3 motivos que levam a restrição de crédito empresarial

O acesso ao crédito é fundamental para as empresas, principalmente quando falamos de pequenos e médios negócios. É por meio dele que é possível crescer, realizar investimentos e enfrentar momentos de crise.

Entretanto, existem alguns motivos que podem dificultar este acesso, como a restrição de crédito. Engana-se quem pensa que estar com as contas em dia é o único fator avaliado pelas empresas e instituições financeiras.

No post de hoje, falaremos sobre os principais 3 motivos que levam a restrição de crédito empresarial e como você pode se preparar para não passar por esta situação.

A importância do crédito para as empresas

Como falamos na introdução deste artigo, o crédito é um importante aliado na manutenção das atividades empresariais, na aquisição de maquinários e na expansão das instalações do negócio.

Ainda, é por meio dele que muitas empresas têm condições de se manterem, crescer ou alcançar representatividade no mercado.

Por isso, conhecer os fatores que atrapalham, e até impedem, as empresas de conseguirem crédito é fundamental. Essa restrição existe devido a uma questão que preocupa muitos agentes de empréstimos e financiamentos: o risco financeiro.

Com ele as instituições analisam a possibilidade de perdas decorrentes do não cumprimento das obrigações assumidas pelo devedor ou de sua contraparte.

Com base nisso, trouxemos os 3 principais motivos que contribuem para a restrição de crédito empresarial.

1. Não atendimento aos C’s do crédito

Este talvez seja um dos principais motivos atrelados à restrição de crédito. Afinal, os C’s do crédito mostram um panorama da situação econômica de uma organização, avaliando:

  • Condição da empresa: capacidade do gestor de se adequar a uma situação conjuntural, tendo flexibilidade para desenvolver mecanismo de defesa contra alguma ameaça;
  • Capital: dados relacionados à liquidez, estrutura de capital, lucratividade, nível de endividamento, entre outros índices financeiros. Eles são conseguidos por meio de relatório ou demonstrativo financeiro do negócio;
  • Caráter: esse aspecto está ligado à reputação e à idoneidade da empresa no mercado;
  • Capacidade: avalia se o faturamento e os gastos da organização possibilitam o cumprimento da dívida que será assumida. Em outras definições, esse tópico aparece subdividido nos Cs de Caixa (se consegue gerar renda para arcar com os gastos) e de Custos (se tem boa gestão de custos);
  • Colateral: capacidade da empresa ou de seus sócios/proprietários em entregar uma garantia para obtenção do crédito;
  • Conglomerado: envolve a coleta de informação de outros negócios de um grupo econômico, avaliando como eles afetam a companhia que deseja obter o empréstimo.

2. Falta de planejamento

Contar com um bom planejamento estratégico é muito importante para evitar a restrição de crédito. É nele que informações de como você irá enfrentar ameaças ou aproveitar as oportunidades financeiras estão contidas.

Por outro lado, a falta dele pode passar uma imagem negativa à instituição de crédito, fazendo com que o negócio perca pontos na hora de solicitar crédito.

Lembre-se de contemplar em seu planejamento as maneiras que você terá para gerar o caixa para o pagamento da dívida em questão.

CTA 02 03 2022

3. Não saber agir durante uma crise

Em períodos de crise, todas as empresas se tornam muito mais criteriosas quando o assunto é concessão de crédito. O negócio que almeja o crédito, precisa contar com uma boa estrutura de gerenciamento e de operação, que esteja adaptada à conjuntura de maior dificuldade do mercado.

Caso contrário, pode haver a negativa da liberação do crédito para a empresa ao observar que ela gasta muito e não tem um bom controle orçamentário, por exemplo.

Por que conhecer os fatores que impedem a concessão de crédito?

Sabemos que a análise de crédito é um processo bastante burocrático, ainda mais quando se trata de crédito para pessoa jurídica. Nesse cenário, a tecnologia vem auxiliando cada vez mais, com sistemas informatizados capazes de cruzar dados e dotados de inteligência artificial.

Ainda, esse processo envolve alguns riscos, como você viu ao longo deste artigo. Logo, situações de restrição de crédito costumam ser mais comuns do que você imagina.

Conhecer os principais critérios avaliados é essencial para que eles possam ser continuamente trabalhados, pois envolvem a ação de diferentes setores de um negócio: contabilidade, administração, atendimento e jurídico são apenas alguns exemplos.

Superar a restrição de crédito é fundamental para um negócio crescer. Muitas vezes, o próprio aproveitamento de uma oportunidade requer injeção de capital de terceiros. Portanto, observe atentamente se sua empresa não deixa a desejar em algum ponto listado neste artigo.

Pense nisso!

Quer conferir mais conteúdos como esse?

Abaixo temos um material completo sobre como o processo de higienização de base de dados pode ajudar o seu negócio a alavancar as suas vendas.

22

A Deps está além da análise de crédito e queremos que a sua empresa tome as melhores decisões do mercado.

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicaçã

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.