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Confira 5 dicas para aumentar o seu “sucesso em vendas”

A sua empresa já calcula a taxa de sucesso em vendas? Saiba que esse indicador é muito importante para você adequar as condutas de atendimento da sua equipe comercial afim de otimizar o sucesso do cliente. Nesse processo, sua empresa consegue aumentar a receita e otimizar os lucros. 

Uma boa notícia é que você não precisa ficar preocupado, pois o processo de vendas é um talento que pode ser aprendido e aprimorado ao longo do tempo. Por isso, investir na sua equipe é o primeiro passo para obter sucesso nesta área da sua empresa.

Sendo assim, trabalhar a escuta ativa com foco no cliente é um bom caminho para obter êxito no atendimento comercial com as suas equipes. Saiba mais sobre o sucesso em vendas!

O que o sucesso em vendas agrega aos seus negócios?

Independentemente do ramo em que uma empresa atue, as vendas são fundamentais para a manutenção dos negócios. Seja nas vendas diretas aos consumidores ou para outras empresas, na venda de produtos ou serviços, vender é questão de sobrevivência no mercado.

Desta forma, todo empreendedor precisa focar na palavra venda como norte de todo tipo de ação realizada dentro ou fora da companhia. Nesse contexto, contar com uma equipe capacitada e proativa na área comercial se torna fundamental para atrair e manter bons clientes.

O relacionamento é uma das principais ferramentas durante toda e qualquer negociação, inclusive quando se diz respeito ao sucesso em vendas. Afinal, tão necessário quanto vender, é vender bem, vender certo e vender para bons clientes. E a sua empresa só atinge isso com um bom atendimento aos clientes na área comercial.

Para ajudar você nesse processo, confira cinco dicas que a Deps preparou para compartilhar com a sua empresa. 

5 dicas para obter sucesso em vendas

O sucesso em vendas não depende de uma série de segredos a serem descobertos. No entanto, ele está mais próximo de práticas diárias que podem melhorar os seus resultados. 

A constância produz mais efeito do que a mudança repentina de ações e processos. Afinal, é preciso construir junto da sua equipe um repertório que atenda às necessidades dos clientes e às da sua empresa.

A dinâmica do ganha-ganha é uma das melhores para se aplicar independente da área de atuação. Nela, a sua equipe precisa ter um foco muito grande em reduzir as objeções dos clientes, além de classificá-los da melhor forma possível para investir mais tempo e atenção no atendimento a clientes que têm um potencial maior de compra.

Confira então 5 dicas para alcançar sucesso em vendas na sua empresa!

1.    Atendimento é prioridade, a venda é consequência

Claro que o foco do seu atendimento continua sendo a venda, mas lembre-se de que empurrar uma solução ou produto não é o melhor caminho para conquistar um cliente. Por isso, o bom atendimento vem primeiro e a venda é consequência disso.

Atente-se a todos os motivos que levam esse cliente a buscar a sua empresa, ofereça as soluções que você tem e busque minimizar os pontos de objeção no momento de uma compra. Entre eles, está a insegurança da sua solução, formas de pagamento e a famigerada comparação com a concorrência.

É importante que a sua empresa tenha mapeado e definido qual é o seu diferencial de mercado. Esse será o ponto principal do convencimento de que o cliente só conseguirá ter essa solução da forma que ele precisa, com você. 

2.    Seu atendimento não termina na venda

Um dos principais erros da maioria das empresas é achar que o atendimento termina no momento da venda. Essa é só uma das etapas do Funil de Vendas, que inclui passos na pré-venda, na venda e no pós-venda. 

Nesta última etapa, é muito importante que você compreenda como foi a experiência do cliente com a sua empresa. Por meio dela, é possível entender se ele comprará novamente a sua solução. Com as informações obtidas é possível aprimorar processos e o atendimento.

Aproveite o pós-venda para colher informações valiosas sobre a satisfação, desde a entrega, usabilidade e até um feedback de canais digitais. Além disso, manter um relacionamento próximo com seu cliente evita margem para que a sua concorrência crie com ele um vínculo tão forte quanto. 

3.    Revise processos comerciais

Como já citamos no item anterior, o pós-venda é uma grande ferramenta para colher informações a respeito dos seus processos comerciais. Por meio dela, você consegue otimizar as atividades da sua equipe, os procedimentos utilizados durante a venda e a forma de oferecer as suas soluções ao mercado.

CTA BOAS PRATicas

Rever os processos comerciais é uma prática que garante a atualização da sua empresa com o mundo. Não se esqueça de que há outras empresas oferecendo soluções ou produtos semelhantes aos seus no mercado. Lembre-se de olhar o que elas fazem e o que você faz. Toda informação que o seu cliente passa pode e deve ser transformada em indicadores para propor novas soluções e produtos. 

4.    Entenda qual a necessidade do cliente

Para quem já ouviu a expressão “chover no molhado”, vai entender que o lugar comum pode não ser o melhor caminho a seguir. Logo, é preciso entender qual é a necessidade real do seu cliente para oferecer de cara os produtos e soluções mais adequados para a realidade dele. Mas, após atender a demanda principal, você deve indicar itens que agreguem valor à compra. Atenção, nunca inverta essa ordem!

Além disso, é preciso sair do lugar comum de oferecer os produtos da casa como se não houvesse nenhum outro no seu portfólio. Não ofereça aquilo que o seu cliente claramente não quer, pois você gera uma insatisfação com o atendimento, assim como pode acabar baixando o ticket médio de compra da sua empresa.

Nesse caso, o meio termo pode ser um bom começo para uma negociação comercial. Não ofereça apenas o básico e nem só o que o seu cliente quer. Parece difícil, mas na verdade pode ser simples:

  • comece pela necessidade do cliente
  • depois ofereça um produto de valor agregado a solução
  • ofereça o seu diferencial de mercado

Há outras formas de construir esse roteiro de vendas, mas essa é uma dica valiosa para você revisar o seu.

5.    Qualifique os seus clientes

Tão importante quanto atender bem os atuais compradores de suas soluções, é atrair novos potenciais clientes e qualificar aqueles que já fazem parte da sua cartela. Afinal, é importante que os seus atendentes dediquem mais tempo aos clientes que têm um maior potencial de compra. 

O tempo da sua equipe é valioso e deve ser investido em quem tem poder decisório de compra e bom histórico de crédito com a sua empresa. Isso possibilita melhorar a receita devido ao aumento de vendas sem afetar os custos.

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Para auxiliar você neste processo, ter uma boa análise de crédito com atualização constante do cadastro e verificação de histórico de inadimplência é fundamental. Não esqueça de aumentar o limite de compras para os seus bons clientes e de diminuir para aqueles que não estão pagando em dia. 

Desta forma, você consegue equilibrar a balança, dividir tarefas e otimizar a arrecadação mesmo com uma equipe um pouco mais enxuta. Para auxiliar nesse processo, conte com o apoio da tecnologia Deps.

Deps a parceira do sucesso em vendas da sua empresa 

A Deps é uma empresa que possui uma solução inovadora na área de automação de análise de crédito e atualização de cadastro de clientes. Com ela, você consegue oxigenar a sua base de clientes e também ter cadastros totalmente atualizados para avaliar concessões de crédito na sua empresa.

O seu sucesso em vendas aumenta com a Deps. Afinal, por meio da nossa tecnologia você consegue ter um maior controle do risco de inadimplência e pode trabalhar melhor as suas ações comerciais e o atendimento voltado para vendas.

Gostou dessas dicas? entre em contato com a Deps!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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