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5 estratégias essenciais para uma análise de crédito precisa

Colaboradores Deps mostrando os benefícios de obter uma análise de crédito automatizada.

A gestão da análise de crédito é uma grande preocupação para a maioria das empresas. Atualmente, enfrentamos um acesso ao crédito cada vez mais restrito, dificultando a sustentabilidade tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

A questão é: como mitigar os riscos ao realizar uma análise de crédito eficaz?

Em um cenário de alto risco, adotar uma política de crédito mais cautelosa ao conceder crédito aos clientes pode ser crucial para o sucesso dos negócios.

Confira em nosso post de hoje como realizar uma análise de crédito assertiva na sua empresa e mantenha a saúde financeira em dia!

Vamos lá?

Pensando nisso, listamos 5 práticas de mercado para ajudá-lo a realizar uma análise de crédito assertiva

Conheça o seu negócio e o seu cliente: Compreender os objetivos da sua empresa e traduzi-los em processos (políticas, regras) é o primeiro passo para construir um perfil individual dos clientes. Esse perfil resulta da análise de crédito, que considera informações de provedores e o comportamento do cliente com a sua empresa.

Familiarize-se com os ‘Cs do crédito’: Um dos métodos mais conhecidos de análise de crédito, esse método sugere analisar o caráter, a capacidade, o capital, o colateral, as condições e o conglomerado do cliente.

É amplamente aplicado a créditos especiais, mas pode ser burocrático para créditos massificados, reforçando a importância de conhecer o seu negócio e o seu cliente.

Defina o tipo e o teto de crédito a serem concedidos: Após conhecer bem o seu cliente, a empresa pode estabelecer o limite de crédito apropriado.

Gerencie os seus clientes: Após conceder um teto de crédito, é crucial gerenciar esse limite, ajustando-o conforme o comportamento do cliente dentro dos períodos determinados nas políticas de crédito. Inicialmente, as empresas costumam não conceder uma linha de crédito muito elástica, mitigando riscos mas podendo restringir vendas.

Utilize uma plataforma especializada de análise de crédito: Automatizar, padronizar e gerenciar o processo de crédito e a carteira de clientes com uma plataforma especializada é a maneira mais eficaz e eficiente.

Isso garante segurança, conformidade com a LGPD, e torna o processo mais rápido e objetivo.

O uso de um sistema integrado a processos e métodos elimina muitas etapas da análise convencional, reduzindo inadimplência, otimizando custos, controlando a esteira de crédito e a carteira de clientes, protegendo a empresa e mantendo as oportunidades de negócios.

Considerando essas práticas, sua empresa estará mais preparada para mitigar os riscos das concessões de crédito.

Para garantir o sucesso dessa etapa, é ideal contar com o apoio de um fornecedor de qualidade e com o melhor método do mercado, que possua a experiência necessária para monitorar todos os pontos importantes dos processos de implantação e uso da plataforma, assegurando o máximo aproveitamento de suas funcionalidades.

Quer acessar mais conteúdos como este? Acesse o nosso blog!

Lá, você encontrará outras dicas valiosas sobre o mercado financeiro e estará sempre atualizado. Estamos sempre ativos por lá!

Se você quer um parceiro estratégico para elevar a gestão de análise de crédito em sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas!

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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