Recuperação de crédito: estratégias da DepsNet para maximizar resultados

Colaboradores da Deps conversando sobre as vantagens da Plataforma DepsNet.

Presente na Plataforma DepsNet, o módulo de recuperação de crédito conta com estratégias próprias para garantir o retorno de valores devidos por clientes negativados, reduzindo as perdas financeiras geradas pela falta de pagamento.

A recuperação de crédito, processo tão importante dentro de empresas que concedem crédito, visa negociar de forma persuasiva e flexível o pagamento de dívidas antigas, evitando que estas se transformem em prejuízos.

Este procedimento deve ser realizado com uma abordagem respeitosa e compreensiva, já que nem todo cliente inadimplente é, necessariamente, um mau pagador.

Uma recuperação de crédito bem-feita beneficia tanto a empresa, que recupera os valores devidos, quanto o cliente, que tem a oportunidade de regularizar sua situação financeira e limpar seu nome.

Por isso, com as estratégias corretas, as chances de recuperar os valores são ainda maiores, e é aqui que a Plataforma DepsNet pode ser de grande valia para sua empresa.

Saiba mais sobre os processos presentes na recuperação de crédito a seguir e como sua empresa pode se beneficiar das ferramentas disponíveis na Plataforma DepsNet.

Cobrança x Recuperação de Crédito: quais as diferenças?

Embora similares, a cobrança e a recuperação de crédito se tratam de diferentes abordagens dentro de um negócio.

Na cobrança, o objetivo é reaver os valores emprestados pela empresa, independentemente do tempo em que a dívida esteja em aberto ou se o cliente está negativado.

Nesses casos, a empresa credora entra em contato com o cliente assim que há atraso no pagamento e a negociação costuma ser menos flexível, oferecendo alternativas para regularizar a dívida.

Já a recuperação de crédito pode ser realizada tanto pela empresa na qual a dívida se originou quanto por uma empresa especializada em recuperação de crédito, ou, ainda, a dívida pode ser vendida para empresas externas.

Porém, o processo de recuperação só pode ser iniciado após a negativação do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Apesar de exigir habilidades persuasivas por parte do recuperador de crédito, também costuma ofertar mais opções de acordos para os clientes, o que facilita a negociação entre as partes.

É importante lembrar que a recuperação de crédito objetiva a recuperação de valores para a empresa, mas também trabalha em prol do cliente, auxiliando-o a resolver suas pendências financeiras e voltar a comprar a prazo no mercado a partir da retirada de suas restrições.

Estratégias de recuperação de crédito da DepsNet

Agora que ficou mais claro os objetivos e funcionamento da recuperação de crédito, conheça as principais ferramentas que a Plataforma DepsNet oferece em seu módulo especializado para facilitar o fluxo de cobrança.

Automação e análise avançada de dados

A automação oferecida pela DepsNet oferece uma visão holística dos dados de seus clientes, unificado em um só lugar.

Assim, fica muito mais fácil acompanhar os pagamentos, o que facilita a identificação de devedores e a implementação de estratégias personalizadas de cobrança.

Lembretes de pagamentos

Utilizado antes da data de pagamento para lembrar o cliente do vencimento de uma parcela, essa ferramenta – que pode ser usada em forma de SMS (Short Message Service) ou e-mail – atua de forma preventiva para evitar a inadimplência de clientes desorganizados financeiramente.

Envio automático de e-mails

O disparo de e-mails automáticos para clientes inadimplentes, oferecendo formas de entrar em contato para regularização da dívida, mostra a disponibilidade da empresa em negociar as pendências do cliente.

Esse processo agiliza o contato com o cliente e aumenta a produtividade de seus colaboradores, que poderão focar em estratégias persuasivas de comunicação enquanto o sistema se ocupa com as formas de contato.

Esse método é bastante eficaz, principalmente porque permite mensagens mais longas com ofertas de renegociações, anexo de documentos, dentre outras possibilidades.

Higienização de dados

Um módulo à parte da DepsNet, a higienização da base de dados garante que as informações de contato de seus clientes estejam sempre atualizadas, facilitando a comunicação caso haja necessidade de cobrança.

Saiba mais sobre essa solução da Deps clicando aqui.

Recupere crédito com a Plataforma DepsNet

Sua empresa precisa recuperar crédito de clientes inadimplentes? Conte com a Plataforma DepsNet!

Com ela, você aumenta a eficiência na recuperação de crédito, reduzindo as perdas e melhorando a saúde financeira da sua empresa.

Contamos com um sistema modular completo para auxiliar seu negócio na recuperação das pendências financeiras de seus clientes, e estamos aptos a oferecer as melhores estratégias para seu negócio.

Mas é importante lembrar que, embora tanto a cobrança quanto a recuperação de crédito sejam essenciais na gestão de crédito dentro de uma empresa, a chave para o sucesso financeiro é contar com uma análise de crédito eficaz que reduza o número de inadimplentes – o que nossa plataforma também oferece!

Através dos planos de governança e alçadas de usuários você garante que a concessão de crédito seja adequada ao perfil do seu cliente, de forma a reduzir a inadimplência.

Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça todas as vantagens que a DepsNet pode levar à sua empresa para maximizar ainda mais seus resultados.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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