Informações inconsistentes, dados cadastrais incorretos, desorganização empresarial, falhas de automação, tomadas de decisão equivocadas. Estes são apenas alguns dos desafios enfrentados diariamente pelas empresas e que poderiam ser resolvidos com uma higienização de base de dados eficiente.
A higienização visa a limpeza, padronização e correção de dados da sua base, informações que certamente são utilizadas em diversos setores da sua empresa, auxiliando também na prevenção de fraudes e na confiabilidade da análise de crédito.
Confira neste artigo as principais razões para que você aplique essa ferramenta a partir de agora.
Vamos lá?
Por que e como realizar a higienização de base de dados?
É comum encontrarmos imprecisão de dados cadastrais na maior parte das bases de dados empresariais.
Pode ser falta de padronização no momento da coleta, pressa durante o preenchimento das informações (o que pode resultar tanto em dados faltantes quanto erros de digitação), falta de clareza na obrigatoriedade de determinados dados, utilização de diferentes fontes de enriquecimento, descuido por parte do cliente e, até mesmo, possíveis más intenções.
No entanto, é preciso estar ciente das consequências que dados incorretos podem gerar, levando a prejuízos como a demora em processos, dificuldade em planejamentos e estratégias de vendas e análises de crédito incertas.
Abaixo, separamos 7 principais vantagens de realizar a higienização de bases:
1) Encontre informações rapidamente
A remoção de inconstâncias, atualizações de dados e eliminação de informações duplicadas ou falsas tornam o seu banco de dados mais organizado. E, quanto mais organizado ele estiver, menos tempo seus colaboradores gastarão à procura dos dados valiosos de um cliente.
Assim, além de melhorar o relacionamento com o cliente, o tempo é otimizado e as ações de negócio são mais assertivas.
2) Complete informações relevantes
O enriquecimento de dados também é importante para toda base de dados, e com a integração a diversas fontes, é possível completar informações faltantes que sejam importantes para o seu cadastro.
3) Tenha mais oportunidades de negócios
Os dados corretos dos seus clientes geram planejamento de campanhas de marketing assertivas e direcionadas. Quanto mais atualizados e verdadeiros forem estes dados, mais chances de você realizar ações que levem a bons resultados, como e-mail marketing, pós-venda e upselling.
4) Facilite os processos de automação
Muitos processos de automação dependem de dados padronizados para oferecer os melhores resultados, principalmente quando falamos da análise de crédito. A higienização de base de dados proporciona uma leitura correta por parte do software, e a probabilidade de os relatórios automatizados serem fidedignos é muito maior.
5) Melhore a tomada de decisão
Se as tomadas de decisões em sua empresa decorrem das informações obtidas de seus clientes, é certo que a higienização cadastral ganha um papel fundamental na autenticidade e detalhamento. Resultando em decisões mais exatas e proteção para sua empresa.
6) Identifique suspeitas de fraude
Diferentes bases de dados oferecendo resultados distintos sobre um mesmo cliente é sinal de alerta para uma possível fraude, mas pode passar despercebido pelos olhos humanos. A higienização de base de dados identifica e aponta estes dados para o gestor, impedindo que fraudadores levem sua empresa ao prejuízo.
7) Esteja de acordo com a legislação
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) implica, dentre outras coisas, no consentimento necessário para o tratamento de dados dos clientes. Ela também dá oportunidade à pessoa física ou jurídica a que pertencem os dados de retirar seu consentimento a qualquer momento.
Com a higienização de dados, você garante que estará respeitando o seu cliente, fazendo o tratamento de dados da forma correta, eliminando os dados de seu sistema caso o cliente tenha solicitado, e garantindo a conformidade com a lei.
A realização desse procedimento conta com 3 etapas básicas, que consistem em:
- Identificação dos problemas e erros nas bases de dados, e a devida remoção e/ou correção dos mesmos;
- Padronização dos dados em formatos predefinidos, facilitando sua localização, análise e comparação;
- Enriquecimento da base de dados, complementando as informações que já existem com dados adicionais.
A partir disso, a integridade dos dados é garantida, e os benefícios mencionados acima podem ser colocados em prática com efetividade.
A importância da higienização de dados para uma análise de crédito mais confiável
Os dados cadastrais de seu potencial cliente são a base para uma gestão de crédito inteligente facilitando o processo de análise.
É a partir destas informações que você avaliará a possibilidade de concessão de crédito, levando em conta dados como: histórico financeiro, negativações, pendências, status na Receita Federal e comportamento de pagamento.
A higienização de dados garante que as informações obtidas sejam atualizadas e autênticas, tornando a análise de crédito mais confiável, segura e eficiente, protegendo as finanças da sua empresa e potencializando seu desempenho no mercado.
É por isso que a Deps desenvolveu uma solução exclusiva de higienização de base de dados, o Deps Higieniza. Por meio de um processo personalizado e automatizado, limpa, padroniza, organiza e torna mais legível os dados de uma base de clientes, mailing ou cobrança.
Transformando sua base de dados em uma ferramenta ativa de vendas, impulsionando o crescimento do seu negócio.
Peça uma apresentação sobre o Deps Higieniza a um de nossos especialistas e entenda todas as vantagens que a higienização de dados pode levar para o seu negócio!
Até mais!
Deps – Além da análise de crédito