Por que ter flexibilidade nas requisições de crédito?

A concorrência no mercado nacional corre a galope, e todo empreendedor precisa se modernizar para garantir seu lugar ao sol. Para isso, a automação nas requisições de crédito precisa ser vista como recurso essencial.

O processo de análise e concessão de crédito tem papel de destaque no sucesso de uma empresa, pois impacta diretamente a aquisição de novos clientes.

Neste artigo, vamos explicar por que é preciso buscar a flexibilidade nas requisições de crédito e como a automação beneficia a empresa nesse aspecto. Boa leitura!

Os elementos da concessão de crédito

A concessão de crédito facilita o acesso a bens e serviços ao cliente. Basicamente, ela é uma forma de financiar as atividades dele. Todo o processo de concessão é composto pelos seguintes elementos:

  • padrões de crédito: são as exigências mínimas para que o cliente consiga o crédito;
  • prazo: período para o pagamento das compras;
  • descontos: abatimento do preço quando a compra é feita à vista ou em pagamento de curto prazo;
  • política de cobrança: critérios e procedimentos adotados pela empresa para receber os valores concedidos.

Com essa informação em mãos, você será capaz de visualizar como a tecnologia atua no processo.

A automação nas requisições de crédito

A automação consiste na implementação de um software criado especialmente para trabalhar com a gestão de crédito. O programa disponibiliza layouts predeterminados e prontos para serem utilizados. Entre as suas funcionalidades estão:

  • integração de diferentes sistemas, armazenando e interpretando seus dados automaticamente;
  • medição da eficiência da cobrança;
  • customização de regras para o setor;
  • organização automática em planilhas de novos clientes, como também dos ativos e inativos;
  • criação de rotinas de trabalho com máxima eficiência.

Como cada empresa atua sob diferentes condições, um bom aplicativo precisa garantir uma análise de crédito personalizada, alinhando suas funcionalidades às estratégias e cultura de sua organização.

A mecanização do gerenciamento eficiente de riscos

risco de crédito trata da probabilidade de haver perdas financeiras pela falta de pagamento do cliente. Para minimizá-lo, é preciso contar com instrumentos para aumentar a flexibilidade na concessão de crédito. A tecnologia é uma solução extremamente eficiente para esse problema, e traz o benefício de aumentar as garantias de pagamento. Entre suas vantagens estão:

  • gerar relatórios de fácil compreensão automaticamente;
  • automatizar e otimizra o processo de cobrança;
  • reduzir os custos das operações;
  • eliminar falhas humanas no processo, como erro de cálculo, perda de documento ou atrasos.

A flexibilidade nos processos de concessão

A flexibilidade nos processos exige cuidado, pois a abertura de crédito também implica aumento do risco de inadimplência. Durante a análise de crédito, são inúmeros os dados dos clientes que devem ser analisados e, conforme a empresa cresce no mercado, estudar todas as informações manualmente se torna inviável.

A tecnologia, então, traz a solução necessária, pois o sistema de gestão de crédito explora, organiza e analisa as requisições de crédito, seus limites, prazos e outros elementos, fazendo tudo de forma ágil — sem provocar gargalos no processo —, aliviando o estresse de seus colaboradores e eliminando erros.

A necessidade de ter um software que traga flexibilização

A falta de flexibilização pode gerar perda de espaço no mercado. Trata-se de um componente imprescindível para o sucesso comercial em qualquer ramo. Um programa que não contempla esse recurso é incapaz de ajudar a aumentar o faturamento ou permitir expansão de mercado.

Somente com a automação nas requisições de crédito sua companhia vai reduzir seus custos, minimizar os riscos e, simultaneamente, garantir agilidade e flexibilidade nesse processo.

Entre em contato conosco e conheça um sistema de gestão de crédito dotado de todas as qualidades necessárias para expandir seu negócio.