A comunicação é um pilar fundamental nas transações comerciais. É através dela que se atrai, informa e convence o cliente a criar um relacionamento com sua empresa.
Quando feita da maneira correta, a comunicação é uma ferramenta de vendas para seu negócio, e quanto mais clara e objetiva ela for, melhores serão os resultados.
Assim, ela é um recurso mediador entre o que o cliente quer e o que sua empresa oferece, o que pode auxiliar na concretização de muitas negociações.
No entanto, assim como muitas ações humanas, a comunicação também está sujeita a falhas de percurso, havendo um ruído entre aquilo que se diz e o que o outro entende.
Outro obstáculo relacionado à comunicação está na falta de reconhecimento quanto a sua importância durante o processo de análise de crédito. Aqui, essa falha pode levar a prejuízos para sua empresa, já que problemas de comunicação nessa fase pode levar a, inclusive, perda da venda.
Por isso, neste artigo, separamos 5 práticas para uma comunicação eficaz no atendimento ao cliente durante a análise de crédito, para que você melhore a experiência do cliente e alcance melhores resultados através de diálogos claros, transparentes e eficientes. Vamos lá?
Boas práticas de comunicação no atendimento ao cliente
Se sua empresa trabalha com vendas, seja de produtos ou serviços, sabe o quanto a comunicação oral e escrita têm um papel crucial na prospecção de clientes.
Infelizmente, após essa fase inicial, muitos negócios perdem o interesse em manter a comunicação com o cliente, principalmente durante o procedimento de análise de crédito.
Por ser uma etapa bastante técnica, as empresas acabam esquecendo que a análise de crédito também é uma oportunidade de criar um relacionamento com o cliente, construindo confiança e demonstrando o profissionalismo.
Afinal, quanto melhor for a experiência do seu cliente, mais chances dele voltar a fazer negócio com sua empresa, o que, consequentemente, aumenta suas vendas e possibilidades de up selling e cross-selling.
Em razão disso, mostraremos a seguir como você pode melhorar a comunicação com seu cliente durante a análise de crédito. Confira!
Linguagem adequada
Utilizar a linguagem adequada durante as conversas e comunicados é essencial para que o cliente entenda com clareza o que está sendo dito.
Aqui, uma comunicação eficiente resultará no aumento das chances de fechar negócios, pois o cliente se sentirá mais seguro e bem-informado.
Para isso, é preciso conhecer qual o perfil de cliente sua empresa atende e qual a linguagem correta para ser usada, se é mais formal ou descontraída, se há espaço para expressões regionais, e se é necessário utilizar termos técnicos ou mais simplificados.
Uma comunicação clara e precisa ajuda a reduzir queixas e insatisfações dos clientes, pois garante que informações importantes sejam transmitidas de forma compreensível e acessível. Isso permite que o cliente tenha todas as informações necessárias à disposição, evitando frustrações.
Atendimento personalizado
Personalizar o atendimento permite uma aproximação entre o cliente a empresa, já que faz o cliente se sentir valorizado em um clima de harmonia e compreensão.
Embora certamente seja mais fácil tratar todos os clientes da mesma forma, uma abordagem indiferente e engessada tende a ter o efeito contrário ao esperado, dificultando a correspondência às necessidades do cliente.
Empatia
A análise de crédito, ainda que seja uma etapa fundamental nas negociações, pode ser um momento de muita aflição para o cliente analisado.
Ter paciência, entender e tranquilizar o cliente, mostrando com clareza quais critérios estão sendo avaliados e definindo prazos para resposta pode melhorar a satisfação do cliente, pois mostra que a empresa se preocupa em apoiá-lo durante o processo.
Aqui, a agilidade no retorno ao cliente é essencial, e quanto mais rápido for a resposta, maiores serão as chances de conquistar a confiança e fidelizar o cliente.
Espaço para dúvidas
Para que a comunicação seja eficaz, é necessário abertura para eventuais dúvidas ou preocupações relativas ao processo de análise de crédito.
Lembre-se que a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, tem que existir espaço para que ambas as partes se expressem.
Dessa forma, quando há lugar para esclarecimento de dúvidas, o cliente irá se sentir muito mais seguro enquanto aguarda o resultado de sua análise de crédito.
Canais de comunicação
Atualmente, existem muitas maneiras para que você tenha contato com seu cliente, e para que seu cliente possa entrar em contato com você.
Quanto mais canais disponíveis para conversa, maiores as oportunidades de sua empresa garantir a satisfação do cliente e construir um relacionamento sólido.
As possibilidades são variadas, e vão desde o telefone, até outras ferramentas como chats, WhatsApp, formulários no site ou e-mails.
Dessa forma, o cliente tem a oportunidade de entrar em contato pela forma mais conveniente e confortável para interagir com sua empresa.
Assim, a empresa demonstra que é acessível para atender as preocupações e expectativas do cliente, mo que melhora a experiência do cliente durante a análise de crédito e melhora a confiança do cliente.
A comunicação estratégica na análise de crédito
A comunicação eficaz durante a análise de crédito não é apenas uma questão de cortesia – ela é uma estratégia para fidelizar clientes e fortalecer a reputação da empresa.
Aqui na Deps, sabemos que processos manuais na análise de crédito podem ser demorados, o que acaba prejudicando o tempo disponível da equipe para se comunicarem estrategicamente com seus clientes.
Por isso, oferecemos soluções que vão além da análise de crédito® e automatizam todo o ciclo de crédito para que sua empresa possa focar no que realmente importa: estratégias humanizadas para atrair e conquistar clientes.
Atuamos como uma facilitadora neste processo, permitindo que as equipes comerciais foquem seus esforços na comunicação eficiente com o cliente, entregando agilidade na resposta e segurança nas operações financeiras.
Através de soluções como a Plataforma DepsNet, que é uma solução completa on-premise que automatiza a análise de crédito e o Deps Smart, nosso analista virtual SaaS que entrega resultados na palma de sua mão, sua empresa fecha negócios mais rápido, aumenta a eficiência das equipes e diminui os índices de inadimplência.
Independentemente do porte de sua empresa, estamos aqui para te auxiliar a implementar práticas que farão seu negócio crescer. Entre em contato conosco e saiba mais!
Até mais!