Como aumentar a produtividade da empresa por meio da análise de crédito

A análise de crédito é uma tarefa indispensável para o sucesso de uma empresa.

Ela diminui os riscos de problemas como a inadimplência, incrementa a segurança do negócio como um todo e contribui para aumentar a produtividade da empresa.

Para muitas empresas, porém, isso pode significar um processo demorado e que consome recursos.

O aumento da produtividade por meio de uma análise mais adequada, por sua vez, é algo possível por meio da automação da tarefa.

Veja a seguir como elevar os níveis produtivos por meio de uma análise de crédito automatizada:

Tempo de resposta reduzido

Uma análise de crédito leva em consideração diversos fatores que indicam o risco de ofertar crédito. Entre os mais importantes, estão:

  • Situação atual;
  • Histórico de pagamento;
  • Capacidade financeira.

Quando isso é feito manualmente, a análise se torna subjetiva e o tempo de resposta para solicitação de crédito pode demorar bastante.

Dependendo das condições de quem solicita crédito e do volume de pedidos, dar conta de tudo isso gasta um tempo considerável que prejudica a produtividade da equipe.

Com a automação da análise de crédito, por outro lado, o tempo de resposta cai consideravelmente. Basta definir parâmetros específicos para a análise de dados e, a partir daí, o resultado é obtido com eficiência e precisão.

Menos custos com análise manual

A produtividade de uma empresa está diretamente relacionada às finanças do negócio: quanto mais produtivo ele é, menos custos tem.

Com a automação da análise de crédito, portanto, há uma diminuição de custos em relação à análise manual.

Em primeiro lugar, essa diminuição acontece porque há menor necessidade de expandir o número de pessoas trabalhando na análise de crédito.

Além disso, quanto menos tempo a empresa gasta para dar resposta à solicitação, mais cedo o cliente pode consumir, gerando recursos para o negócio.

Isso diminui, consequentemente, o custo envolvido para fazer com que o cliente comece a investir na sua empresa.

Crédito é liberado com mais segurança

Conceder crédito para os clientes é algo que precisa ser feito com muita segurança.

Afinal, um deslize pode significar o aumento da inadimplência e a complicação das finanças do negócio.

Com a análise de crédito manual, a empresa fica mais sujeito a erros devido a considerações incorretas sobre os fatores-chave, por exemplo.

Com a análise automatizada, por sua vez, essa possibilidade diminui consideravelmente.

Além de menos riscos, um número menor de erros significa menor necessidade de retrabalhos e reavaliações, o que garante maior produtividade.

Mais capacidade de concessão para a empresa

A verdade é que a automação da análise de crédito gera um ciclo de produtividade do negócio: quanto mais solicitações são analisadas por esse meio, maior é a capacidade de análise do negócio.

Ao definir parâmetros de decisão automática, por exemplo, a empresa abre espaço para que novas análises mais complexas aconteçam.

Além disso, como diminui a subjetividade envolvida na decisão, o processo fica mais simples, colaborando para que mais crédito seja analisado.

Como você viu, a automação da análise de crédito ajuda a diminuir o tempo de resposta, os custos envolvidos e também os riscos de erros.

Como resultado, essa abordagem permite que a empresa analise cada vez mais crédito dentro do mesmo tempo — o que é justamente o conceito de produtividade.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da empresa, que tal ficar por dentro de outras dicas para melhorar sua gestão de crédito?

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Equipe DEPS Tecnologia

Consultoria grátis sobre análise de crédito