Durante momentos de crise, é fundamental que o setor financeiro tome medidas para garantir a continuidade dos negócios. Reduzir despesas e avaliar a melhor direção a ser seguida são as primeiras providências para superar períodos difíceis.
No entanto, surge uma questão para os profissionais de finanças: como reduzir os custos da análise de crédito sem comprometer a qualidade?
Essa tarefa não é fácil, uma vez que a qualidade das análises é crucial para evitar inadimplência e prejuízos financeiros.
No entanto, é possível alcançar eficiência nos custos e melhorar a eficácia das análises ao mesmo tempo, proporcionando ganhos significativos para a empresa. Quer descobrir como fazer isso? Confira as seguintes dicas.
Analise o consumo da sua empresa com os provedores
Saber as informações corretas é essencial para fazer uma análise de crédito precisa. No entanto, ter apenas as informações básicas não é suficiente para avaliar com eficácia.
Uma maneira inteligente de economizar na análise de crédito é verificar o consumo da sua empresa com os bureaus de crédito.
Mas atenção! Nem todas as informações fornecidas pelos bureaus são relevantes para a sua análise. Alguns relatórios são mais caros e podem não ser necessários para o seu setor.
É importante focar nos dados que agregam valor à política da sua empresa. Dessa forma, você poderá economizar nas informações e tornar a análise de crédito mais adequada aos seus negócios.
Considere diferentes fontes de informação
Além de verificar a qualidade das informações, é importante também explorar outras fontes e entender quais variáveis são mais relevantes para a sua estratégia.
Ao fazer essa avaliação, você pode equilibrar o custo e benefício das informações e descobrir se há alguma oportunidade de trocar de fornecedor. Isso pode tornar suas decisões mais acertadas.
Melhore o processo de cadastro
Hoje em dia, é difícil encontrar empresas que não usem as informações do cadastro de clientes de maneira estratégica.
Nessa etapa do processo comercial, é possível pedir mais informações do cadastro que ajudem a tomar decisões melhores sobre crédito. Essas informações também ajudam a validar os dados e determinar o potencial de limite.
Além disso, outra maneira de reduzir os custos da análise de crédito é integrar todas as informações do cadastro. Algumas áreas de crédito não recebem todas essas informações automaticamente, o que pode gerar retrabalho e, claro, mais custos.
Faça avaliação de crédito automatizada
Por último, separamos aqui a melhor dica para reduzir custos sem deixar de lado a qualidade da avaliação.
Além de garantir que nada se perca durante o procedimento, definir os processos é fundamental para que todos os colaboradores sigam os mesmos critérios de avaliação.
Veja os benefícios que uma avaliação de crédito automatizada pode trazer para a sua empresa:
• Maior velocidade na análise de crédito e liberação de pedidos;
• Foco da equipe nas avaliações que merecem maior atenção;
• Otimização do uso de informações de diferentes bases;
• Política de crédito voltada para as necessidades do seu negócio;
• Mais tempo para avaliar os pedidos perdidos e os “falsos positivos”.
Se você não tem tempo ou não se sente seguro para realizar esse procedimento internamente, escolher um excelente sistema para automatizar o cadastro e a análise de crédito é importante para colocar em prática todas as dicas deste artigo.
Assim, você e toda a sua equipe poderão usufruir dos benefícios de uma gestão mais personalizada e eficiente!
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Entre em contato agora mesmo com a gente, teremos prazer em lhe apresentar todas as soluções para impulsionar o sucesso do seu negócio.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Até mais!