Como as políticas de crédito podem aprimorar a gestão?
O manual de políticas de crédito é um documento que estabelece critérios e condições para aprovação ou recusa de concessões de crédito pela empresa.
Ao analisar dados financeiros e históricos dos clientes, essas políticas identificam perfis de consumidores e contribuem para a melhoria dos indicadores, moldando a carteira de clientes da empresa.
Na criação de uma política de crédito, é essencial considerar o contexto atual do negócio. A flexibilidade da política de crédito deve ser adaptável às necessidades ou oportunidades da empresa.
Por exemplo, se uma empresa adota inicialmente uma abordagem mais flexível na concessão de crédito, mas enfrenta uma crise financeira, a política precisa ser ajustada para evitar riscos de inadimplência.
À medida que as dívidas aumentam, a flexibilidade na concessão diminui.
O mesmo princípio se aplica a grandes empresas estabelecidas no mercado. O risco de inadimplência é elevado, exigindo uma política de crédito mais criteriosa. Nesse cenário, o acesso ao crédito deve ser concedido apenas a clientes que apresentem garantias sólidas de cumprimento da dívida.
Ao seguir essas práticas de gestão, sua empresa poderá otimizar as políticas de crédito e garantir uma abordagem adequada às diferentes fases do negócio. Continue a leitura para implementar essas boas práticas em sua empresa.
Como implementar a política de crédito mais eficaz para a minha empresa?
Cada situação demanda uma abordagem específica e uma política de crédito adequada. Cabe ao gestor desenvolver respostas adaptadas às possibilidades de sucesso ou às ameaças presentes.
Compreender quem constitui o público-alvo ideal para faturamento é crucial para obter resultados positivos.
Além disso, é válido observar que as empresas podem adotar mais de uma política de crédito, dependendo do modelo de negócio, tamanho, objetivos e até mesmo após uma avaliação do histórico de concessões.
Antes de determinar a melhor opção, é fundamental responder à seguinte pergunta:
Você está familiarizado com os 5 tipos de políticas de crédito disponíveis?
Descubra como elas podem orientar a sua empresa na tomada de decisões apropriadas.
Existem cinco categorias que podem ser aplicadas de acordo com o momento e os objetivos específicos do seu negócio.
Quando implementadas de forma estratégica, a política de crédito pode se tornar um diferencial competitivo para a empresa.
Essas categorias são:
Crédito liberal e cobranças rigorosas
O cliente tem fácil acesso ao crédito, mas as cobranças são conduzidas de maneira mais assertiva.
O número de beneficiários é maior, porém, as penalidades são mais severas diante de problemas com pagamentos.
Crédito rigoroso e cobranças liberais
O crédito é concedido apenas se o cliente puder comprovar a capacidade de pagamento.
O controle sobre as cobranças é mais flexível, proporcionando um acompanhamento menos restrito.
Crédito rigoroso e cobranças rigorosas
Tanto a aprovação quanto o acompanhamento da cobrança são realizados com critérios rigorosos.
Essa prática é comum em empresas com uma imagem sólida no mercado, geralmente oferecendo vantagens exclusivas e sendo seletivas na escolha de clientes.
Crédito liberal e cobranças liberais
Essa tática é adotada por empresas que buscam expandir sua base de clientes.
Valores de crédito são liberados de forma que a inadimplência não represente riscos significativos para o negócio.
Crédito moderado e cobranças moderadas
Um modelo que busca equilibrar concessão e cobrança.
Adequado para empresas que não recebem muitos pedidos de crédito ou que possuem uma base de clientes menor, reduzindo assim o risco de inadimplência.
E o que caracteriza uma política de crédito eficiente?
Em muitas empresas, o critério para determinar a concessão de crédito muitas vezes está vinculado ao conhecimento pessoal, seja da perspectiva da empresa, de seus gestores ou diretores, sobre os clientes.
O analista dispõe de um guia que orienta as decisões a serem tomadas, evitando possíveis ameaças e identificando oportunidades.
Isso não é apenas um recurso crucial para a segurança financeira, mas também impulsiona o crescimento da empresa. No entanto, apesar de sua importância, muitas empresas cometem o equívoco de não levá-la a sério, pelo menos não na medida necessária.
No cenário atual, diversas instituições baseiam as operações de crédito no critério do conhecimento pessoal de cada analista, o que representa um alto risco para os negócios.
A ausência de uma avaliação criteriosa impossibilita a identificação de potenciais perigos ou pode levar ao erro de perder clientes adimplentes.
Uma política de crédito deve adaptar-se às particularidades de cada negócio, auxiliando na consecução de seus objetivos. Isso significa que o que funciona para uma empresa pode não ser eficaz para outra, tornando essencial a personalização da política de crédito.
Qual é o propósito da política de crédito?
Sua utilidade abrange diversas finalidades, desde a minimização dos riscos de inadimplência até o aumento do número de clientes, tudo dependendo das necessidades específicas da companhia. A variação ocorre de acordo com a definição dos objetivos.
É fundamental salientar que a política de crédito pode se integrar à estratégia de faturamento da empresa.
Por exemplo, ao estabelecer regras para financiamentos flexíveis durante períodos de baixa no mercado, tornando-se uma estratégia atrativa para clientes e ampliando o volume de vendas.
Quando aliada a dados financeiros e históricos, a política de crédito otimiza a identificação dos perfis ideais para a formação da carteira de clientes da empresa. Considerando que a venda a prazo é comum no mercado, sua condução deve ser segura, eliminando possíveis riscos.
Como garantir que você construiu a melhor política de crédito para o seu negócio?
Mais do que ter uma política de crédito bem definida, é fundamental ter a certeza de sua aplicação correta.
Oferecemos consultoria na elaboração da sua política, contando com a experiência de profissionais altamente capacitados.
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Isso proporciona total controle da sua carteira de clientes e máxima precisão na identificação de oportunidades e ameaças.
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