5 benefícios da automação no processo de cobrança de crédito

Se sua empresa trabalha com concessão de crédito, seja por meio de vendas a prazo, empréstimos ou financiamentos, certamente a cobrança de crédito faz parte desse processo.

Infelizmente, esse elemento tão importante na recuperação de crédito ainda causa dor de cabeça em grande parte dos gestores, que esgotam tempo e dinheiro tentando reaver valores de clientes inadimplentes, resultado – muitas vezes – de uma análise de crédito inadequada.

Além disso, a cobrança de crédito também é prejudicada por outros fatores como bases de dados desatualizadas, informações incorretas de clientes, demora na identificação dos atrasos e desorganização humana.

Grande parte das condições acima decorrem de processos manuais, que estão sujeitos a erros, demoram demasiadamente e que, apesar dos esforços, ainda podem levar a resultados imprecisos.

A boa notícia é que isso pode ser resolvido através da automação no processo de cobrança de crédito, tecnologia que já existe e vem transformando as operações financeiras de inúmeros negócios, levando segurança, eficiência e praticidade para o cotidiano empresarial.

Conheça, a seguir, os principais benefícios que a automação voltada à cobrança de crédito pode levar para sua empresa e como você pode implantar essa tecnologia para elevar a saúde financeira do seu negócio.

Benefícios da automação na cobrança de crédito

Existem algumas razões pelas quais um cliente pode se tornar inadimplente; os motivos variam desde desorganização financeira relacionada a prazos, variações na rentabilidade que resultam na falta de capacidade financeira para arcar com os valores, até a má-fé, ou seja, quando a intenção de pagamento é pouca ou nenhuma.

A maioria dessas situações podem ser previstas e prevenidas através da automação da análise de crédito, e os riscos que não são antecipados podem contar com estratégias de cobrança de crédito bem desenvolvidas e eficazes para a recuperação dos valores concedidos.

Através da automação, é possível acompanhar de perto a entrada e saída de capital da organização, fazendo que a identificação da falta de pagamento seja muito mais rápida, agilizando o processo de cobrança.

Assim, a inadimplência é controlada e reduzida, resultando num fluxo de caixa mais saudável para sua empresa.

Confira abaixo uma lista dos 5 principais benefícios da automação na cobrança de crédito:

1) Redução de custos operacionais

Há duas formas que a inadimplência afeta os custos operacionais em sua empresa, de forma direta e indireta.

A primeira é justamente o crédito concedido que não é recuperado, decorrendo em prejuízo financeiro para os cofres da instituição. A segunda é no valor investido com pessoal para tentar recuperar esses valores, que pode ou não ser bem-sucedido, mas que, inegavelmente, levam a perda de tempo e dinheiro.

Com a automação, não há necessidade de uma equipe grande dedicada a cobranças, pois muitas tarefas podem ser realizadas por sistemas automatizados, como o envio de lembretes de pagamento e notificações de cobrança, gerando uma economia para a empresa.

2) Personalização das comunicações com os clientes

A comunicação humanizada tem sido uma das maneiras mais efetivas de garantir a satisfação dos clientes, e os motivos são claros: a personalização nas formas de comunicação fazem o cliente se sentir único e compreendido, facilitando tanto as vendas quanto as negociações e soluções.

A cobrança de crédito pode se beneficiar da automação através da criação de estratégias direcionadas ao perfil do cliente.

Com base em informações como o histórico de pagamento, comportamento de compra e preferências individuais, as mensagens podem ser adaptadas, aumentando a relevância e eficácia das comunicações.

3) Maior controle sobre os prazos de pagamento

Ter várias centenas de clientes pode ser o sonho de muitas empresas, mas lidar manualmente com os prazos de pagamento de cada um pode se tornar um pesadelo.

Felizmente, a cobrança de crédito automatizada permite o envio de um lembrete por SMS ou e-mail próximo à data de vencimento, garantindo que clientes desorganizados financeiramente não se esqueçam de realizar o pagamento na data acordada, se programando com antecedência.

A automação também oferece relatórios de monitoramento contendo os prazos de pagamento, indicando quais contas estão se aproximando do vencimento ou já estão em atraso.

Assim, com a rápida identificação de clientes inadimplentes é possível priorizar ações de recuperação de crédito, intensificando a comunicação com devedores antes que a situação se agrave.

 

4) Aumento na taxa de recuperação de dívidas

A identificação ágil de clientes em débito, seguida da implantação de ações estratégicas preventivas de comunicação assim que a inadimplência é constatada, resulta no aumento na taxa de recuperação do crédito devido.

Isso acontece porque quanto mais cedo a empresa agir, maiores são as chances de reaver os valores, já que a comunicação proativa demonstra a disposição da empresa em resolver a situação de uma forma adequada para ambas as partes.

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5) Minimização de erros humanos

Se “errar é humano”, é possível compreender que estar sujeito ao erro é algo praticamente inevitável da condição humana, e no ambiente de trabalho isso não é diferente.

Quanto maior o volume de dados a serem analisados, maior também a probabilidade de algum erro ocorrer durante o processo, já que, diferente das máquinas, o ser humano não é programado para essas tarefas.

Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada, desde o momento da análise de crédito e, inclusive, na cobrança de crédito, já que sistemas automatizados podem realizar essas tarefas com maior precisão e consistência, resultando em um processo mais eficiente e confiável.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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