Muitas empresas acreditam saber usar o e-mail como uma ferramenta estratégica dos seus negócios. No entanto, é importante rever esse conceito, pois não estamos falando do como ou quando entrar em contato, mas dos resultados que a ferramenta traz para os resultados de uma companhia.
Há certo tempo, o e-mail deixou de ser apenas um meio de troca de informações e passou a ser um canal de relacionamento com clientes de diferentes nichos do mercado. Sendo uma forma de validação para diversas plataformas de compra e venda, tornou-se um ponto de contato muito pessoal e estratégico com os clientes.
E quando pensamos em estratégia de vendas de marketing de atração, como o Inbound marketing, essa realidade torna-se ainda mais certeira. Entenda mais detalhes sobre o assunto com a Deps.
O que é inbound marketing?
Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que foca nos passos de atrair > converter > vender > encantar clientes em uma empresa. Para isso, lança mão do tradicional e investe no conteúdo como moeda de troca com os interesses do consumidor.
O ponto de contato máximo é atrair uma pessoa pelo interesse em um determinado tema com conteúdos relevantes e dicas superficiais sobre algum assunto. Em seguida, oferece mais conhecimento em troca de um cadastro com dados que inclui também o e-mail.
Assim, é estabelecido um ponto de contato com o objetivo de enviar conteúdos úteis sobre o interesse até que um o qualifique como apto ao serviço ou produto que a sua empresa oferece. Por fim, é realizada a venda e trabalha-se com o pós-venda.
São enviadas pesquisas de satisfação e e-mails oferecendo mais vantagens e produtos, além de descontos para uma nova compra, garantindo uma relação que perdura com o seu cliente. Logo, tão importante quanto saber quando mandar no e-mail é saber o que colocar nele.
Entenda as formas de validação de e-mails e os limites da LGPD
Citamos o inbound como uma das formas de captação de e-mails e dados dos clientes, mas há outras com formulários de contato no seu site. O importante é estabelecer limites claros do uso dessas informações para fins comerciais e proporcionar a qualquer momento o descadastro dessas informações do seu banco de dados pela iniciativa do cliente.
De toda forma, também é necessário que a sua empresa faça atualizações cadastrais dos clientes com higienização de e-mails. Afinal, muitas pessoas entram e saem todos os dias das empresas, e muitas levam consigo os e-mails que tinham em cadastro com a sua empresa.
Para isso, é importante manter atualizada as informações até para evitar problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso evita o envio de dados confidenciais a um e-mail desatualizado de uma empresa ou a quem deseja sair da sua base de cadastro.
Atualização de dados é fundamental ao seu negócio
Toda empresa precisa ter dados atualizados dos seus clientes. Ainda mais se o seu negócio for B2B, onde há ponto de contato com diferentes pessoas de uma mesma empresa em uma compra como tomador de decisão/gestor, comprador e financeiro. Essa é uma lista com pontos de contato importantes para se manter atualizado na sua empresa.
Além disso, não se esqueça do princípio da finalidade do uso dos e-mails. Caso o uso seja apenas para envio de notas, não envie publicidade e vice-versa. Aproveite também o que a tecnologia tem a seu favor para ter uma base de dados atualizada na sua empresa.
A Deps ajuda a sua empresa na atualização de dados
A Deps é especialista quando o assunto é base de dados de clientes. Afinal, além de soluções para a análise de crédito, contamos com uma tecnologia capaz de apoiar a sua empresa na higienização dos seus bancos de dados para manter cadastros de clientes atualizados.
Com isso, é possível otimizar tempo, melhorar os atendimentos e até reduzir o índice de inadimplência. Por consequência, é possível conquistar vendas mais robustas e com custos de aquisição reduzidos.
Com a Deps, você aplica automação na estratégia de negócios da sua empresa. Entre em contato e solicite uma demonstração.
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Até mais!