Diante de um cenário que a inadimplência tem aumentado, compreende-se que a demora na aprovação de crédito, especialmente quando realizada manualmente, tornou-se uma preocupação crescente para empresas de diversos segmentos, sendo associada a riscos e desafios gerenciais.
Em 2023, houve um aumento na taxa de inadimplência no Brasil, conforme apontado pelo indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Comparado ao mesmo mês de 2022, a quantidade de brasileiros nesta situação foi 3,58% superior.
Diante disso, os negócios sentem, cada vez mais, a necessidade de adotarem uma postura mais restritiva na concessão de crédito, visando evitar potenciais danos futuros.
No entanto, a adoção de uma abordagem excessivamente conservadora pode, a longo prazo, resultar em prejuízos.
Diante da intensificação da concorrência e da crescente exigência dos clientes, uma gestão excessivamente cautelosa nesse aspecto pode levar à estagnação e à perda irreversível de clientes e oportunidades.
Como lidar com esse impasse, conciliando a preservação contra riscos de inadimplência com a necessidade de crescimento e expansão operacional?
A resposta está na implementação de uma gestão de crédito moderna e proativa, que aproveite soluções tecnológicas para aprimorar o processo decisório relacionado à concessão de crédito.
Neste artigo, detalhamos como a adoção de uma plataforma de crédito assertiva pode impulsionar o crescimento de seus negócios, ao mesmo tempo em que proporciona economia ao eliminar a dependência de provedores de informações externos.
Continue a leitura e descubra mais sobre como a Deps pode ser benéfica para o seu negócio.
O que é política de crédito?
O conceito de “política de crédito” refere-se às estratégias e critérios adotados por uma empresa ao conceder crédito a um cliente.
Para compreender como a implementação de uma plataforma especializada pode contribuir para a gestão de crédito e ter um impacto positivo na redução da inadimplência e nos índices de vendas, é fundamental esclarecer o significado dessa política.
Em linhas gerais, a política de crédito busca responder a perguntas essenciais, como a quem conceder crédito, a quem negar e com base em quais justificativas. Nesse processo de definição, são consideradas diversas características do cliente, como histórico de comportamento, tempo de atuação no mercado, informações positivas e negativas, entre outros fatores.
O fator tempo
A gestão desse conjunto de critérios, especialmente em relação ao fator tempo, é inquestionavelmente complexa.
A análise de crédito demanda a tomada de decisões em meio a um cenário de incertezas e mudanças constantes. As abordagens subjetivas, que se baseiam unicamente no discernimento humano, além de outras desvantagens, consomem mais tempo.
No contexto empresarial atual, o tempo tornou-se um recurso essencial, valorizado como um ativo próprio da empresa.
Por essa razão, uma administração eficiente das aprovações e rejeições de crédito, que seja simultaneamente rápida e confiável, posiciona qualquer negócio à frente da concorrência.
Decidir com antecedência, acelerando o processo, enquanto mantém padrões elevados de qualidade, representa verdadeiramente uma das soluções para o dilema mencionado, constituindo-se como uma vantagem competitiva.
No mecanismo das empresas, as vendas estão intrinsecamente ligadas à concessão de crédito, e uma tomada de decisão lenta pode travar todo o funcionamento da engrenagem.
Reduzindo o tempo da aprovação de crédito
A agilidade é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens proporcionadas pelos softwares de gestão de crédito.
Além de atuarem como ferramentas de diagnóstico e decisão, automatizando o processo decisório, esses programas também podem oferecer sugestões de limites e realizar classificações, oferecendo uma abordagem abrangente.
Abaixo, destacamos as principais razões pelas quais Deps, por meio de suas soluções, levam até você, uma economia de tempo.
Gestão integrada
Ao adotar softwares para análise de crédito, há uma integração do sistema de gestão com diversas fontes de informações simultaneamente.
Critérios como cadastro, risco, limite, cobrança e avaliação de carteira são avaliados de forma dinâmica, atualizados em tempo real por meio de um sistema que consolida dados de várias origens, reunindo informações dispersas em um único ambiente.
Automatização do processo decisório
Com a tecnologia da Deps, a aprovação de crédito torna-se automática e parametrizada, reduzindo os riscos associados às transações.
Os pedidos bloqueados são analisados automaticamente, cabendo aos analistas apenas aprovar ou reprovar a decisão em situações em que o sistema não pode decidir automaticamente.
Sugestão de limite e classificação
Juntamente com a decisão de concessão ou negativa de crédito, os clientes são automaticamente classificados de acordo com as políticas de crédito da empresa.
Essa classificação oferece vantagens, permitindo simultaneamente a gestão do crédito e o mapeamento de oportunidades e ameaças. A Deps pode fornecer sugestões de limites de crédito responsável, utilizando mais de 780 variáveis e combinações associadas ao nosso método.
Vantagem na gestão de recursos humanos
Com um processo mais rápido e dinâmico, os colaboradores têm mais tempo disponível para se dedicarem a outros processos internos, liberando recursos e acelerando outros setores importantes do negócio.
Se você deseja incorporar esses recursos à sua empresa e aprimorar o seu processo de aprovação de crédito, e com isso, aumentar suas vendas, fale com um de nossos especialistas e saiba como a Deps pode ajudar você!
Até mais!