Crédito como parte da solução, e não do problema

O ano de 2014 anunciou e os anos 2015/2016 confirmaram, o comportamento de nossos clientes vem mudando radicalmente…

O que esperar de 2017?

Estas mudanças de comportamento estão ligadas a atual situação econômica do Brasil, um efeito desta situação é a retração das vendas, que para piorar, tem em seu caminho o crescimento da inadimplência (estável a muito tempo em diversos seguimentos).

Esta situação mostra uma força impressionante, pois, precisamos ser cada vez mais cuidadosos em nossas análises (RISCO) e ao mesmo tempo não podemos perder vendas. A concorrência por vendas está cada vez mais acirrada e a análise de crédito não pode ser reativa, ou seja, atuar como uma barreira para as vendas.

Esta criada uma complexa equação que os profissionais de crédito precisam ajudar a resolver, como você responde às questões abaixo?

1. Quanto de vendas estamos perdendo por motivo de recusa de crédito?

2. Qual a periodicidade da renovação do crédito aos clientes?

3. Qual % de inadimplência nossa empresa pode suportar e qual seria o impacto positivo em vendas?

4. O que é inadimplência? E qual a sua origem? (Que tipo de clientes a geram)?

5. Que tipo de clientes tenho em minha carteira?

6. Quantos clientes inativos tenho na minha carteira e poderiam ter crédito?

7. O que é um cliente inativo?

8. Que ações tenho tomado para apontar clientes inativos como oportunidades para a área comercial?

Estas são apenas questões básicas nesta jornada de transformação dos profissionais da área de crédito.

O que você tem feito?

Até a próxima.
Cristoffer Medeiros
CEO DEPS TEC.

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