Financeiro e comercial: desafios de integração para a gestão de crédito

Os departamentos financeiro e comercial, apesar de executarem funções diferentes em uma empresa, devem estar sempre ligados e trabalhando de uma forma integrada.

As vantagens dessa integração são várias, no entanto, muitos gestores ainda encontram verdadeiros desafios, principalmente no que se refere à gestão de crédito, ao tentarem implementar esses processos interligados.

Nosso objetivo com este artigo é mostrar a importância da integração entre os departamentos financeiro e comercial, bem como ajudar você a vencer os principais desafios da gestão de crédito que decorrem desse processo. Confira!

A importância da integração entre os departamentos financeiro e comercial

A integração dos departamentos financeiro e comercial surge com o objetivo de facilitar o processo de concessão de crédito aos clientes de uma empresa. Trabalhando de forma uniforme, esses setores têm mais agilidade nos procedimentos e maior segurança ao liberar o crédito para algum cliente.

Com o crescimento da inadimplência, essa união se tornou um fator determinante para o sucesso nos negócios. A junção dos departamentos é eficiente ao combater esse problema, sobretudo por conta das estratégias de gestão de risco que são utilizadas para conceder créditos aos clientes.

Os 4 desafios da gestão de crédito

Neste tópico, preparamos uma lista com os 4 grandes desafios que surgem quando uma empresa busca implementar metodologias de integração entre os departamentos financeiro comercial. Confira:

1. Diferentes ideais entre os colaboradores

Naturalmente, os colaboradores dos departamentos comercial e financeiro têm perfis e ideias muito diferentes. Aqueles que atuam no primeiro setor são mais propensos a correr riscos quando o assunto é fechar uma venda. Os que atuam no outro, serão mais conservadores e não suportariam a possibilidade de perder dinheiro.

Portanto, o primeiro desafio encontrado pela gestão de créditos é alcançar um equilíbrio entre os dois departamentos — de modo que as vendas não se percam e os riscos sejam moderados.

2. Conflitos entre financeiro e comercial

É importante que não existam conflitos entre os departamentos financeiro e comercial. O ideal é que todos trabalhem em busca de melhores resultados para a empresa.

Todos estão em uma mesma direção. Dessa forma, é importante que o departamento comercial bata as metas de vendas, mas não se esqueça de auxiliar com o controle da inadimplência — realizada pelo departamento financeiro.

3. Agilidade no tempo de resposta do crédito

Outro assunto que surge na gestão de crédito é o tempo de resposta existente na análise e aprovação de crédito para os clientes. Sendo assim, é fundamental estabelecer procedimentos padrões na análise de crédito para que o cadastro de um potencial cliente seja realizado o mais rápido possível.

4. Integração com ferramentas tecnológicas

Um dos tópicos mais interessantes na integração dos departamentos financeiro e comercial é a utilização de ferramentas tecnológicas nesses setores. Não há como otimizar um processo de gestão de crédito sem contar com o auxílio de softwares e funcionalidades inteligentes.

Com essas ferramentas é possível obter retornos mais rápidos e precisos — além de facilitar a busca dados e informações que podem ser disponibilizados em uma base compartilhada. Sem dúvidas, é extremamente válido buscar um parceiro com expertise nesse assunto.

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Equipe Deps Tecnologia.

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