A maioria das grandes empresas de vendas ou fornecimento de serviços já está familiarizada com os Órgãos de Proteção ao Crédito.
No entanto, muitas delas interpretam erroneamente o trabalho desses órgãos, entendendo que eles trabalham “apenas” armazenando os dados de mau pagadores e indicando quais clientes estão inadimplentes financeiramente.
Se você faz parte do grupo mencionado acima, não se preocupe, pois estamos aqui para esclarecer acerca deste assunto. Por isso, continue a leitura para descobrir qual o verdadeiro papel dos órgãos de proteção ao crédito e o porquê sua empresa precisa desse serviço o quanto antes para usufruir de todos os benefícios oferecidos.
O que são os Sistemas e Órgãos de Proteção ao Crédito?
Um órgão de proteção ao crédito é um serviço que reúne as informações de crédito de uma Pessoa Física e/ou Jurídica. Isso quer dizer que eles mostram dados não apenas da inadimplência das pessoas e empresas, mas pode incluir também protestos de títulos, cheques sem fundos, score de crédito, dívidas renegociadas, dentre outras funcionalidades.
Embora também possam ser chamados de bureau de crédito ou, ainda, “birô” de crédito, o objetivo é sempre o mesmo: registrar dados precisos sobre o histórico financeiro dos cidadãos para fornecer uma base sólida de informações para as empresas, bancos, lojas e outras partes interessadas.
Essas informações têm como principal função auxiliar nas tomadas de decisões que envolvam a concessão de crédito, visto que com o acesso a esses bancos de dados, as empresas podem decidir de forma segura e embasada se concede ou não crédito a determinados clientes.
Como mencionado anteriormente, podemos ver que o trabalho desses sistemas não se trata apenas de registrar inadimplências, mas sim construir um histórico confiável de transações financeiras do indivíduo. Nesse histórico, sim, irá constar todas as vezes que ele se tornou inadimplente, se há dívida ativa e por quanto tempo ele ficou em débito.
Por que é importante saber o histórico financeiro dos clientes?
Conhecer o histórico financeiro é fundamental para conceder crédito de forma assertiva, com maior probabilidade de retorno e menos risco de inadimplência por parte dos clientes! Assim, seu negócio evolui à medida em que lucra e aumenta a quantidade de clientes que efetuam os pagamentos.
Tomar decisões sem ter um banco de dados e Hub de Dadoss confiáveis, com uma política de crédito liberal demais, ou pior ainda, sem nenhuma política de crédito, é expor sua empresa a riscos desnecessários e que poderiam ser facilmente manejados com planejamento, junto a uma empresa altamente qualificada, como a Deps.
Afinal, há diversas razões para que um cliente deixe de pagar, tendo em vista seu comportamento como consumidor. Nosso CEO, Cristoffer Medeiros, costuma dizer que existem pelo menos 4 motivos pelos quais as pessoas se tornam inadimplentes:
Desacordos comerciais
É causado pela falta de consenso entre a empresa e o cliente, podendo ser em relação ao preço do produto, sobre um item trocado, um produto vencido ou entrega incorreta ou fora do prazo acordado entre as partes.
Uma desorganização financeira: quem cobrar primeiro, recebe
Acontece quando o cliente até tem intenção e condições financeiras de efetuar o pagamento, porém, vai fazê-lo em atraso por falta de organização. Nesses casos, quanto mais presente for a cobrança na vida desse cliente, maior a probabilidade de receber o valor e de moldá-lo a priorizar sua empresa, pois quem cobrá-lo primeiro, recebe primeiro.
Estrangulamento de caixa
Nesses casos, o cliente é organizado e tem boas intenções, porém, falta o mais importante: dinheiro. A falta de recursos financeiros acaba por fazê-lo priorizar o pagamento das empresas que ele considerar essenciais para si e para seu negócio.
Falta de interesse e planejamento prévio para não pagar
Uma das situações mais desfavoráveis e nocivas, quando o cliente faz negócio com uma empresa já planejando não efetuar os pagamentos no futuro. Em geral, essas pessoas já possuem outras dívidas em atraso e recusam-se a fazer o pagamento delas.
Podemos perceber que nem todos os casos de inadimplência necessariamente trata-se de pessoas mal-intencionadas, no entanto, ainda assim isso pode trazer consequências negativas para sua empresa.
E é aí que contar com um sistema de proteção ao crédito e uma análise de crédito automatizada e qualificada se torna indispensável para sua empresa conhecer melhor o comportamento dos seus clientes e seu histórico financeiro, o que não atua apenas mostrando a negativação do cliente, mas fazendo análises preditivas de comportamento. Quer saber como? Continue a leitura!
Proteja sua empresa com a Deps
Nenhuma empresa faz negócio com o objetivo de não receber, correto? Por isso, sabemos que as áreas relacionadas ao crédito e às vendas de uma empresa são extremamente importantes, até mesmo em se tratando da sobrevivência corporativa.
Por isso, contar com uma solução que atua fornecendo dados precisos sobre a comportamento financeiro do cliente e otimizando a análise de crédito é fundamental para o sucesso da sua empresa.
Mas o que difere a Deps de outras soluções de proteção ao crédito? Nossa excelência e nossas soluções completas!
Enquanto muitos órgãos de proteção ao crédito independentes focam seus bancos de dados em apenas um segmento específico, como comércio ou bancos e instituições financeiras, com a Deps você obtém os dados relevantes do seu cliente nos mais diversos setores.
Além disso, nossa solução não apenas mostra os dados de forma desorganizada, mas também os compila em relatórios, faz análise preditiva e sugere limites de crédito personalizados de acordo com cada perfil de cliente.
E mais: otimize o tempo utilizado para analisar manualmente os dados com uma ferramenta que automatiza a concessão de crédito, deixando a tomada de decisão mais assertiva e somente em situações específicas.
Cansou de ter prejuízos financeiros e quer saber mais sobre nossas soluções para garantir que o crédito da sua empresa esteja protegido e em boas mãos? Entre em contato conosco. Temos especialistas prontos para te atender!
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