Empresas que lidam com uma grande demanda diária de transações e necessitam desenvolver uma análise de crédito compatível com essa realidade certamente têm muito a se beneficiar com um software de análise de crédito.
Essa tecnologia não só encurta o tempo de verificação dos dados do cliente e sistematiza as ações necessárias para uma correta tomada de decisão, mas também integra diferentes setores da empresa, melhorando a qualidade e a quantidade de vendas realizadas.
Você sabe como aumentar as vendas a partir de um motor de análise de riscos e crédito?
Sabe quais os diferenciais essa ferramenta traz para a sua empresa? Não?
Então este post pode lhe ser muito útil. Continue a leitura e confira quais os aspectos podem ser reforçados com essa tecnologia e aumente suas vendas com a análise de crédito de alta performance.
Maior agilidade e segurança na análise de crédito
Um dos maiores e melhores reflexos da utilização de um software de análise de crédito é a agilidade trazida por essa ferramenta.
A substituição de processos manuais, lentos e burocráticos, por um sistema informatizado e integrado aos diferentes setores da empresa otimiza o fluxo das informações utilizadas na decisão de concessão, reduzindo significativamente o tempo de resposta ao cliente.
Além disso, o software centraliza os dados dos clientes, tornando o acesso mais ágil e fácil, dinamizando a avaliação.
Por exemplo, é possível checar o histórico de transações de um determinado cliente e, com base nele, enrijecer ou flexibilizar o processo de análise. Assim, reduz-se o tempo de espera dos clientes mais bem qualificados.
No quesito segurança, o software de análise de crédito garante um maior suporte informativo a respeito da empresa que solicita o crédito. Com base em dados de mercado, banco de dados de órgãos públicos, entre outras fontes de informação, os times do setor comercial e financeiro podem conhecer melhor com quem negociam e, desse modo, evitar riscos desnecessários.
Mais acesso a clientes qualificados
Como desdobramento do tópico anterior, vale destacar que a maior sistematização do processo de análise e o seu embasamento em dados concretos faz com que os clientes sejam melhores avaliados.
O aprofundamento da análise dá mais segurança para a tomada de decisões, evitando equívocos, fraudes e outras situações que possam prejudicar o negócio.
Como consequência dessa otimização, o setor comercial acaba entrando em contato com os clientes mais bem qualificados e aptos a fechar bons negócios com a sua empresa.
Isso porque o setor financeiro já conseguiu reunir uma quantidade de informações suficientes para classificar os riscos da negociação.
Em outras palavras, o software de análise de crédito torna a concessão do crédito mais criteriosa e eficiente, selecionando apenas aqueles clientes que, inicialmente, não representam nenhum tipo de risco para a empresa.
Direta e positivamente, isso impacta as vendas da empresa ao agilizar o processo e selecionar melhor com quem se negocia.
Redução do risco de inadimplência
Um dos principais objetivos da análise de crédito é evitar os riscos da inadimplência. Quando o processo é bem desenvolvido e as informações corretas são colhidas e empregadas, os riscos de insolvência são bastante atenuados.
Afinal, não há como aumentar as vendas se os riscos das transações não forem mensurados.
Neste ponto, o software torna tudo mais eficiente, pois quando comparado ao trabalho humano, consegue lidar com uma quantidade muito maior de informações, cruzando dados e realizando buscas.
Desse modo, as respostas não só serão mais ágeis, mas também mais precisas e seguras, evitando que o setor comercial, por exemplo, assuma riscos desnecessários e que trarão pouco ou nenhum retorno para o negócio.
É certo que toda empresa necessita vender, porém é muito importante adotar medidas preventivas que garantam a satisfação dos contratos firmados. Ou seja, de nada adianta vender muito e não receber no final do mês.
Por isso é tão importante contar com um software de análise para dar o suporte sobre o potencial financeiro de quem solicita o crédito.
Melhor nível de satisfação do cliente
Outro ponto crucial do motor de análise de crédito para quem deseja saber como aumentar as vendas é a maior satisfação do cliente. Isso acontece principalmente pelo fato de a avaliação ocorrer em um tempo menor e também por considerar melhor o seu desempenho financeiro.
Imagine, por exemplo, como poderia ser complicado para um cliente solicitar crédito junto a uma empresa pela primeira vez. Provavelmente o pedido seria negado por falta de informações e um histórico preciso para avaliar os riscos da transação.
Contudo, com a modernização dos sistemas de análise, sobretudo com a utilização dos softwares, o processo de avaliação é feito com outras fontes de informação — como o mercado financeiro —, permitindo analisar até mesmo empresas que nunca negociaram anteriormente.
Nesse sentido, a satisfação do cliente pode ser bastante beneficiada, pois ele terá a oportunidade de negociar com a sua empresa, além de ter essa reposta de maneira muito mais ágil, como já mencionado.
Tudo isso, sem dúvida, se reverte em mais vendas ao torná-las mais estratégicas e menos operacionais.
Melhor segmentação da carteira de clientes
Como dito inicialmente, a realidade de muitas empresas é a realização de milhares de análises de crédito diariamente. Todo esse processo gera uma série de dados.
E não há como aumentar as vendas se essas informações estratégicas não forem utilizadas corretamente para embasar decisões futuras e otimizar o processo de concessão de crédito.
Trabalhar com milhares de clientes requer uma sistematização inteligente, de modo a facilitar o trabalho do setor financeiro e também do comercial.
Neste contexto, uma das grandes vantagens do software é a formulação de um banco de dados acessível às equipes sempre que necessário.
A partir dos cadastros e registros, por exemplo, é possível segmentar os clientes com base em seu perfil, tornando a concessão mais alinhada ao potencial financeiro de quem solicita o crédito.
Além disso, a segmentação ajuda a empresa a personalizar a interação com sua carteira de clientes, criando benefícios para aqueles que são mais bem avaliados ou limitando o crédito para aqueles que representam mais riscos.
Por fim, saber como aumentar as vendas a partir de uma análise de crédito bem desenvolvida é, de longe, uma estratégia bastante promissora para as empresas que necessitam aumentar o faturamento, mas sem colocar em risco a sua saúde financeira com ocorrências indesejadas, como é o caso da inadimplência.
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