Construindo bases sólidas: como criar políticas e regras eficientes para recuperação de crédito  

Caso a sua empresa esteja envolvida em transações comerciais com outras entidades jurídicas, é possível que ocorram imprevistos com os seus clientes, resultando em períodos de inadimplência e comprometendo a relação de crédito com o seu empreendimento. Em momentos como esses, é de extrema importância não apenas estabelecer uma política de crédito eficaz, mas também implementar uma estratégia eficiente para recuperar o crédito.

Afinal, mesmo que um cliente entre em inadimplência, existe a possibilidade de reverter essa situação e retomar as negociações de maneira segura.

No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessário adotar algumas medidas específicas.

É sobre esse tema que discorreremos adiante. Prossiga na leitura para conhecer as nossas orientações sobre como desenvolver uma política eficaz para recuperar o crédito no seu negócio.

Está pronto para continuar?

 

 

Fundamente a sua estratégia na comunicação

Ao estabelecer a sua abordagem para recuperar crédito, é fundamental compreender que a recuperação difere da cobrança. No processo de cobrança, diferentes mecanismos, estratégias e até ações judiciais específicas podem ser empregados.

Por outro lado, a recuperação de crédito é uma medida mais individualizada e intrinsecamente ligada às características exclusivas de cada negócio. Devido a essa natureza, é crucial um planejamento minucioso que esteja alinhado com os objetivos da sua empresa.

Portanto, se a intenção é assegurar a estabilidade econômica do seu empreendimento e reaver recursos, a recomendação é fundamentar a sua estratégia de recuperação por meio de diálogo direto com o cliente.

Um diálogo eficaz possui maior probabilidade de alcançar o resultado desejado em comparação a medidas de cobrança imediatas, como notificações e procedimentos legais, que devem ser considerados como último recurso.

 

Estabeleça uma política com limites para as negociações

O recomendável é conduzir análises de viabilidade financeira tanto para a sua empresa quanto para o cliente inadimplente.

Isso visa identificar as margens máximas que podem ser alcançadas durante o processo de negociação, considerando fatores como quantidade de parcelas, descontos, redução de juros e outras variáveis.

Dessa maneira, será possível avaliar de maneira mais precisa o equilíbrio entre custos e benefícios em cada negociação, além de definir até que ponto é viável ceder.

Além disso, munido dessas informações, torna-se mais simples e eficaz estabelecer diretrizes para as negociações, as quais podem orientar o trabalho do setor de atendimento na hora de negociar.

 

 

Incorpore os 5 C’s do crédito

Uma estratégia de recuperação de crédito deve considerar uma ampla gama de fatores positivos relacionados ao cliente e ao mercado. Portanto, ao desenvolver as regras de recuperação do seu negócio, procure identificar as seguintes características nos seus clientes:

Caráter: Realize uma investigação sobre o histórico financeiro da empresa que busca o crédito para entender a sua reputação no mercado.

Capacidade: Avalie a verdadeira habilidade do solicitante em cumprir com seus compromissos financeiros e efetuar o pagamento da dívida.

Capital: Assegure-se de que a empresa solicitante possui um patrimônio líquido compatível com as transações pretendidas. Isso inclui analisar a rentabilidade do capital disponível e o nível de endividamento dos ativos.

Colateral: Busque as garantias mais sólidas e seguras ao conceder crédito ao cliente, como equipamentos da empresa requerente, imóveis, estoque, entre outros.

Condições: Baseie-se nas projeções futuras da empresa solicitante. Avalie se ela está em crescimento ou declínio, sua situação atual, estado dos empreendimentos, entre outros.

Por último, a recuperação de crédito é uma operação de extrema importância dentro de um negócio, especialmente devido aos riscos envolvidos e ao impacto na saúde financeira da empresa.

Portanto, adotar as devidas precauções e implementar uma política sólida, embasada em informações concretas, é crucial. Com essas orientações, você estará bem preparado para lidar com essa questão.

Interessou-se por este artigo? Gostaria de saber mais sobre como a Deps pode auxiliar a sua empresa?

 

 

Por hoje, é isso. Para receber mais dicas voltadas para o mercado financeiro e se manter atualizado, siga nossas redes sociais imediatamente. Estamos no FacebookInstagramYouTube Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

                              

 

 

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes