5 dicas para melhorar a experiência do cliente na análise de crédito

Colaborador Deps mexendo no computador observando como as soluções da Deps auxiliam no processo de análise de crédito e na experiência do cliente.

Como é o processo de análise de crédito em sua empresa, pela perspectiva do seu cliente?

Você já parou para pensar em como é a experiência do cliente durante a avaliação de crédito? O que para você se trata de um procedimento padrão e repetitivo, para seu potencial cliente pode ser algo repleto de ansiedade, impaciência e, até mesmo, insatisfação.

É importante lembrar que essa pessoa, que está aguardando uma resposta, tem grandes chances de se tornar seu cliente; por isso, a preocupação em oferecer uma experiência positiva e atendimento de primeira deve iniciar desde antes da análise de crédito e não deve, de forma alguma, ser esquecida durante o processo.

Para garantir que sua empresa esteja utilizando o crédito como uma forma de fidelização, separamos 5 dicas de como melhorar a experiência de seu cliente durante a análise de crédito.

Continue a leitura para descobrir como tornar a análise de crédito ainda mais adequada para assegurar a satisfação do seu cliente. Vamos lá?

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A experiência do cliente na análise de crédito

Antes de tudo, é importante entendermos o conceito de experiência do cliente, termo que tem se tornado cada vez mais comum no ambiente comercial.

Trata-se do contato do cliente com a empresa, desde o início de sua jornada de compra até finalizá-la.

É a experiência positiva do cliente com sua empresa que definirá sua fidelização, ou seja, a probabilidade dele voltar a fazer negócio com você.

Nesse sentido, os esforços empregados em garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível devem ser contínuos, consistentes e empáticos, inclusive quando falamos da análise de crédito, que é uma etapa tão essencial no processo de compra e vendas.

Na análise de crédito, são avaliados diversos aspectos financeiros do requisitante de crédito, como seu histórico de pagamentos, débitos em aberto, tendência de comportamento, dentre outras características que auxiliarão na construção de um perfil de crédito adequado, resultando na concessão ou não de crédito a ele.

É importante lembrar que esse tipo de análise não deve levar em conta somente o passado do consumidor, mas também sua situação atual e, sempre que possível, fazer uma análise preditiva do comportamento de pagamento do cliente.

Tudo isso pode ser obtido com o uso das ferramentas certas, sobre as quais falaremos mais à frente.

Agora que você já entendeu a importância de uma experiência agradável para o potencial cliente, indicaremos algumas dicas de como fazer com que esta seja ideal para o crescimento do seu negócio.

 

Dicas de como melhorar a experiência do cliente

A seguir, conheça 6 dicas para que a experiência do cliente seja um sucesso em sua empresa:

Conhecer o perfil do cliente

Se nossas mães diziam que “não somos todo mundo”, é porque já sabiam da singularidade de cada indivíduo em relação a suas atitudes, crenças e comportamentos.

Quando se compreende que cada pessoa possui um perfil diferente, em especial quando falamos de crédito e comportamento de pagamento, a análise de crédito se torna muito mais fácil e precisa, adaptada aos diferentes tipos de clientes que seu negócio possui e almeja.

Nesse contexto, o ideal é fazer uma análise de mercado e traçar quais perfis de cliente sua empresa atende; assim, a tomada de decisão fica muito mais tranquila, com o olhar direcionado e focado nas necessidades e características específicas da sua empresa.

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Dar atenção no pós-venda

Um equívoco comum de muitas empresas é acreditar que com a venda finalizada, seu papel com o consumidor é encerrado, não investindo esforços em criar um relacionamento com o cliente e manter sua satisfação.

O erro está na perda de oportunidades a partir da compra realizada, pois desincentiva a abertura para cross selling e up selling, por exemplo.

Além disso, um cliente satisfeito tem mais chances de recomendar sua empresa para amigos e conhecidos, gerando novas oportunidades de negócio e fortalecendo a reputação da marca.

Manter um contato contínuo, oferecer suporte e acompanhar a experiência do consumidor são ações essenciais e necessárias para transformar cada venda em um ponto de partida para um relacionamento duradouro.

Auxílio da automação na análise de crédito

Hoje em dia, ninguém gosta de esperar, né? Com a correria do dia a dia e a velocidade com que as coisas acontecem, as pessoas querem soluções rápidas e eficientes.

E isso vale para tudo, desde um simples atendimento até o tempo de entrega de um produto. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para serem mais ágeis, oferecendo respostas rápidas e um serviço eficiente.

A automação na análise de crédito pode ser uma excelente maneira de agilizar o processo, pois entrega relatórios completos embasados em uma diversidade de dados, auxiliando numa tomada de decisão mais inteligente e rápida, sem pôr em risco a saúde financeira da empresa.

Nesse cenário, todo mundo sai satisfeito: o cliente obtém uma resposta de forma mais rápida, e seu negócio concretiza a venda com mais precisão e consistência.

Ter políticas de crédito atualizadas

As políticas de crédito precisam ser partes integrantes da análise de crédito. Isso está relacionado aos perfis de clientes que sua empresa tem, conforme mencionamos acima, já que serão partes determinantes da concessão de crédito.

Definir os critérios e condições para cada tipo de cliente que seu negócio possui, e manter esses dados atualizados conforme os objetivos de sua empresa, é parte essencial de análise de crédito.

O resultado de políticas de crédito atualizadas e coerentes é a diminuição da inadimplência, já que adaptar as condições para que realmente se encaixam na realidade financeira do cliente, aumenta-se a probabilidade de ele conseguir manter os pagamentos em dia.

Comunicação eficiente e treinamento contínuo da equipe comercial

Em uma relação comercial, é necessário garantir que ambas as partes estejam cientes e em concordância com o acordo estabelecido.

Para isso, a comunicação entre sua empresa e o cliente precisa ser eficiente, clara e objetiva, evitando possíveis desentendimentos e comportamentos negativos.

Dessa forma, o treinamento da equipe comercial deve ser contínuo, para que se possa assegurar que a linguagem utilizada esteja coesa e harmoniosa, e o atendimento seja o mais eficaz possível para satisfação do cliente.

Com a Deps, a satisfação é garantida

Você sabia que a Deps pode auxiliar o processo de análise de crédito, deixando com que o atendimento ao cliente seja mais eficiente?

Com o uso de ferramentas de automação desenvolvidas especialmente para a análise de crédito, a Deps leva mais agilidade nas respostas ao cliente, consistência nos dados analisados, precisão nas tomadas de decisão e satisfação do cliente em relações comerciais.

Fale com um de nossos especialistas e peça uma apresentação de nossas soluções.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

 

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