédito, realizando-a de maneira pouco cuidadosa, por exemplo, pode comprometer diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Isso porque uma avaliação frágil, apoiada em critérios insuficientes ou inadequados, pode desorganizar o caixa da empresa ao dar margem para inadimplências, atrasos nos recebimentos e dificuldades em fechar as vendas.

Falta de alinhamento do plano de vendas

setor comercial e o setor financeiro devem atuar de maneira alinhada, de modo que os riscos assumidos por um sejam compensados pelo outro. De um lado, o negócio precisa vender e faturar; do outro, é preciso ter cautela para que as vendas sejam revertidas em capital, com todos os clientes pagando em dia.

Nesse contexto, uma análise de crédito deficiente — rígida ou flexível demais — pode desajustar o plano de vendas da empresa ao criar obstáculos desnecessários nas negociações, ou ao assumir riscos exagerados a partir do momento que o perfil do cliente não é traçado de maneira segura.

Trabalhar com as informações corretas durante a fase de avaliação do cliente é a base para o sucesso do plano de vendas, já que, assim, será possível encurtar o tempo de respostas nas avaliações. Sem falar que essa prática aumenta a qualidade das negociações, permitindo transações mais compatíveis com o perfil de quem a solicita.

Perda de oportunidades

Outro grave perigo de uma análise de crédito não otimizada é a frequente perda de oportunidades de bons negócios. Isso acontece tanto em razão da lentidão em processar e liberar os pedidos, quanto devido à ocorrência de erros nas avaliações, ou mesmo pela ineficiência em avaliar o potencial e o perfil financeiro do cliente.

Em um mercado tão intransigente, perder oportunidades de fechar bons negócios e firmar boas parcerias não condiz com o perfil de uma empresa de sucesso. O ideal mesmo é tornar as suas vendas mais estratégicas, criando mecanismos para conhecer melhor o cliente e, assim, conseguir disponibilizar outras alternativas para fechar a venda — como estabelecer um limite de crédito.

Insatisfação do cliente

A insatisfação do cliente também pode se tornar um efeito negativo da formulação de uma análise de crédito não otimizada. Como já citado, a utilização de critérios rasos, a lentidão no processamento dos pedidos e a ocorrência de erros são eventos mais comuns quando a análise não está bem estruturada.

Todos esses pontos são determinantes para a satisfação do cliente. Afinal, quem solicita uma compra junto a uma empresa espera ser prontamente atendido e não quer ter problemas como atrasos no fornecimento.

Como foi possível perceber, a análise de crédito é uma etapa primordial não só para a segurança das finanças do seu negócio, mas também para a garantia da fluidez nas vendas e da satisfação dos seus clientes. Por isso, investir em uma ferramenta que otimize esse processo é, sem dúvida, um diferencial valioso no mercado e que ajudará sua empresa a se esquivar dos riscos citados, faturando mais.

Então, gostou deste post? Quer saber como desenvolver uma análise de crédito otimizada e que agregue valor aos negócios da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Equipe DEPS Tecnologia

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