A análise de crédito é um procedimento sensível que impacta tanto os clientes, que dependem da liberação do crédito para investir ou realizar compras, quanto as empresas, que buscam conquistar ou fidelizar clientes, ao mesmo tempo em que temem a inadimplência.
No decorrer desse processo, vários profissionais, como vendedores, analistas e gerentes, também são influenciados.
Simplificar a cadeia de solicitação e concessão de crédito é um desafio almejado por todas as empresas. Contudo, é essencial identificar e abordar os principais obstáculos nesse modelo, implementando estratégias para superá-los.
Neste artigo, abordamos os três principais desafios enfrentados pelas empresas no processo de concessão de crédito e fornecemos sugestões para evitá-los. Confira!
3 desafios na análise de crédito empresarial: estratégias para prevenção
1-Ausência de critérios claros na concessão de crédito
A formulação de uma política de concessão de crédito envolve a definição de normas que determinam os critérios que um cliente deve atender para ter sua solicitação de crédito aprovada. Embora teoricamente simples, a prática muitas vezes revela problemas.
Frequentemente, as empresas estabelecem suas regras de concessão de crédito, mas estas podem carecer de clareza e definição.
Isso abre espaço para a subjetividade, ou seja, para interpretações individuais de cada analista, podendo até resultar em uma análise reativa que prejudica o crescimento da empresa.
Mas, como prevenir?
A elaboração de uma política de crédito deve especificar os critérios definidos pela empresa, levando em consideração os diferentes perfis de clientes, em vez de aplicar uma regra geral para todos.
Isso permite classificar e segmentar a carteira de clientes, identificando quais são críticos ou não, facilitando assim a liberação de crédito.
Além da criação da política, a empresa deve integrar sua Estratégia, Cultura e Operações de negócio para garantir crescimento e segurança, evitando concessões baseadas apenas em relações pessoais entre o solicitante e um colaborador.
2- Gerenciamento descentralizado em diferentes plataformas
O setor de análise de crédito é composto por diversas empresas que coletam dados dos clientes. O analista se vê obrigado a verificar cada uma dessas plataformas para confirmar dados, avaliar o risco da transação e armazenar informações em locais distintos.
Esse processo manual consome tempo considerável do profissional, que, ao final da análise, ainda enfrenta incertezas quanto à decisão tomada.
Surge, então, a necessidade de consolidar todas as informações e cruzamentos de dados de forma unificada, baseada em um score (pontuação) conforme a política da empresa.
Como prevenir?
O ideal é centralizar essas informações em um único ponto, como um software de gestão de crédito. Isso pode ser alcançado por meio de plataformas que integram-se ao Sistema ERP da empresa e aos birôs de crédito já em uso, realizando a combinação de dados, efetuando análises e apresentando um diagnóstico dos riscos da operação em uma única tela.
Desta maneira, a análise é conduzida conforme a política específica da empresa, em vez de se basear apenas em uma regra geral.
3- Limitações do ERP (quando há automação): baseado em regras gerais, não na política empresarial
As regras de avaliação genéricas não oferecem uma análise suficiente para determinar se um cliente possui um perfil adequado para receber mais ou menos crédito.
O maior entrave nesse processo reside no tempo perdido pelos analistas, considerando que essa rotina é repetida diversas vezes com diferentes clientes.
Como prevenir?
A adoção de uma plataforma de automação para análise de crédito permite à empresa incorporar sua política específica, integrando processos e equipes para automatizar a rotina manual, resultando em maior agilidade e segurança, alinhando as informações conforme a estratégia e o crescimento da empresa.
A concessão de créditos deve ser realizada de maneira segura para evitar prejuízos ao negócio. Identificar as falhas nesse processo é o primeiro passo para mitigar problemas futuros.
Agora que você está ciente dos principais desafios, avalie seu negócio e implemente as mudanças necessárias para minimizar os riscos.
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Até mais!
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