Vantagens da automatização do sistema de análise de crédito

Automatizar o sistema de análise de crédito pode trazer muitas vantagens para a empresa. A concessão de crédito vem sofrendo impactos com a crise econômica. Segundo dados da FIESP, de 2015 até 2017, o crédito empresarial sofreu queda de 28,45% para 22,21%. Entre os maiores motivadores estão a inadimplência, que registrou a maior alta no período de 20 meses: 9,37% segundo o SPC Brasil e a CNDL.

Apesar de preocupantes, dados como esses não podem impedir as empresas de concederem créditos a seus clientes. Ao contrário disso, deve-se investir em formas de facilitar e tornar a análise mais segura. A automatização do sistema de análise de crédito tem sido a solução encontrada no mercado.

O que é automatização do sistema de análise de crédito?

Ao ler sobre automatização de análise de crédito, você deve ter pensado que já investe nesse tipo de solução, pois utiliza ferramentas para consultar as informações financeiras de seus clientes.

Porém, não é disso que se trata a automatização. Quem utiliza os serviços de bureau de crédito está contando com uma tecnologia de captura e distribuição de dados. Esse tipo de recurso não filtra, analisa e cruza as informações para a empresa. Essa parte fica a cargo do analista de crédito.

A automatização unifica todas as tarefas necessárias no processo e as realiza de forma inteligente. Veja quais são as vantagens de investir na solução.  

6 Vantagens da automatização do sistema de análise de crédito

1. Reduz os riscos de inadimplência

A primeira vantagem está relacionada com os dados que apresentamos no início do artigo. A inadimplência é uma das principais preocupações das empresas de crédito.

A análise manual costuma ser subjetiva, pois em uma equipe com mais de um analista, não é possível garantir que todos usarão os mesmos critérios para avaliar os riscos. Com base em avaliações pessoais, o risco de autorizar o crédito para um cliente se torna muito maior.

Esse tipo de problema não acontece quando a empresa conta com um sistema de análise de crédito. Os algoritmos do software utilizam uma série de informações, filtram, analisam e fazem o cruzamento de dados. No final, a ferramenta apresenta um resultado baseado em estatísticas.

2. Agiliza o processo

O processo manual de concessão de crédito costuma ser demorado.  É dessa forma porque o analista precisa acessar a plataforma de cada uma das financeiras contratadas, registrar os dados (em algumas empresas é feito em planilhas), cruzar as informações e avaliar.

A lentidão não favorece a empresa, pois o cliente pode fazer a solicitação no concorrente e ter a aprovação mais rápido.

O sistema de análise de crédito faz todo esse processo de maneira ágil e entrega os resultados em poucos minutos. Dessa forma, o analista pode fazer a análise de diversos clientes em um único dia.

3. Oferece segurança

A análise de crédito manual depende totalmente da avaliação pessoal de cada analista. Mesmo com uma política de crédito bem definida, identificar os riscos de uma negociação de crédito exige diversos fatores.

Muitas vezes, o profissional fica entre pecar pelo excesso de cuidado e perder um cliente ou pecar pela falta de cuidado e atrair um inadimplente.

O sistema de análise de crédito avalia as informações baseando-se em estatísticas, algoritmos e uma série de variáveis, com isso há mais segurança.

4. Produtividade

Ao eliminar os processos manuais a empresa ganha produtividade. Etapas complexas, mas necessárias, como a reanálise de crédito, exigem muito tempo do analista. Além disso, em um processo manual, é impossível fazer mais de uma análise ao mesmo tempo.

O sistema de análise de crédito pode ser configurado para fazer a reanálise do crédito depois de um determinado tempo, definido pela empresa, e analisar mais de um perfil ao mesmo tempo.

Dessa forma, o analista tem tempo para resolver questões mais críticas, como a tratativa com clientes inadimplentes.

5. Reduz os custos

Quanto mais tempo o analista tiver em seu dia, mais análises serão feitas e mais negociações serão fechadas. O profissional também usará o seu tempo para desenvolver estratégias, identificar problemas no fluxo de gestão, entre outras atividades impossíveis em processos manuais.

6. Rigidez no cumprimento de regras e políticas

É bastante comum no mercado de concessão de crédito que aprovações sejam feitas mesmo quando o cliente apresenta um perfil de risco. Isso acontece porque há intervenção humana.

Quando um cliente está sendo avaliado e há dúvida sobre aprovar ou não o crédito, o analista leva a questão ao gerente que aprova para não perder a negociação.

Outra situação comum é quando o departamento comercial pressiona o analista para aprovar o crédito. O profissional acaba aceitando para que o vendedor não perca a venda.

Com o sistema de análise de crédito não há esse risco, pois o software avalia e informa se a solicitação foi aprovada e qual o limite para a negociação, usando como base as políticas de crédito da empresa. Tudo fica registrado para as auditorias da empresa.

Ficou impressionado com tudo que um sistema de análise de crédito pode oferecer? Essas são apenas as principais vantagens, mas a sua empresa tem muito a ganhar com esse software.

O DepsNet oferece, além dessas vantagens, uma consultoria e acompanhamento de toda a fase de implementação para garantir que o cliente terá bons resultados com a solução. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

CTA_pack_conteudos