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Como a inadimplência impacta os resultados de uma empresa?

Como a inadimplência impacta os resultados de uma empresa? Uma empresa de sucesso precisa estar sempre preparada para algum imprevisto. Apesar dessa palavra já demonstrar o quanto a situação foge do controle, é importante que as empresas fiquem atentas a todo e qualquer problema que possa aparecer — e isso também inclui ficar de olho na saúde financeira do cliente.

Saber se seu cliente é um bom pagador não é uma questão de invasão de privacidade, como pode parecer em um primeiro momento, mas sim uma medida preventiva. Confira, neste artigo, como a inadimplência pode afetar os resultados de uma empresa.

Vamos lá?

Comprometendo o fluxo financeiro

Esse é o primeiro impacto que a inadimplência causa em uma empresa. O raciocínio é bem simples: se não tem dinheiro entrando, então não será possível pagar as contas em dia. Mas existe uma maneira de não ficar tão à mercê do cliente.

Ao fazer o planejamento financeiro para os próximos meses, é fundamental considerar o grau de inadimplência do negócio. Para que a análise seja mais segura, o ponto de partida dessa tarefa deve ser o desempenho obtido em um período retroativo de seis meses.

A fórmula é a seguinte: o total de vendas não quitadas deverá ser dividido pelo total de negócios realizados naquele período. O resultado dessa equação, por sua vez, deve ser multiplicado por 100. Dessa maneira, a empresa descobre seu grau de inadimplência e tem subsídios para otimizar a gestão de cobranças, evitando dores de cabeça no futuro.

Prejudicando a fidelização do cliente

A economia gera um efeito dominó no mercado: se o poder de compra dos consumidores cai, em pouco tempo a quantidade de empresas inadimplentes aumentará. Agora, imagine só quantos negócios seu cliente perdeu em decorrência disso?

Mostre ao seu cliente que você é um parceiro dele e quer ajudá-lo nesse momento crítico. Para isso, invista em mais facilidades, como um desconto para quem quitar um débito à vista ou melhores condições de pagamento nas negociações. Outra dica é conceder descontos para aqueles que anteciparem o pagamento. Dessa forma, a sua empresa fará mais negócios e cairá nas graças do cliente.

Impedindo a obtenção de lucro

Uma empresa não vive somente para pagar suas contas. Para que ela cresça, é imprescindível que sobre algum dinheiro no fim do mês. E se o cliente não paga, esse progresso corre o risco de ficar comprometido.

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A melhor alternativa para evitar essa situação é fazendo uma análise de crédito antes de concluir a venda. Se uma empresa já está com títulos protestados na praça, quais são as reais probabilidades dela manter o compromisso financeiro com seu negócio? Quando se trata de controle financeiro, todo cuidado é muito bem-vindo.

Pensar na inadimplência do cliente é uma questão de necessidade. Como você viu nesse artigo, é importante manter uma parceria sólida com o cliente em todos os momentos, sejam eles de necessidade ou de bonança.

O vínculo criado através desse mútuo entendimento determinará se os resultados de uma empresa serão positivos ou negativos. Portanto, cabe a cada organização fazer com que tudo caminhe na melhor direção.

Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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