Existem diversas estratégias para aumentar a lucratividade de uma empresa, sendo a mais direta e evidente a ampliação da base de clientes.
Porém, é preciso estar atento ao perfil dos compradores e solicitantes de crédito, especialmente quando falamos de vendas a crédito, já que o não recebimento de valores concedidos pode gerar grandes prejuízos para o negócio, transformando potenciais lucros em perdas.
Portanto, contar com uma análise de crédito fundamentada em políticas alinhadas aos objetivos da empresa é fundamental para a lucratividade e a saúde financeira do negócio.
Nesse sentido, a implementação de políticas de crédito personalizadas, adaptadas ao perfil de cada cliente, pode ser uma importante aliada nesse processo.
No entanto, muitas empresas ainda não compreenderam o potencial dessa estratégia, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo: como a implementação de políticas de crédito personalizadas pode se tornar uma ferramenta eficaz para aumentar a lucratividade de sua empresa.
Vamos lá?
Como as políticas de crédito podem aumentar a lucratividade do seu negócio?
As políticas de crédito são orientações que definem os critérios e condições que uma empresa utiliza na concessão de crédito, ou seja, para aprovar ou negar solicitações de crédito de potenciais clientes.
A maioria dessas políticas são baseadas em dados como o histórico financeiro dos clientes, levando em conta a pontualidade de seus pagamentos e sua capacidade financeira, visando a identificação de diferentes perfis de consumidores.
As políticas de crédito são importantes e necessárias dentro de qualquer empresa, independentemente de seu porte, pois através do estabelecimento de critérios claros durante a análise de crédito, as empresas garantem uma avaliação justa e consistente em todas as transações financeiras.
O que muitas empresas ainda não percebem é que é possível implementar várias políticas de crédito dentro de uma mesma organização, personalizando-as para se adequar às características e comportamentos específicos de cada cliente.
Isso significa que os critérios de concessão de crédito podem ser ajustados conforme o perfil de risco e o histórico do consumidor, oferecendo condições mais adequadas a cada um, como prazos e taxas diferenciadas.
Assim, não apenas se amplia as oportunidades de vendas, mas também se diminui a inadimplência, o que, de forma indireta, aumenta a lucratividade da empresa.
Permitir que diferentes clientes adquiram produtos e/ou serviços com condições alinhadas ao seu perfil de crédito garante que a empresa tenha maior segurança quanto ao recebimento de valores, sem abrir mão das vendas.
A utilização de um padrão único de políticas de crédito pode limitar os tipos de consumidores que uma empresa consegue atender, resultando na perda de oportunidades de vendas e na insatisfação de potenciais clientes.
Já a personalização das políticas de crédito permite identificar clientes com alto potencial de retorno, além de fidelizar consumidores, aumentando as margens de lucro e otimizando a gestão de riscos de crédito.
Se a tendência em sua empresa é a adoção de políticas de crédito moldadas em um perfil específico de crédito, e você não sabe como fazer a personalização das políticas de crédito de forma segura e eficaz, conheça uma ferramenta da Deps desenvolvida especialmente para ajudá-lo(a) nessa missão.
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