Toda automação precisa de uma solução tecnológica associada. E ter boas políticas de crédito é fundamental para o funcionamento de toda empresa. Afinal, somente com uma política clara e bem estruturada que é possível analisar qual é o risco que a concessão de crédito oferece em determinado momento. A partir de então, fica mais fácil e seguro garantir o retorno do dinheiro em um momento adequado.
Entretanto, essa análise é uma tarefa que pode tomar muito tempo das equipes. Por esse motivo, a automação desponta como uma solução eficiente para os mais diversos negócios.
Quer saber como implantar a automação de crédito na sua empresa?
Veja algumas dicas a seguir!
Analise a política de crédito atual
Para começar, você deve compreender como é a política de crédito atual da sua organização. Considere, por exemplo, quais são as etapas necessárias para a concessão, que tipos de informações são utilizados e quais são os critérios para que uma empresa tenha crédito concedido ou não.
Isso inclui compreender qual é e como funciona a metodologia de análise de crédito, de modo que seja possível compreender o que funciona e o que ainda precisa de aprimoramento, especialmente considerando a automação como um fator.
Levante as necessidades do negócio
Depois disso, o próximo passo é reconhecer quais são as necessidades do negócio. Se há uma busca de mais agilidade e redução de custos, por exemplo, é preciso suprimir etapas da análise de crédito para garantir que tudo se torne mais eficiente.
Também é preciso considerar níveis de inadimplência atuais, de modo a compreender melhor o comportamento do cliente. Se empresas pequenas normalmente oferecem mais risco na concessão de crédito, por exemplo, é preciso transformar esse resultado em uma necessidade de análise mais completa nesses casos.
Escolha a melhor plataforma
Para facilitar e entender melhor como implantar a automação de crédito, é necessário buscar uma plataforma de crédito completa. Para tanto, você precisa contratar uma empresa que além de qualidade e experiência nesse ramo seja referência no mercado — não só o de automação das operações do negócio, mas principalmente o de automação de crédito.
Para fazer uma boa escolha, compare softwares e empresas diversas e meça benefícios, custo-benefício e suporte.
Crie novas políticas de crédito
Com a plataforma em mãos, você terá novas possibilidades de atuação. Assim, sua empresa deve mudar as suas políticas de crédito, criando novas.
Defina quais variáveis são mais importantes e qual é a relação entre elas. Busque alinhamentos interno, com a estratégia e com a cultura da sua empresa. Para tornar tudo mais fácil, é importante criar workflows e um sistema de controle de aprovações internas.
Nesse momento, é fundamental criar uma política que esteja de acordo com as necessidades observadas em relação ao negócio, de modo que a mudança seja positiva.
Realize a implantação
O último passo consiste na implantação da automação em si. Embora seja a etapa final, ela necessita de cuidados específicos para garantir que tudo funcione da maneira mais adequada.
Por isso, é preciso elaborar um cronograma de implementação, de modo que ele seja em cascata ou ágil, que é quando os processos acontecem simultaneamente. Além disso, é preciso definir objetivos para a implantação e treinar a equipe, além de contar com o suporte da empresa desenvolvedora.
Conforme os dados forem integrados, deve haver homologação e validação de que há sincronia entre eles, finalizando o processo. Nessa etapa, é fundamental exercer um controle bastante próximo de cada uma das etapas, evitando erros.
Para entender mais sobre como implantar a automação de crédito na sua empresa, é fundamental estudar o que é feito hoje e quais são as necessidades do negócio. A partir daí, é possível escolher um software, criar uma nova política de crédito e, finalmente, realizar a implantação propriamente dita.
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!