/
/
Como otimizar a sua gestão no processo de análise de crédito?

Como otimizar a sua gestão no processo de análise de crédito?

Todo negócio tem um grande desafio para otimizar a análise de crédito: realizar o maior número de vendas com o menor número de inadimplência. Por isso, queremos te perguntar o seguinte:

Você sabe qual a melhor forma de prevenir a inadimplência?

No cenário atual de algumas empresas, são levantados dados e informações a respeito dos pagadores, como históricos e referências. Nesse processo são coletadas informações de bancos de dados sobre pagamentos dos potenciais clientes, exibindo históricos sólidos de movimentações financeiras.

Essa é a tática de empresas que se baseiam no Score de Crédito, fazendo médias entre movimentações financeiras do consumidor. Acima de 600 pontos de score, a aprovação da concessão de crédito é automática. Para clientes abaixo dos 400 pontos, o crédito é automaticamente negado. O maior risco está entre os intermediários, com Score entre 400 e 600 pontos, dificultando a avaliação. Desta maneira, o analista acaba definindo valores a conceder por grupos tabelados, sem flexibilidades. A princípio não prevendo, mas precavendo situações baseadas em possibilidades.

 

deps web blog 1 score

Mas existe uma série de conflitos quando se trata deste tipo de tática, como a demanda de tempo na capacitação dos analistas e a demora na realização de uma venda. Até a possibilidade de um número de inadimplência ainda grande, já que não é possível ter uma previsão mais assertiva. A maioria dos bancos fornece apenas dados muito amplos e superficiais.

E quando se aumenta o crédito para um cliente, não se pode prever se ele será tão constante quanto anteriormente.

Outro ponto importante, é ser necessário acessar vários dados ao mesmo tempo em que se está realizando uma operação comercial. O analista tem de fazer muitas buscas e movimentações antes de concluir sua venda. Acessar bancos, acessar páginas de consulta, depender de internet, de sistemas, tudo isso atrasa qualquer negócio.

Aí você deve estar se perguntando:

 

Mas e se eu investir em capacitação dos analistas de crédito?

Investir em capacitação dos analistas demanda tempo e também não te dá o controle de todas as operações. Isso pode acabar fazendo com que você perca dados importantes sobre todas as concessões de crédito. Porque não se tem um controle em tempo real por um sistema automatizado, muito menos nos sistemas de gestão ERP.

E se já é difícil realizar uma venda, fica ainda pior na hora de realizar uma cobrança. A concessão de crédito sem a integração do ERP torna difícil realizar cobranças de forma organizada, a princípio acessando apenas dados incorretos e incompletos, o que impossibilita o analista de ser assertivo ao realizar operações deste tipo.

Tudo isso resulta num único problema: perder muito dinheiro. É triste, mas é a verdade. A partir disso você se questiona:

 

Como faço para vender mais, tendo um menor número de inadimplentes e sem perder meu dinheiro?

 

Nós temos a resposta: automatize seu processo para otimizar a análise de crédito!

As maiores empresas de sucesso do mundo estão adotando cada vez mais os planos de gestões compartilhadas. Modelo de negócios que reúne marcas que oferecem soluções específicas capazes de proporcionar a excelência nas operações.

E a melhor forma de terceirizar processos é com sistemas de automação, pois evita o desgaste humano e eleva muito a agilidade do seu negócio. Desde já, liberando tempo para que profissionais possam focar em outros pontos de melhoria da sua empresa.

Os analistas têm também maior segurança na hora de concluir uma venda quando têm dados baseados em estatísticas nas mãos. Assim, não precisam mais correr o risco de perder clientes na hora de negar crédito para bons pagadores nem atrair inadimplentes.

Eliminando tantos processos, sobra mais tempo para cuidar dos negócios, organizando melhor a carteira de clientes e seus títulos. Isso resulta numa redução de custos, já que o tempo extra pode ser aproveitado como outras tarefas.

E o principal: respeito por sua política de crédito. O sistema automatiza os processos de análise fundamentando-se nas políticas adotadas por seu negócio, considerando todas as variáveis.

 

Você sabe por que utilizar a plataforma DEPS para fazer esse tipo de gestão é uma decisão inteligente?

Começando pelo fato de que para nós, inovar é facilitar a sua vida. Usamos a tecnologia para automatizar processos e potencializar a tomada de decisões, representando mais segurança e resultado ao seu negócio.

deps web blog 1 numeros

Nossa plataforma representa mais agilidade, mais vendas e menos inadimplência ao seu negócio. Considerada uma das mais avançadas soluções de gestão de crédito, automatiza todo o processo de análise, acessando ligeiramente o maior número de banco de dados de pessoas físicas e jurídicas. Também reduz de forma expressiva o tempo de análise, potencializando a concessão segura de crédito do seu negócio. Tudo com a máxima segurança das informações.

Em outras palavras, nosso sistema examina profundamente histórico e projeções do seu cliente, conectando informações e auxiliando no aumento das vendas. Isso sem que você precise se preocupar com a inadimplência.

Lembra que falamos anteriormente sobre a inflexibilidade de variáveis fornecidas pelos bancos de dados, sendo amplos demais para serem considerados? Nossa plataforma realiza uma imersão que valida informações em tempo real, desde já submetendo-as a uma rigorosa análise com mais de 700 variáveis alinhadas à política de crédito da sua empresa.

Contamos com uma metodologia proprietária que oferece ao analista sugestões altamente confiáveis e o auxiliando na tomada de decisão manual. Tudo para que você tenha total controle da sua carteira de clientes e máxima precisão na hora de identificar oportunidades e ameaças.

 

Todas as atividades em um único ambiente

Nosso sistema possui integração com diferentes plataformas de gestão. Isso possibilita que o profissional atue em uma única interface, proporcionando ainda mais agilidade ao trabalho.

E mesmo automatizando as tarefas, é você quem está no comando! Tendo uma visão abrangente, monitorando cada etapa, podendo verificar registros de atividades e históricos, criando regras e permissões, retomando atividades pendentes, gerando relatórios precisos e, acima de tudo, conhecendo seus clientes em tempo real.

 

Agilidade nas cobranças

Quando falamos em cobranças retratamos a dificuldade em organizar as informações. A análise fora do sistema e a cobrança de títulos dentro do ERP impossibilita a assertividade destes tipos de operações.

Pois bem. Nossa plataforma possui módulo de integração com as contas a receber do seu ERP, o que possibilita a realização de cobranças de títulos vencidos de maneira organizada, mantendo histórico de ações anteriores. E assim, o analista efetua cálculo de saldo, de refinanciamento, inclui títulos de grupo ou a vencer. Também emite contratos de condições e dívidas, além de enviar direto da tela de análise para o e-mail do cliente.

 

Analise informações de crédito de maneira prática

Com nossa plataforma, você tem acesso a dados de desempenho e eficiência. Obtém informações referentes ao resumo financeiro, tornando possível efetuar filtragens por período e visualizar relatórios padrões. Tudo isso de maneira simples e formulada.

Também consegue ter acesso a outros provedores de análise. Dessa forma gerenciando o acesso dos analistas para a integração com Serasa, Boa Vista, Receita Federal, entre outros. Isso possibilita o gerenciamento de carteira, histórico e requisições inclusive para outros usuários da nossa plataforma.

Você pode operar listas e mecanismos de mensuração dos resultados com métricas que possibilitam criar projeções para clientes ativos, inativos ou novos. Também pode integrar múltiplas informações de sistemas/negócios diferentes, organizando todas as informações de seus clientes dentro de um único ambiente.

Quer otimizar uma análise de crédito individual para cada membro do grupo societário da empresa que busca sua concessão de crédito? Visualize resultados, tanto do grupo, quanto dos membros em nossa plataforma.

 

Quer determinar grupos de clientes para você tratar com atenção especial?

Nosso sistema possibilita a criação de regras específicas por métricas. Como exemplo, o valor de protesto, onde o usuário define o valor máximo de protesto aceitável para manter o cliente como especial.

 

Como é o desempenho da plataforma para otimizar a análise de crédito?

Trabalha com processos em alta performance, permitindo a execução de análises de vários pedidos ao mesmo tempo. Além disso, analisa dados somente quando necessário, sem pesar no desempenho da máquina onde é operada. E tudo é realizado conforme os critérios adotados para a política de crédito do seu negócio. Nós temos esses e muito mais benefícios para o seu negócio. Atuamos com a prestação de uma consultoria sobre qual a melhor política de crédito a ser adotada por sua empresa, realizada por profissionais altamente qualificados para proporcionar excelência ao seu negócio.

 

Entre de vez na era da gestão de crédito automatizada e potencialize suas vendas!

Faça contato conosco e tenha acesso a muitos outros benefícios da automatização para otimizar a análise de crédito, e também de outras soluções inovadoras que a DEPS pode oferecer a sua empresa.

Assista o vídeo completo com as nossas soluções e saiba mais sobre automatização da análise de crédito.

 

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano