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Práticas de mercado eficazes para dominar a análise de crédito

A gestão da análise de crédito junto às práticas de mercado eficientes, são cruciais em tempos de baixas nas vendas e acesso limitado ao crédito. Enfrentamos um cenário econômico em que o número de inadimplentes cresce a cada dia.

Diante desse contexto desafiador, surge a importante questão: como mitigar os riscos ao realizar uma análise de crédito?

Em uma situação de alto risco, adotar uma política de crédito mais cautelosa ao conceder crédito aos clientes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios.

Confira nossas dicas no post de hoje, sobre  práticas de mercado eficazes para se diferenciar e  realizar uma análise de crédito eficiente.

 

 

Maximize a precisão da sua análise de crédito com estas 5 práticas de mercado

1 – Compreenda seu negócio e seus clientes

A chave para uma análise de crédito assertiva é conhecer profundamente sua empresa e seus clientes.

Transforme os objetivos em políticas e regras, construindo perfis individuais por meio da análise de crédito. Utilize informações de provedores e observe o histórico de comportamento dos clientes com sua empresa.

 

2 – Domine os “Cs do crédito”

Os “Cs do crédito” são um método amplamente utilizado na análise de crédito, que envolve avaliar informações essenciais sobre o cliente, como Caráter, Capacidade, Capital, Colateral, Condições e Conglomerado.

Embora seja aplicado principalmente em créditos especiais, esse método pode ser burocrático demais para créditos em grande escala, sendo seu uso determinado pelo conhecimento do seu negócio e do seu cliente.

 

3 – Determine o tipo e o limite de crédito a ser concedido

Após conhecer o cliente, a empresa pode definir qual será o limite de crédito a ser concedido, também conhecido como teto de crédito.

Essa decisão baseia-se nas informações obtidas durante a análise, permitindo uma concessão de crédito adequada e segura.

 

 

4 – Faça a gestão dos seus clientes

Após aprovar um limite de crédito para um cliente, é importante gerenciá-lo de forma adequada. Esse limite pode ser ajustado periodicamente com base no comportamento do cliente, conforme definido nas políticas de crédito da empresa.

Por precaução, muitas empresas inicialmente não concedem um limite de crédito muito flexível nas primeiras transações, visando mitigar riscos, mas isso pode restringir as vendas. É necessário encontrar um equilíbrio entre segurança e oportunidade de negócios.

 

5 – Utilize a solução Deps Smart para análise de crédito eficiente

A solução online de análise de crédito, Deps Smart, é uma opção altamente recomendada para automatizar, padronizar e gerenciar a esteira de crédito e a carteira de clientes.

Com total conformidade com as regulamentações da LGPD, o Deps Smart oferece segurança, simplicidade e objetividade ao processo.

Através dessa plataforma especializada, é possível agilizar consideravelmente a análise de crédito, eliminando etapas do processo tradicional.

O uso do Deps Smart proporciona uma abordagem segura e eficiente, permitindo uma análise precisa e rápida dos clientes.

Aproveite os benefícios oferecidos pela solução Deps Smart para otimizar sua análise de crédito e tomar decisões assertivas. Simplifique o processo, reduza riscos e acelere o crescimento dos seus negócios.

Uma análise de crédito precisa reduzir a inadimplência, otimizar custos e garantir o controle da esteira de crédito e da carteira de clientes. Dessa forma, a empresa pode se proteger e evitar perdas nos negócios.

Ao implementar essas práticas, sua empresa estará mais próxima de mitigar os riscos das concessões de crédito. É essencial contar com um fornecedor de qualidade e utilizar o melhor método disponível no mercado.

Dessa forma, você terá a experiência necessária para monitorar todos os aspectos importantes da implementação e utilização da plataforma, garantindo o máximo proveito de suas funcionalidades.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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