O Big Data é uma área de conhecimento responsável por analisar grandes quantidades de dados, impossíveis de serem avaliados dentro dos moldes tradicionais. Essa ciência dos dados foi reconhecida como um passo além da estatística no fim da década de 90, por profissionais da área de ciências da computação. Mas foi no século 21 que a era dos dados realmente se consolidou junto às empresas, incluindo o campo da análise de crédito.
A Deps separou algumas informações sobre ciência dos dados e Big Data para dividir com você. Confira como ela pode ser aplicada de forma segura nas análises e concessões de crédito da sua empresa.
O que é ciência de dados?
A ciência de dados é um termo que surgiu nos anos 60, mas que ganhou muito mais notoriedade no mundo moderno com os avanços tecnológicos e a globalização. Por definição, ela é o ato de trabalhar com grandes quantidades de dados brutos, buscando identificar padrões que virem indicadores relevantes a suas áreas de origem.
Nas empresas, é uma área ampla e robusta que auxilia a basear em dados as decisões via relatórios, indicadores, previsões e estimativas. Afinal, a ciência dos dados incorpora conhecimentos de diversas áreas como:
- estatística;
- matemática;
- data mining;
- análises preditivas;
- ciências da computação.
Por integrar tantos conhecimentos em prol de análises de dados, essa prática originou o Big Data.
Big Data no mundo
Hoje, pensar em um mundo sem dados ou sem análise se torna quase impossível. Para as gerações mais recentes, que ingressam no mercado de trabalho, esse é um processo quase que natural. No entanto, para as gerações mais antigas, que trabalharam durante essa mudança que acompanha o advento da internet, a adaptação se fez necessária em muitos processos.
Big data é o futuro das empresas, mas algumas ainda apresentam resistência a implantar a análise e tratamento de dados. Só que em pequena ou grande escala, dados circulam em todas as áreas de uma companhia até para concretizar atividades simples de trabalho. Desde a contratação de equipe, pagamentos de contas, vendas, aprovação de cadastro de clientes, tudo precisa e depende de dados.
É inegável que a facilidade do acesso aos dados torna processos de trabalho mais simples e até mais assertivos. Só que se a ciência dos dados é o foco do mundo, os dados viraram ativos de valor inestimável, necessitando de captação, análise e armazenamento com ferramentas seguras.
Segurança de Dados no Brasil
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surge com o propósito de regulamentação do uso de dados, transferindo responsabilidades da gestão para as empresas que precisam se adequar à lei. Dentro do contexto, as instituições precisam de dados, mas devem garantir a segurança do uso deles no seu dia a dia.
Dados sensíveis, como informações pessoais de colaboradores e clientes, têm protocolos específicos a serem seguidos. Um dos principais é a finalidade de uso, podendo apenas captar com consentimento ou devida comprovação de necessidade para execução de atividade de interesse do dono dos dados.
E na análise de crédito essas condições também se aplicam baseadas em:
- segurança dos dados analisados;
- necessidade de uso por parte da empresa;
- interesse de uso por parte do titular do dado.
Existe então um cenário adequado ao uso dos dados, necessitando apenas de processos que garantam segurança para a análise dos dados. E nesse quesito, a Deps possui uma plataforma que entrega a solução dessas três necessidades e muito mais. Uma análise de crédito segura, com automação e integração com demais sistemas da sua empresa.
Big Data em Análise de Crédito é com a Deps
A Deps possui uma solução em sistemas que usa o Big Data para fornecer análises de crédito precisas e adequadas às necessidades da sua empresa. Ela reúne em uma plataforma de pesquisa as diferentes fontes de dados para fornecer um perfil preciso de risco de crédito aos seus negócios.
Com essas informações, a sua empresa consegue ter:
- concessão de créditos adequada ao perfil dos clientes;
- automação na pesquisa e análise de crédito;
- acesso a dados e relatórios como indicadores de negócios;
- atualização de cadastros e integração de dados na empresa;
- previsibilidade e assertividades nas decisões da empresa;
- redução do risco de inadimplência.
Gostou dessas opções e quer aplicá-las na sua empresa? Fale com a nossa equipe e agende uma demonstração.
Aproveite a sua visita ao nosso blog e siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Até mais!