Saiba como vender mais utilizando a automação de crédito

Em tempos de crise, a área de crédito se torna o principal foco para a elevação das vendas. Normalmente, a piora da economia eleva a inadimplência da empresa e utilizamos a política de crédito para tentar barra os seus efeitos.

Isso exige muito da equipe, os pedidos se multiplicam e nem sempre é possível responder a todos no mesmo prazo. Além disso parte do tempo é dispendido em atender a área comercial preocupada com os pedidos bloqueados.

Se você se identificou com os pontos acima, saiba que a automação de crédito pode ajudar a sua empresa a vender mais, ter uma equipe de crédito mais eficiente e ainda manter a inadimplência controlada. Saiba mais lendo este post.

Vantagens da automação de crédito

Ao contrário do senso comum em que a automação de crédito pode trazer uma elevação na inadimplência, se a implementação for adequada e a política de crédito for evoluída ao longo do tempo, ela pode trazer diversos benefícios, entre eles se destacam;

  • Aumento da eficiência do time de crédito
  • Aumento da taxa de conversão de pedidos em vendas
  • Melhora no fluxo de caixa da empresa, resultado de uma menor inadimplência e da redução do tempo do processo entre o pedido e o faturamento.
  • Aumento do foco da área comercial na captação de pedidos.

Os benefícios não param por aí, com a automação, a área de crédito passa a se tornar de fato estratégica para o sucesso da empresa.

Vamos ver como podemos aumentar a conversão dos pedidos em vendas.

Automatize o sucesso

O grande segredo para iniciar é automatizar o sucesso!

Ou seja, mapear e identificar os pontos comuns dos pedidos analisados e liberados que não causaram inadimplência e são vistos como boas decisões pela equipe.

Feito isso, sua equipe agora, poderá dispender mais tempo para analisar os outros pedidos bloqueados.

Foque a equipe nos pedidos bloqueados

Com o foco somente nos pedidos bloqueados, a área poderá entender quais são os pontos que levam a um desbloqueio ou não de um pedido.

Esta atenção direcionada somente aos problemas, já que boa parte da análise foi automatizada, trará consigo, uma dedicação maior da equipe em conseguir informações adicionais que leve a uma boa decisão, seja ela positiva ou não para as vendas.

O efeito desse foco é a conversão maior de pedidos antes rejeitados por falta de informação.

Melhore sua política de crédito

Essa busca por informação adicional e o foco nos pedidos bloqueados, trará grandes resultados no entendimento do que deve ou não ser melhorado na política de crédito.

Tente observar as informações utilizadas, e como elas podem ser incorporadas na automação de crédito. Isso elevará o alcance da análise automatizada.

Dedique-se também a analisar os falsos positivos, aqueles pedidos que se tornaram inadimplentes após a análise automática, isso ajudará ainda mais a melhora da política.

Tenha uma relação mais próxima da área de vendas

Se aproxime da área de vendas. O esforço de automação de análise dos pedidos será visto com bons olhos pela área comercial e poderá fazer com a relação entre as áreas melhore.

Muitas vezes, essa rixa faz com que informações importantes sobre os clientes não sejam repassadas com o receio dos pedidos bloqueados. Essa aproximação poderá servir para solicitar à área comercial mais e melhores informações sobre os clientes, afinal, ela e a área que tem a relação mais próxima com os clientes.

Viu como a automação de crédito poderá ajudar no sucesso das vendas de sua empresa, o efeito é um maior foco e o efeito é a maior conversão dos pedidos em vendas, já que antes, realizando toda a analise manual um volume de pedidos era perdido por falta de boa informação.

Você já teve alguma experiência positiva com a automação de crédito, ou sofre muito para conseguir boas informações da área comercial? Conte seu relato logo abaixo nos comentários.

Equipe DEPS Tecnologia

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