Nenhum negócio está imune à questão da inadimplência. No entanto, a forma como cada empresa age para entender as causas da inadimplência e propor soluções é que faz a diferença no final. A negociação precisa ser boa aos clientes e também ao seu financeiro.
E acredite, independente do bom histórico de pagamentos que o seu cliente tenha, eventualmente, você pode ser o primeiro da lista ao qual ele vai adquirir uma dívida.
Há inúmeros fatores que podem ocasionar esse comportamento, desde econômicos até que ultrapassam a previsibilidade e podem ser ocasionados por fatores externos como a força da natureza.
Neste post, a Deps vai dividir com você um pouco da experiência de anos na área de análise de crédito, indicando algumas das principais causas da inadimplência e como você pode evitá-las.
Entenda os motivos que levam um cliente a se tornar inadimplente
Geralmente, há três principais motivos que levam clientes a serem inadimplentes com negócios. Para alguns, não há solução por se tratarem de questões de caráter, mas para outros a sua empresa pode, inclusive, ser parceira na resolução de um problema.
E os motivos são: fraude, displicência e dificuldade financeira. Saiba mais sobre cada um a seguir:
- Fraude: isso acontece quando o cliente não quita a dívida de forma proposital, a fim de dar um calote na sua empresa e sem qualquer intenção de regularizar essa situação a curto ou médio prazo.
- Displicência: é quando o seu cliente acaba por não ter dinheiro para pagar uma dívida por conta da má organização financeira, mas deseja regularizar essa questão a curto ou médio prazo.
- Dificuldade financeira: é quando surge um imprevisto que impede o cliente de pagar uma dívida, como um prejuízo inevitável. Aqui, ele não possui dinheiro, mas tem a intenção de regularizar a situação de médio a longo prazo.
Esses são os motivos que levam o cliente a se tornar inadimplente. Agora, vamos apresentar as principais causas dessas questões para que você possa identificar na sua empresa e trabalhar preventivamente com os seus clientes.
As 5 principais causas da inadimplência
É importante que a sua empresa faça um acompanhamento constante dos clientes da carteira, para identificar esses sinais que são alertas sobre a possibilidade de inadimplência.
1. Diminuição de renda
Seja com cliente pessoa física ou jurídica, a diminuição na renda é um sinal claro de uma possível inadimplência a curto prazo. Quando há ondas de demissões, desemprego e uma situação econômica mais instável, o número de inadimplentes tende a subir.
Por isso, é importante optar por fornecer formas de pagamento à vista com desconto e posteriores com limites mais baixos para evitar um aumento no número de devedores do seu negócio.
É importante se atentar a esses movimentos e fazer um acompanhamento constante de histórico de compras. Clientes que diminuem a frequência de compra ou aumentam ela repentinamente e pedem mais prazo para pagar devem estar no seu radar.
2. Falta de planejamento financeiro
Esse é um clássico da inadimplência. A falta do planejamento financeiro está entre os top 3 dos motivos que levam os clientes a se tornarem maus pagadores. Muitos podem se deslumbrar e querer comprar parcelado em diversos lugares e se esquecer que as parcelas vencem juntas no mês.
Cabe à sua equipe de crédito identificar padrões desse tipo de consumidor e estabelecer políticas de crédito claras para serem aplicadas. Isso ajuda a prevenir e também a resolver questões com devedores atuais.
3. Parcelamentos
O cliente pode pedir compras parceladas para acompanhar os fluxos de caixa do próprio negócio. No entanto, a forma de concessão deste benefício precisa ser bem planejada a fim de evitar que o seu boleto seja esquecido pelo cliente.
Afinal, todo pagamento que é feito posteriormente depende da boa vontade e lembrança do cliente. Aqui, a sua empresa pode trabalhar com apoio da tecnologia e se antecipar entrando em contato lembrando da conta em aberto para evitar atrasos e coibir a ausência do pagamento.
4. Crédito Fácil
Infelizmente, a má estruturação de uma política de crédito e a falta de controle do histórico financeiro podem comprometer o seu negócio. O fácil acesso ao crédito pode oportunizar ao cliente uma conduta inadequada de tirar proveito da inadimplência.
Além disso, o fácil acesso ao crédito em outras empresas pode levar o seu cliente ao endividamento. Logo, isso também pode comprometer o seu negócio. É preciso ter um acompanhamento constante para conceder os limites corretos e até aumentar no tempo certo.
Com isso, você aumenta o faturamento com clientes que já possui. Corre menos riscos com a aquisição de novos clientes e evita que o seu parceiro de negócios busque novas empresas com as quais ele pode se enrolar financeiramente e escolher o seu negócio para ser inadimplente.
Como agir diante da inadimplência?
É preciso agir diante da inadimplência, seja de maneira preventiva ou posterior a ela. E a tecnologia pode ser a maior aliada do seu negócio. Afinal, há soluções no mercado que já facilitam o controle e análise de crédito.
Os sistemas mais completos permitem um acompanhamento e atualização automática do histórico financeiro dos clientes, o classificando dentro das políticas de crédito criadas para a sua empresa da forma mais adequada e permitindo um acompanhamento de indicadores importantes aos negócios.
E aqui a Deps entra como a parceira da sua empresa.
Evite inadimplências com a Deps
A Deps é especialista em automação de análise de crédito e atualização de cadastro de clientes. Com ela, mantém a sua base de dados sempre atualizada, facilitando o processo de concessões de crédito na sua empresa.
Por meio da tecnologia Deps, você realiza a automação de processos, acessa indicadores claros de negócio e integra essas informações ao ERP da sua empresa.
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