Inadimplência: tenha uma régua de cobrança automatizada

A inadimplência é um dos maiores problemas enfrentados pela gestão financeira de uma empresa que trabalha com pagamentos recorrentes.

Nesse contexto, uma das formas de amenizar o número de clientes em atraso é criando uma régua de cobrança automatizada.

A régua de cobrança é um sistema que envia lembretes de vencimentos de faturas aos seus clientes, e seu objetivo é evitar ou diminuir a inadimplência.

A seguir, mostraremos os principais benefícios de possuir uma régua de cobranças automatizada para controlar os pagamentos do seu negócio:

Verificar os reincidentes de forma rápida

Uma das formas de diminuir a recorrência da inadimplência é evitar vender para clientes com histórico de atrasos.

Com esse sistema, é possível verificar quais clientes atrasaram pagamentos no passado.

De posse dessa informação, você tem a opção de não vender para ele ou criar uma regra de análise de crédito mais criteriosa.

Esse é o principal benefício da implantação de uma régua de cobranças automatizada.

Com ela, é possível diminuir a recorrência da inadimplência dos clientes e, consequentemente, auxiliar a gestão financeira do seu negócio.

Diminuir o número de processos manuais

Com uma régua de cobrança automatizada, também é possível enviar diversos lembretes de pagamento de forma programada, sem precisar dispor de um ou mais colaboradores para desempenhar essa função.

Você pode programar o sistema para enviar mensagens automáticas alguns dias antes do vencimento, lembrando ao cliente que a fatura está para vencer.

Uma dica é enviar o lembrete de vencimento 5 dias antes da data prevista para pagamento, no dia anterior e no dia em que deverá ocorrer a quitação

Além disso, é possível avisar ao cliente devedor que a fatura encontra-se vencida e possibilitar que ele entre em contato com a empresa para a emissão de uma nova.

Reduzir os custos com processos voltados à inadimplência

Além de diminuir a recorrência da inadimplência, a adoção de um sistema de régua de cobranças automatizada contribui para a redução de custos operacionais.

O sistema executa o trabalho de várias pessoas de forma otimizada, precisa e rápida. Portanto, o custo com pessoal pode ser consideravelmente reduzido. Ótimo, não é?

Otimizar o tempo com a cobrança automatizada

O tempo gasto com elaboração dos lembretes da régua de cobrança, seja para cobrar clientes inadimplentes ou lembrá-lo de um pagamento que deverá ser feito em breve, poderá ser utilizado para execução de outras tarefas importantes dentro da empresa.

Um exemplo é a criação de estratégias mais eficazes de cobranças para redução da inadimplência.

Acabar com erros e esquecimentos

Em departamentos de cobranças, é muito comum ocorrerem erros ou esquecimentos quando são pessoas que lidam com todos os processos operacionais.

Cobrar uma dívida que não existe, por exemplo, pode causar desconfortos e até problemas judiciais, fazendo com que sua empresa perca um cliente.

Por outro lado, é comum encontrar débitos que não foram cobrados em tempo, seja por displicência do colaborador ou por falta de um sistema automatizado.

Por meio de uma régua de cobrança automatizada, é possível otimizar esses processos para evitar inadimplência e erros recorrentes, aumentando a credibilidade do seu negócio junto aos clientes e dinamizando o trabalho da sua equipe.

Gostou de conhecer as vantagens de implantar uma régua de cobrança automatizada para diminuir a inadimplência na sua empresa?

Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à gestão de negócios? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossos conteúdos!

DEPS Tecnologia


Baixe este Infográfico e descubra como
reduzir 
a inadimplência na sua empresa!

Como reduzir a inadimplência em quatro passos