Automação na análise de crédito é lucro para a sua empresa

Sabe-se que as empresas não vivem mais só de atividades operacionais. Seja em pequena ou grande escala, a tecnologia tem surgido para auxiliar na automação de processos mais demorados, como a análise de crédito, dando fôlego para equipes dedicarem mais tempo a áreas estratégicas de um negócio.

Estamos vivendo a era pós-pandemia, mais digital do que nunca e cada vez mais voltada para a cultura da produtividade nas organizações.

Quer saber mais?

Confira a seguir os benefícios de você aplicar a automação na análise de crédito na sua empresa, isso significa aumentar seus lucros.

A análise de crédito auxilia a realizar bons negócios

O foco das empresas está na busca por um crescimento no mercado com custos reduzidos, analisando o contexto no qual o Brasil e o mundo se encontram em 2022. Os riscos que se desejam correr em um cenário de retração da economia são baixos ou quase nulos.

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Desta forma, a já conhecida análise de crédito volta a ganhar destaque na atuação de empresas B2B e B2C. Afinal, esse trabalho busca reunir o máximo de informações de um cliente para garantir que na realização de um negócio você esteja ciente e seguro quanto aos riscos.

E já há soluções no mercado que aliam análise e tecnologia, resultando em benefícios para a sua empresa.


6 benefícios da automação da análise de crédito

  1. Tecnologia a favor do crescimento da sua empresa

A padronização de análises de créditos permite melhor governança corporativa, facilitando a visualização clara e análises precisas de indicadores que impactam no seu negócio.

a tecnologia atua para concentrar fontes de informações em uma mesma plataforma de pesquisa. Essa questão atende as necessidades atuais das empresas, permitindo uma atuação mais estratégica e assertiva das equipes com novos clientes.

  1. Redução do risco de inadimplência

Uma análise recorrente do status de crédito dos clientes , com dados reais e atualizados, é a melhor forma de reduzir os riscos de inadimplências.

A análise frequente identifica problemas ao comparar dados de mercado e padrões de compra e negociação com a sua empresa. Essas informações facilitam a tomada de decisão, incluindo até uma finalização de contrato ou redução no limite de compra.

 
Ao passo que a empresa nega um tipo de negociação, evita transtornos futuros que envolvem cobranças judiciais e processos que se estendem por anos em tribunais devido a inadimplência de clientes.

  1. Mudança do mindset operacional para o estratégico

Essa é uma das principais dores do mundo corporativo, mudar a forma de pensar e trabalhar das equipes. A transição do mindset operacional para o estratégico necessita de mecanismos e condições para se tornar realidade.

Com uma ferramenta de automação da análise de crédito, você e sua equipe podem:

  • ganhar agilidade
  • reduzir tempo de atividades operacionais
  • dedicar tempo a inovação e estratégia
  • mapear processos e implantar melhorias
  • analisar com mais clareza os trabalhos realizados

Alinhar o discurso de inovação, agilidade e produtividade das empresas com a agenda operacional não deve ultrapassar o horário de trabalho. Afinal, não dá para incluir mais horas no dia e sim transformar a forma como utilizamos elas.

  1. Decisões assertivas geram confiança

A assertividade é a utopia das decisões que guiam o mundo corporativo. Decidir algo carrega consigo a responsabilidade das consequências que isso pode trazer. Quando positivas, geram grande felicidade, mas quando erradas, podem afetar a confiança das equipes e a estabilidade de uma empresa.

Quando falamos em confiança, partimos para a característica de um bom vendedor. Equipes confiantes vendem mais, garantindo a entrada de receita em uma empresa. E a

Inteligência Artificial (IA) surge como ferramenta de tecnologia para apoiar decisões assertivas. A IA analisa dados e promove uma maior certeza dos riscos de cada tomada de decisão.

  1. Relacionamento com clientes


Os dados tornam o relacionamento com os clientes mais duradouro. Como empresa, você sente a segurança de oferecer as soluções adequadas no tempo certo. Seja contato, descontos, novos produtos e/ou limite de crédito.

Quando se mapeia o comportamento de compra de um cliente, assim como os dados de crédito dele no mercado, há uma certa transparência estabelecida nas negociações. Você conhece quem está atendendo e pode ser certeiro naquilo que deseja fornecer de solução.

Essa questão também é interessante para prospectar novos clientes, já que entender o comportamento de compra de determinado segmento é positivo para a sua empresa. Os dados permitem que você saiba que pode valorizar os clientes que já fazem parte da freguesia e buscar outros com características semelhantes.

  1. Investimento que gera retorno financeiro

Colocar em prática a dinâmica do ganha-ganha faz toda a diferença para as empresas. Poder fornecer as melhores condições aos clientes com a certeza de saber a taxa de risco em um negócio faz toda a diferença.

Investir em tecnologia que permite a automação de gestão de análise de crédito é lucro. Quando você utiliza os dados que obtém para atrair novos clientes, acaba reduzindo o tempo da equipe dedicada ao operacional, foca os esforços nas análises e estratégias futuras e têm as ferramentas perfeitas para fazer ótimos negócios.

Investir em tecnologia gera retorno financeiro. E retorno financeiro que gera menos custos é lucro.

Conte com a Deps para automatizar processos na sua empresa!

A Deps conta com um software que concentra informações de mercado para realizar pesquisas de crédito de prospects do seu negócio. Essa ferramenta auxilia a sua equipe a dar o próximo passo na mudança do mindset operacional para o estratégico.

Que tal aproveitar e conhecer a solução Deps? Essa ferramenta vai te dar todo o suporte necessário para automatizar diversas tarefas. Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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