Entenda como um processo ágil de liberação de crédito pode beneficiar a sua empresa

Sabemos que o processo de análise de crédito pode ser bastante burocrático, o que pode acabar dificultando os procedimentos seguintes, como a liberação do crédito. Por isso, contar com um formas de torná-lo mais ágil e assertivo é fundamental. Assim, sua equipe não perde muito tempo e o cliente tem um retorno muito mais rápido, melhorando a sua satisfação.

Ficou interessado em saber como é possível agilizar seu processo e dar mais tempo para sua equipe se dedicar a tarefas mais rentáveis e estratégicas?

Continue a leitura deste artigo e descubra!

Como agilizar o processo de liberação de crédito?

Antes de discutirmos as maneiras de agilizar o seu processo de liberação de crédito, é importante que você saiba que ele depende diretamente de uma boa análise de crédito.

CTA horizontal 1

Esse processo, como sabemos, pode ser altamente burocrático e demorado, já que é necessário que o cliente apresente uma série de documentos somente após essa etapa é que o analista poderá investigar a veracidade das informações, consultar os birôs de crédito, entre outras coisas.

Existe uma maneira de tornar essa etapa muito rápida, que é com o uso de sistemas integrados e automatizados. Esses softwares são capazes de consultar uma grande base de dados em poucos minutos, enquanto um analista poderia levar alguns dias.

Esses sistemas também utilizam análise preditiva e inteligência artificial no cruzamento das informações. Dessa forma, a assertividade do seu processo se torna bem maior, mitigando os riscos e os impactos da inadimplência.

Dentre as tecnologias utilizadas pelos sistemas mais modernos, como o Deps, estão o Big Data, Machine Learning, Análise Preditiva e Inteligência Artificial.

 

Benefícios de uma liberação de crédito ágil

Como você já deve ter percebido, liberar crédito com rapidez e assertividade é fundamental se você quer deixar seus clientes mais satisfeitos e reduzir os riscos de inadimplência. Para te convencer de que adotar um sistema automatizado de crédito é o caminho certo para este objetivo, veja as 4 vantagens que separamos para você.

1. Tempo de resposta mais rápido

Quando se faz uma análise de crédito de forma manual, ela se torna bastante subjetiva e pouco prática. Isso porque ela vai depender muito do olhar e experiência do analista responsável.

Dependendo das condições de quem solicita crédito e do volume de pedidos, dar conta de tudo isso gasta um tempo considerável que prejudica a produtividade da equipe.

Agora, quando se tem um sistema que realiza essa análise de forma totalmente automatizada, o tempo de resposta cai consideravelmente. Basta definir parâmetros específicos para a análise de dados e, a partir daí, o resultado é obtido com eficiência e precisão.

2. Redução de custos

Outro ponto bastante importante é a redução de custos. A capacidade de análise de crédito por uma pessoa é limitada., ou seja, ela só consegue realizar uma certa quantidade de tarefas durante o período.

Caso você precise aumentar a produtividade do setor, é necessário recorrer à contratação de novos analistas. No entanto, quando se tem um sistema automatizado, essa necessidade de aumentar o quadro de funcionário reduz drasticamente.

Afinal, o software consegue realizar uma análise completa em minutos. Diminuindo os custos totais da empresa.

3. Segurança na liberação do crédito

Erros durante a análise e concessão de crédito podem acontecer. Porém, quando ela é feita de forma manual as chances são bem maiores, já que vai depender inteiramente do feeling do analista.

Com a análise automatizada, por sua vez, essa possibilidade diminui consideravelmente. Além de menos riscos, um número menor de erros significa menor necessidade de retrabalhos e reavaliações, o que garante maior produtividade.

4. Maior capacidade de análise

A verdade é que a automação da análise de crédito gera um ciclo de produtividade do negócio: quanto mais solicitações são analisadas por esse meio, maior é a capacidade de análise do negócio. Ao definir parâmetros de decisão automática, por exemplo, a empresa abre espaço para que novas análises mais complexas aconteçam.

Além disso, como diminui a subjetividade envolvida na decisão, o processo fica mais simples, colaborando para que mais crédito seja analisado. Como você viu, a automação da análise de crédito ajuda a diminuir o tempo de resposta, os custos envolvidos e também os riscos de erros.

Agora que você já sabe como ter uma liberação de crédito mais ágil e assertiva, que tal aproveitar e entrar em contato com os nossos especialistas e conhecer as maneiras que a Deps pode te ajudar nesse processo? Tenho certeza que seremos bons parceiros.

22

Para continuar por dentro das novidades do mundo financeiro siga acompanhando o blog da Deps. Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.