Qual a relação entre a Governança Corporativa e os processos de análise e concessão de crédito?

Os processos de análise e aprovação de crédito estão intimamente relacionados aos riscos envolvidos na relação (cliente e empresa). Inclusive, estas são as funções desse processo: identificar e minimizar riscos.

Nesse sentido, a GC tem um papel crucial. As boas práticas gerenciais envolvidas na governança acabam por refletir na maneira como a empresa lida com suas informações — sejam elas fiscais, tributárias ou financeiras —, organiza suas atividades e atua no mercado.

Por isso, é muito mais fácil e seguro para o concedente do crédito dimensionar os riscos da operação, já que o solicitante tem um rigor com suas informações e reforça a transparência de todo o processo.

Confira, neste post, a relação entre a Governança Corporativa e os processos de análise e concessão de crédito. Vamos lá?

Quais as vantagens de manter uma boa governança em âmbito corporativo?

Confira quais as vantagens conquistas pelas empresas que mantêm regularidade quanto às suas contas, transparência e a liquidez do seu fluxo de caixa, características de uma boa Governança Corporativa.

Reduz as taxas de captação

Com as atividades devidamente organizadas e documentadas, empresas com uma boa estrutura de governança tem mais facilidade em encontrar fontes de capital e, mais do que isso, se tornam mais atrativas para os credores. Desse modo, os custos e o tempo para a captação de recursos de terceiros tende a reduzir bastante.

Diminui as restrições de financiamento

Outro reflexo direto da Governança Corporativa é a redução das restrições de financiamento. As empresas credoras tendem a identificar menos riscos ao negociar com terceiros em situação de regularidade. A transparência na conferência das informações, como o potencial financeiro do solicitante, é um dos motivos que justificam a retirada dessas restrições, o que torna o acesso às linhas de crédito mais simplificado e barato.

Atenua os riscos de crédito

A análise de crédito moderna é baseada em dados. Informações do solicitante, constantes em diversas fontes, são utilizadas para mensuração de riscos e viabilidade da operação. Ao se valer da Governança Corporativa, as organizações trabalham de forma mais transparente.

Auditorias, por exemplo, atestam a veracidade dos dados e reforçam o valor delas para o mercado, inclusive no momento de solicitação de recursos financeiros a terceiros. Em resumo, o que há é uma verdadeira atenuação dos riscos, que otimiza o processo de aprovação do crédito e contribui para os objetivos do negócio.

Aumenta a probabilidade da concessão do crédito se concretizar

22

A partir de todas as vantagens listadas, uma consequência lógica da estruturação da governança é a maior probabilidade de a empresa solicitante ter seus pedidos de crédito aceitos no mercado.

Como vimos, todo o aparato informativo que as empresas credoras têm acesso embasa melhor a decisão da concessão e faz com que as empresas solicitantes, que se apoiam na Governança Corporativa, tenham melhores resultados.

Nesse contexto, vale destacar que boas práticas de GC são fundamentais. Algumas delas são:

  1. transparência nos dados do negócio;
  2. divulgação das informações de interesse do mercado;
  3. alinhamento com o plano de compliance.

Por fim, todos os fatores listados têm grande potencial para a otimização da aprovação de crédito e reforçam a importância da Governança Corporativa nas ações da sua empresa.

Aproveite e entre em contato conosco e veja como nós podemos te ajudar!

Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.

POLITICA DE CREDITOS

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Compartilhar:

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicaçã

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.