Crédito como parte da solução e não do parte do problema. O comportamento de nossos clientes vem mudando radicalmente. Estas mudanças de comportamento estão ligadas a atual situação econômica do Brasil, um efeito desta situação é a retração das vendas, que para piorar, tem em seu caminho o crescimento da inadimplência (estável a muito tempo em diversos seguimentos).
Esta situação mostra uma força impressionante, pois, precisamos ser cada vez mais cuidadosos em nossas análises de riscos e crédito, ao mesmo tempo não podemos perder vendas.
A concorrência por vendas está cada vez mais acirrada e a análise de crédito não pode ser reativa, ou seja, atuar como uma barreira para as vendas.
Está “desenhada uma complexa equação” que os profissionais de crédito precisam ajudar a resolver, como você responde às questões abaixo?
1. Quanto de vendas estamos perdendo por motivo de recusa de crédito?
2. Qual a periodicidade da renovação do crédito aos clientes?
3. Qual % de inadimplência nossa empresa pode suportar e qual seria o impacto positivo em vendas?
4. O que é inadimplência? E qual a sua origem? (Que tipo de clientes a geram)?
5. Que tipo de clientes tenho em minha carteira?
6. Quantos clientes inativos tenho na minha carteira e poderiam ter crédito?
7. O que é um cliente inativo?
8. Que ações tenho tomado para apontar clientes inativos como oportunidades para a área comercial?
Estas são apenas questões básicas nesta jornada de transformação dos profissionais da área de crédito.
O que você tem feito?
Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!
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