Indicadores Balanceados de Desempenho: por que adotar no meu negócio?

Milhares de empresas em todo o mundo utilizam Indicadores Balanceados de Desempenho (Balanced Scorecard) para verificar o sucesso do que foi planejado e definir quais ajustes são necessários, melhorando o processo de tomada de decisões de negócios.

Nesse artigo, vamos mostrar em que consiste essa ferramenta e quais as vantagens de sua aplicação. Boa leitura!

O que são os Indicadores Balanceados de Desempenho?

O Balanced Scorecard é uma estrutura de gerenciamento que permite às organizações identificar, rastrear e mensurar sua performance. Como toda boa solução, os Indicadores Balanceados de Desempenho são conceitualmente simples.

Há 4 perspectivas gerais (financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento) que abrangem as principais áreas do foco estratégico de uma empresa. A partir delas, deve-se definir quais são os objetivos estratégicos e as ações práticas necessárias para cumpri-los:

  • perspectiva financeira abrange as metas financeiras de um negócio e permite aos gestores acompanhar o sucesso e a rentabilidade da empresa;
  • perspectiva do cliente cobre elementos relacionados ao público alvo, tais como satisfação do cliente, atendimento, qualidade do produto e/ou serviço etc.;
  • perspectiva dos processos internos refere-se às metas operacionais internas e delineia os principais processos necessários para atingir os objetivos do cliente;
  • perspectiva de aprendizagem e crescimento engloba os promotores intangíveis do sucesso futuro, como, por exemplo, capital humano, cultura organizacional, fluxo de informações, competências, formação, lideranças, sistemas de gerenciamento e bases de dados.

Confira, a seguir, os principais benefícios da implantação dos Indicadores Balanceados de Desempenho em sua empresa.

Feedbacks sólidos

Há evidências claras de que feedbacks sólidos ajudam a melhorar a performance em todos os níveis e unidades organizacionais. Quando colaboradores e equipes de toda a empresa sabem o que estão fazendo — e quais aspectos devem ser aperfeiçoados —, é possível um aumento rápido na produtividade e na qualidade das tarefas realizadas.

Implementação da estratégia

Os Indicadores Balanceados de Desempenho contribuem para traduzir sua estratégia em termos concretos e acompanhar sua implementação. Embora também reflitam questões operacionais, eles são desenvolvidos de modo a direcionar especificamente a atenção para a estratégia e para as ações futuras.

Garantia de realizar ações relevantes para melhorar a performance

Um conjunto de ações implementadas sem o apoio de um modelo de desempenho bem pensado ou, pior ainda, com um modelo imposto “de fora”, raramente trazem novo foco ou dirigem ações desejadas.

Os Indicadores Balanceados de Desempenho são essencialmente eficazes, justamente por que são consciente e propositadamente construídos. Em seu desenvolvimento, sua empresa se beneficia de uma estrutura lógica que ajuda a todos a conhecerem o que deve ser mensurado e rastreado para garantir melhorias de performance.

Equilíbrio estratégico

A boa execução de tarefas rotineiras é absolutamente crucial, mas também é importante implementar iniciativas estratégicas de longo prazo que preparem a empresa para o amanhã.

O design apropriado dos Indicadores Balanceados de Desempenho mantém o equilíbrio entre as ações diárias e os fatores estratégicos, convergindo-os em fluxos de trabalho eficientes e dinâmicos.

Gostou do nosso artigo? Então assine agora a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos relevantes e novidades úteis para o seu negócio!

DEPS Tecnologia


Baixe este Infográfico e descubra como
reduzir 
a inadimplência na sua empresa!

Como reduzir a inadimplência em quatro passos