As políticas de crédito são indispensáveis para a gestão financeira de uma empresa, pois elas auxiliam na tomada de decisão para conceder crédito de forma segura e controlada. No entanto, muitas empresas cometem erros ao criar ou gerenciar esse processo que, quando mal aplicado, pode afetar negativamente a saúde financeira da organização.
O que une empresas em diferentes setores, seja na prestação de serviço ou venda de produtos, é a necessidade de ter segurança e controle dos riscos de crédito aos clientes. E para evitar problemas e imprevistos, é importante ter processos e estruturas de crédito bem estruturadas no seu empreendimento.
E para evitar os erros nesta área, a Deps, especialista em análise de crédito, vai te passar dicas importantes para aplicar na sua empresa. Confira e anote todas elas!
Erros comuns na gestão de políticas de crédito
Os principais equívocos que as empresas estão sujeitas a cometer durante a concessão de crédito são:
- Ausência de critérios claros para a concessão de crédito;
- Falta de monitoramento e controle do crédito concedido;
- Concessão de crédito sem avaliar a capacidade de pagamento do cliente;
- Não ter políticas de cobrança claras e eficazes;
- Não ter uma equipe treinada e capacitada para lidar com questões de crédito.
Tomando conhecimento dos erros é possível prevenir e evitar que eles se tornem motivos de preocupação dentro de uma organização. Afinal, é preciso alinhar as equipes para que possam considerar os mesmos aspectos e dados para liberar ou não crédito a um cliente.
Por isso é tão importante ter políticas de crédito claras, atualizadas e revisadas, evitando deixar qualquer ponto importante de fora dela. Afinal, ela é quase que a guardiã incansável do faturamento da sua empresa.
Uma política de crédito estruturada é muito importante
A criação de uma política de crédito ajuda a evitar os erros já mencionados e a garantir que o crédito seja concedido de forma segura e controlada. Além disso, elas evitam problemas com inadimplência e cobranças, que acabam tomando tempo das suas equipes.
Entre os principais benefícios desse processo, estão alguns que impactam diretamente a organização e a previsibilidade do seu negócio. Veja quais são!
- Redução de risco financeiro
As políticas de crédito ajudam a minimizar o risco financeiro para a empresa, garantindo que o crédito seja concedido de forma segura e estruturada. Afinal, com base em análises criam-se parâmetros seguros e metas compreensíveis para se trabalhar.
- Transparência e igualdade
A estruturação de políticas claras promove transparência e igualdade nas decisões de crédito. Além disso, elas também coíbem decisões arbitrárias ou fora dos interesses dos negócios.
- Melhoria da imagem da empresa
Com políticas de crédito estruturadas, a sua empresa transmite uma imagem de profissionalismo e competência ao mercado, questões que apoiam na manutenção dos atuais clientes e na captação de novos.
Agora que você já conheceu os benefícios e ótimos motivos para ter uma política de crédito, entenda como é possível desenvolver uma para o seu negócio.
Como se desenvolve uma política de crédito?
Essa tarefa não é tão simples, afinal, é preciso basear a política em dados para que elas possam ser conferidas e adequadas com o passar do tempo. Em empresas com mais tempo de mercado, é possível que existam históricos de compras e demais ações em sistemas próprios e de ERP.
Use as ferramentas que você tem a seu favor. Caso não possua histórico de dados, use e abuse das melhores práticas do mercado. Pesquise o histórico financeiro nos órgãos de proteção de crédito e avalie informações existentes no Banco Central. Crie algumas regras padrões para todos os novos clientes e ajuste elas até atingir parâmetros adequados ao perfil dos clientes de cada carteira.
Não esqueça de incluir informações de limite de compras, formas de pagamento previstas e até condições de entrega que podem variar pela análise de crédito de cada cliente.
Conheça quais são os dois tipos de política de crédito
As políticas de crédito atendem pontos diferentes da jornada do cliente na sua empresa. Elas até podem coexistir em um único documento, mas indicam abordagens distintas em cada uma delas.
- Políticas de concessão de crédito:
Definem quem será aprovado ou não para fazer parte da carteira de clientes, estabelece limites de créditos iniciais e define as formas de pagamento e prazos para tais conforme a capacidade financeira apurada.
- Políticas de manutenção:
Além dos dados externos, avaliam os históricos de compra com a sua empresa. O objetivo é permitir que o cliente compre o máximo possível com o menor risco possível para a sua empresa, tornando esse processo rentável ao seu negócio.
E as políticas são essenciais para acompanhar o cliente desde a entrada dele na sua empresa, na manutenção deste relacionamento quando ele começa a performar e termina com a parte de cobrança. Essa última, deve ser aplicada apenas para pequenas cobranças e de forma preventiva, sendo que inadimplências maiores devem ter política própria.
Como a Deps pode ajudar na criação de políticas de crédito eficazes?
A Deps é especializada em soluções para gestão de crédito e pode ajudar as empresas a criarem políticas de crédito de acordo com seus objetivos e necessidades. Com tecnologia de ponta, aplicamos automação nas análises de crédito, cadastro de clientes e manutenção de políticas eficazes.
Nosso sistema integra com o seu ERP e base de dados, permitindo o acesso e analisando históricos de clientes de forma rápida e prática. Os indicadores gerados facilitam a tomada de decisão das equipes, otimizam tempo e aumentam a lucratividade na carteira de clientes.
Aplique essa tecnologia no seu dia a dia e alcance bons resultados no seu negócio. Entre em contato com a Deps!
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