Qual é a política de crédito certa para sua empresa?

Implementar uma política de crédito eficiente é o desejo de toda e qualquer empresa, especialmente as que trabalham com base no B2B. Afinal, nesse modelo empresarial o volume de transações diárias pode ser bastante grande e com valores mais elevados, o que implica maiores riscos.

Nesse contexto, muitos diretores financeiros e líderes empresariais se questionam sobre qual a política de crédito e cobrança ideal e quais aspectos considerar para garantir confiabilidade e, ao mesmo tempo, rentabilidade.

Pensando em ajudar, no post de hoje mostraremos que a política de crédito e cobrança certa para sua empresa é aquela desenvolvida a partir das características próprias e da cultura do seu negócio. Continue a leitura e entenda porquê!

Vantagens de uma política de crédito ajustada à empresa

Diferencial competitivo

Empresas que trabalham com uma política de crédito mais coesa e eficiente tendem a realizar vendas com muito mais agilidade. Isso porque a empresa-cliente pode obter a resposta para a sua solicitação em um prazo mais curto e sem nenhum tipo de embaraço que possa prejudicar a negociação.

Essa característica representa um grande diferencial competitivo, visto que a satisfação do cliente é reforçada a partir do momento que este encontra uma maior facilidade para negociar e fechar a compra. Além disso, o seu negócio deixa de perder boas vendas em razão de uma política mal elaborada e em desacordo com as necessidades específicas dos clientes.

Vendas mais qualificadas

Com uma política de crédito mais alinhada com a atuação da sua empresa fica mais fácil identificar boas oportunidades de negócio. Você pode conhecer mais a fundo como é composta a sua carteira de clientes, quem são eles e, a partir disso, estabelecer regras gerais e específicas mais eficientes para a liberação de crédito.

Isso influi direta e positivamente na qualidade das vendas, pois estas passam a ser fechadas com base em dados concretos.

Dicas para criar uma política de crédito

Uma política de crédito eficaz depende da junção de uma série de fatores. Cada um deles tem impacto no resultado final e, por isso, não devem ser negligenciados. Por exemplo, as seguintes ações podem ajudar a compor uma política de crédito acertada:

1. Estabeleça regras e condições para a concessão de crédito

O ponto de partida de uma boa política de crédito é a definição das regras que nortearão as decisões dos times de análise e cobrança. Neste ponto, é essencial que a sua empresa trabalhe com critérios personalizados e que levam em consideração itens como:

  • o perfil dos clientes;
  • o volume de vendas;
  • os prazos de pagamentos;
  • os valores finais.

O ideal é que os critérios sejam flexíveis tanto quanto possível, de forma a facilitar e aumentar as vendas, mas sem expor a empresa a riscos como a inadimplência.

2. Controle as contas a receber

Estabelecer uma rotina de organização das contas a receber é, também, uma medida essencial para garantir o sucesso da sua política de crédito.

Isso porque, com todas as informações organizadas e acessíveis, é mais fácil acompanhar os contratos com vencimento próximo e, por exemplo, encaminhar lembretes ao cliente sobre o vencimento.

3. Agilize os processos com um software

Empresas que lidam com um alto volume de vendas e contratos têm como desafio conseguir gerir todos os contatos com os clientes, disponibilizando respostas rápidas e análises personalizadas.

Nesse contexto, a solução mais indicada é adoção de sistemas de automação de análise de crédito. Esse tipo de ferramenta tem a capacidade de estruturar e auxiliar as equipes no aprimoramento da análise de crédito, além de possibilitarem o gerenciamento de grande quantidades de informações e da comunicação com o cliente. Esses pontos otimizam a parte operacional e refletem na qualidade e segurança das concessões.

Por fim, a política de crédito certa para a sua empresa é aquela que se molda às suas demandas e ao perfil do seu público. Sem dúvida, essas características fazem toda a diferença na hora da negociação e também no nível de satisfação do cliente.

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Equipe Deps Tecnologia.

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