Segundo uma pesquisa divulgada pelo The Wall Street Journal, estima-se que as pessoas tomem em média 35 mil decisões por dia. Entre elas, há muitas simples e outras mais complexas. Agora, se fosse criado um contador, quantas decisões você acha que um gestor de empresa tomaria por dia?
O desafio das lideranças nas empresas está em tomar decisões assertivas, opinar com responsabilidade e demonstrar segurança sobre os posicionamentos adotados. Pois, além de liderar, eles precisam engajar as equipes a executar muitas das ações propostas por suas decisões.
E diante de um cenário tão complexo, alguns questionamentos surgem e podem desencorajar essas ações tão fundamentais para a manutenção dos negócios. E a Deps está aqui para dividir conhecimento sobre esse tema. Acompanhe a seguir!
O que é assertividade?
Apesar de muitos associarem assertividade à palavra certo, ela tem um significado muito diferente e desprendido deste outro termo. Assertivo é um conceito ligado ao ato de expor e defender opiniões ou decisões de forma clara, coerente, objetiva e sem gerar conflitos.
Logo, assertividade está mais ligada a uma habilidade social que a um julgamento de valor de certo ou errado. E por ser mais subjetivo, traz diversas dúvidas nas cúpulas de administração, gerência e liderança de grandes empresas.
No entanto, é possível pautar com lógica os caminhos que guiam a tomada de decisão. Uma dessas opções é o uso de dados e indicadores de análise. E em uma empresa, é possível criar vários, de diferentes áreas além dos tradicionais e conhecidos do financeiro.
Como ocorrem as tomadas de decisão?
O nosso cérebro é uma caixinha de surpresas e ao mesmo tempo uma super máquina de processamento de dados. Tomamos decisões em milissegundos, principalmente, naquelas ações que já se tornaram hábitos como o de abrir uma porta. Parece que você não pensa, só faz. Mas na sua mente, houve uma decisão e um comando para isso.
No entanto, quando olhamos para o campo das lideranças, os desafios se tornam ainda mais complexos. Há simples e grandes decisões a serem tomadas com o mesmo nível de rapidez. No entanto, cabe aos líderes terem processos e dados bem definidos para minimizarem riscos e poderem dar a palavra final nos mais diversos temas no seu negócio.
Confira 3 dicas para tomar decisões assertivas
Agora que você já sabe mais sobre assertividade, chegou a hora da Deps dividir algumas dicas sobre tomadas de decisão na sua empresa. Então, preste atenção, e tire o máximo de proveito delas no seu dia a dia.
1. Elimine excessos
Trabalhe com equipes que te apoiem nos processos de tomada de decisão. É importante receber informações já trabalhadas e analisadas para comparar resultados e não para executar um processo do zero.
E aqui entra o ato de eliminar os excessos, sejam de detalhamentos, informações ou burocracias. É importante manter apenas o que de fato é importante para se ter uma decisão e se desfazer do resto, ou desapegar de um total entendimento.
É mais fácil escolher a opção A ou a B do que partir do problema e criar as soluções para escolher algo.
2. Tenha dúvidas
É normal ter dúvidas e elas são importantes também na tomada de decisões. Inclusive, o renomado psicólogo e economista, ganhador do Nobel de Economia, Daniel Kahneman, destacou em suas pesquisas que líderes confiantes demais tendem a tomar decisões piores.
Então, sabe aquela dúvida sobre um tema? Ela é importante para ajudar a fazer escolhas. Já a clareza pode ser uma grande aliada nesse processo. E o próprio fundador da Nike, Phil Knight, destacou em sua autobiografia que antes de tomar uma decisão importante saía para correr uma bela quantia de quilômetros.
E antes que você se pergunte se precisa virar um corredor para tomar decisões na sua empresa, não é isso. Você deve dar tempo para a sua cabeça se livrar de outras preocupações para poder focar totalmente no assunto em questão. Mas a ciência também mostra que a endorfina liberada por exercícios ajuda no funcionamento do cérebro. Fica a dica!
3. Entenda de dados
É importante que você conheça sobre dados e estatística para poder projetar cenários e entender relatórios que a sua empresa tenha. Muita decisão parte com base nesses dados. Além disso, é importante entender de processos para delimitar dados que vai analisar em cada área do negócio. Isso trará uma visão geral de como a sua empresa está e do que precisa mudar.
Um indicador que é muito importante avaliar é a análise de crédito dos clientes e a inadimplência. O primeiro, indica uma segurança de quando pode disponibilizar de limite de compras aos seus clientes conforme o histórico de mercado deles. Já o segundo, evita que a sua empresa enfrente problemas financeiros pela falta de pagamentos.
Conte com a Deps para tomar decisões assertivas
Para eliminar excesso de informações, acessar relatórios e dados em tempo real da área de crédito da sua empresa, conte com a Deps. Temos soluções desenvolvidas para atender as necessidades das tomadas de decisões de pequenos e grandes negócios.
Somos especialistas em análise de crédito e sistemas que facilitam:
- processos de concessão de crédito;
- avaliação de riscos;
- análise de perfil dos clientes do seu negócio;
- integração com o ERP da sua empresa;
- hub de dados de fácil acesso nas tomadas de decisões.
Aplique as nossas dicas e tenha o apoio da tecnologia desenvolvida pela Deps para otimizar o trabalho do dia a dia.
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