5 estratégias para reduzir a inadimplência e proteger seu fluxo de caixa

Colaboradores Deps falando sobre como a plataforma DepsNet auxilia na proteção do fluxo de caixa das empresas contra a inadimplência.

Você já percebeu como existem diversos fatores que podem impactar o fluxo de caixa de sua empresa?

Flutuações na entrada e saída de capital, custos operacionais elevados, processos ineficientes, falta de planejamento e a temida inadimplência são apenas alguns dos exemplos relativos aos motivos pelos quais o fluxo de caixa pode acabar comprometido.

Em geral, quase todas essas razões podem ser evitadas quando analisadas previamente, por meio de uma boa organização interna e uma gestão de crédito empresarial focada e bem estruturada.

Mas é nesta última, a inadimplência, sobre a qual queremos focar neste artigo, pois se esta é a causa do fluxo de caixa do seu negócio estar sempre no vermelho, nós temos uma boa notícia: com as 5 dicas apresentadas a seguir, a história da sua empresa pode se transformar!

Continue a leitura para descobrir estratégias para reduzir a inadimplência e proteger o fluxo de caixa do seu negócio. Vamos lá?

5 estratégias para reduzir a inadimplência

1 – Análise do perfil de crédito dos clientes

Ao contrário do que muitos empreendedores podem acreditar, nem sempre “mais clientes” significa algo necessariamente bom para um negócio.

Isto porque existem diversos perfis de clientes no mercado e muitos deles não estão de acordo com a proposta de sua empresa nem alinhados com seus objetivos, o que pode atrasar ainda mais o alcance de suas metas empresariais.

A análise do perfil de crédito do seu cliente deve ser rigorosa, levando em conta aspectos essenciais como seu histórico de pagamento, débitos em aberto, comportamento financeiro, informações sobre sócios, dentre outros.

Com estes dados reunidos, você obtém um panorama completo sobre a história financeira do consumidor, consegue avaliar melhor o risco da concessão de crédito ao mesmo, levando a uma tomada de decisão mais assertiva.

Dessa forma, os índices de inadimplência diminuem significativamente, aumentando as chances de retorno financeiro.

 

2 – Definição de políticas de crédito

Realizar a análise de crédito sem políticas de crédito bem definidas acerca de cada perfil de cliente que sua empresa possui é, no mínimo, uma escolha questionável.

As políticas de crédito do seu negócio devem ser direcionadas ao que sua empresa almeja e quais clientes podem te ajudar a chegar nesse objetivo.

Em linhas gerais, isso significa que cada consumidor ou potencial cliente deve ser avaliado com base em sua capacidade de pagamento, condições as quais consegue se adequar e custos com os quais consegue arcar sem resultar em endividamento.

Dessa forma, em vez de criar um padrão de políticas internas que limite inteiramente o perfil de crédito do cliente, você pode personalizar suas políticas de crédito de modo a enquadrar cada perfil em condições exclusivas para tal, o que não apenas aumenta suas vendas e – consequentemente – o lucro, mas também garante que a inadimplência seja evitada ao oferecer limites e condições de pagamento em que ambas as partes saiam ganhando.

3 – Utilização de ferramentas de automação

Quando falamos no crescimento de um negócio rumo ao sucesso, cada segundo conta. E que maneira melhor de otimizar o tempo do que contar com ferramentas de automação na análise de crédito?

A Plataforma DepsNet é a solução ideal para quem quer processos mais rápidos, seguros e consistentes em suas análises de crédito, fornecendo relatórios de riscos completos para que as tomadas de decisões sejam muito mais precisas, mitigando o risco de inadimplência.

Com o auxílio da DepsNet, as estratégias mencionadas anteriormente são muito mais fáceis de aplicar, já que a plataforma se integra ao ERP de sua empresa, classifica clientes, padroniza processos, sugere limites segundo as políticas de crédito vigentes, e traz muito outros benefícios que transformam todo o ciclo de crédito do seu negócio.

Além disso, sem o viés humano, as chances de erros são minimizadas devido à imparcialidade do software, que entrega relatórios baseados em informações concretas de inúmeras fontes de dados e não está sujeito a possíveis equívocos decorrentes de subjetividade, cansaço ou falta de atenção, por exemplo.

O sistema modular da plataforma possui, ainda, módulos específicos de recuperação de crédito e negativação, ou seja, além de ajudar a prevenir a inadimplência, ainda possui estratégias para amenizá-la caso ocorra.

Utilizar ferramentas de automação é ter a tecnologia trabalhando para você impulsionando os resultados da sua empresa.

4 – Comunicação clara e proativa

Existe uma quantidade imensa de ruídos que podem atrapalhar a compreensão entre o que é dito e o que é compreendido pelo cliente.

Infelizmente, uma comunicação falha pode abrir margem a mal-entendidos, suposições e até mesmo a má-fé.

Por isso, informações importantes como condições e prazos de pagamento, devem ser expostas com clareza, assegurando-se de que o cliente entende as cláusulas do contrato, suas implicações e possíveis consequências em caso de não pagamento.

Outro fator importante quando falamos na prevenção da inadimplência está numa comunicação amigável e proativa, isto é, antes que o descumprimento do contrato aconteça, enviar lembretes e avisos próximo à data.

E caso o cliente atrase o pagamento, o contato deve ser imediato verificando o que aconteceu, assim mostrando a disponibilidade da empresa em oferecer opções favoráveis a ambas as partes, sem prejudicar o relacionamento com o cliente.

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5 – Oferta de incentivos para pagamentos antecipados

Uma alternativa que muitas empresas têm aderido é oferecer benefícios para clientes que fazem os pagamentos antes da data.

Com isso, o cliente não apenas é incentivado a manter o pagamento em dia, como também garante a entrada de valores antes do período previsto, beneficiando o fluxo de caixa de sua empresa.

Estes benefícios, que podem variar desde um desconto no valor da parcela ou a oferta de condições exclusivas em outros produtos ou serviços da empresa, funcionam como uma vantagem financeira para seu cliente e uma chance maior de fidelização para seu negócio.

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Ponha em prática: fique de olho no fluxo de caixa

Para você avaliar com precisão se o fluxo de caixa de sua empresa é saudável e como anda a saúde financeira da mesma, é necessário um acompanhamento contínuo e consistente da entrada e saída de capital da organização, com um olhar voltado principalmente às contas a receber.

Sem um controle pontual de quantos valores estão em aberto e quando irá recebê-los é quase impossível fazer um planejamento estratégico eficaz para seu negócio.

Para que a gestão financeira de sua empresa seja eficiente, o ideal é criar um processo sistemático para o follow-up de cobranças, e a Plataforma DepsNet é a escolha perfeita para esse e outros objetivos empresariais.

Ao unir as estratégias acima com uma solução tecnológica como a DepsNet, o fluxo de caixa de sua empresa refletirá uma saúde financeira positiva, minimizando o risco de inadimplência e garantindo mais estabilidade e sustentabilidade em seu negócio.

Para saber mais detalhes da nossa plataformas DepsNet, entre em contato com um de nossos especialistas.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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