Entenda o processo de análise de crédito e veja como simplificá-lo
A análise de crédito é um processo muito importante para todas as empresas. Afinal, é por meio dela que as negociações acontecem. Além disso, ela é capaz de determinar se uma venda a prazo pode ocorrer e o limite de crédito que pode ser concedido a cada cliente. Como esse processo é altamente estratégico, precisa ser feito com cuidado.
No entanto, muitos negócios acabam demorando demais e o cliente pode ficar dias aguardando uma resposta, o que pode impactar na satisfação dele com a sua empresa. Para que isso não ocorra, é fundamental que o seu processo seja simples, porém eficaz. Isso porque uma análise mal feita pode gerar sérios danos à saúde financeira da sua organização.
Quer saber como alcançar a agilidade e eficiência na sua análise de crédito? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!
Relembrando, o que a análise de crédito?
A análise de crédito é um processo no qual as empresas analisam o potencial de retorno dos valores. Ou seja, é solicitado uma série de documentos para saber se o cliente terá condições de honrar com o compromisso assumido.
Um dos principais motivos da realização desse processo é evitar o temido calote. Já que se o cliente comprar e não pagar, a saúde financeira da sua empresa vai ficar prejudicada.
Lembre-se que a análise de crédito serve tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas, ok? Em ambos os casos, é um meio de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.
Como a análise de crédito funciona?
O primeiro passo para a análise de crédito é a solicitação de documentos básicos do cliente. Por exemplo, se for uma venda B2B, esses são alguns dos documentos que podem ser pedidos:
- CNPJ;
- Contrato social;
- Certidões negativas de débito.
De posse dessas informações, a sua empresa vai poder realizar uma análise minuciosa dos riscos envolvidos na transação, incluindo probabilidade de inadimplência e a capacidade de pagamento.
Diante dessa análise é que a empresa saberá ou não se irá conceder crédito, além do valor de limite a ser concedido, parcelamento e taxas de juros.
Esse processo é bastante burocrático e envolve o trabalho de vários analistas experientes que utilizam os dados coletados e o seu feeling de mercado para chegar a uma decisão.
Simplificando a análise de crédito
Como você pode ver, o processo de análise de crédito envolve muitas etapas e ainda depende, em partes, da experiência do analista. No entanto, existe uma forma de tornar esse processo mais simples, ágil e eficaz, aumentando ainda seu grau de confiabilidade.
Isso é possível com automação do processo e o uso de ferramentas informatizadas como a Deps. Nossas soluções fazem uso de inteligência artificial, além de uma consulta a diversos bancos de dados em questões de minutos.
Assim, você tem uma resposta rápida e seu cliente não precisa ficar dias aguardando um retorno. Nosso sistema também oferece Hub de Dados e é atualizado constantemente de acordo com a lei, para manter o compliance na sua empresa.
Um exemplo é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Nós estamos totalmente de acordo com a nova lei, para que nem você e nem seus clientes sejam afetados.
Agora que você já sabe como ter um processo de análise de crédito simplificado e eficaz, que tal aproveitar e entrar em contato com os nossos especialistas e conhecer as maneiras que a Deps pode te ajudar? Tenho certeza de que seremos ótimos parceiros.
Para continuar por dentro das novidades do mundo financeiro, siga acompanhando o blog da Deps. Não esqueça de seguir nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.
Até mais!