Fale com um especialista

DepsCast 7 Os três verbos fundamentais nos processos de análise

DepsCast 7 Os três verbos fundamentais nos processos de análise.

Normalmente estes processos acontecem simultaneamente, as vezes incompletos ou ainda em ordem inversa, com isso gerando mais trabalho do que o necessário, retrabalho ou ainda elevando os custos da análise de crédito, sem contar as frustrações dos potenciais clientes e da área comercial.

Basicamente, nossos processos de análise, os analistas devem validar os clientes em estágios distintos, como: Qualificar, Validar e Quantificar.

  1. Qualificar é: Este potencial cliente tem perfil para se tornar um cliente efetivo?
  2. Validar é: Os dados cadastrais deste potencial cliente, como por exemplo: situação cadastral (receita, Sintegra e afins estão ativos? Aptos?), podemos analisar também: endereços, segmento, grupo econômico, QSA e afins…
  3. Quantificar é: Quanto este potencial cliente ou grupo econômico merece de crédito? (baseado em seu comportamento) e não no desejo de compra do potencial cliente ou ainda puramente nas expectativas de vendas.

Usando os Três verbos (qualificar, Validar e quantificar), abrimos nossas mentes e principalmente as áreas de crédito & cadastro para o pensamento corporativo, ou seja, pensamos nas outras áreas como clientes – para conhecer mais sobre o conceito: quando uma área sempre ganha a empresa sempre perde – Assista a jornada da análise de crédito).

Hoje vamos falar do primeiro verbo: Qualificar.

O verbo qualificar tem uma aplicação mais efetiva em vendas contínuas, ou seja, o potencial cliente sempre é uma oportunidade de fazer negócios.

Definirmos bem qual o perfil de nosso cliente, é fundamental para que possamos usar uma poderosa ferramenta que é o MKT digital,

na nutrição e tração de nossos Potenciais clientes, clientes inativos e principalmente nos clientes efetivos

(em breve estaremos falando sobre as diferenças de presença digital e MKT digital com uma especialista na área), qualificar é fundamental para os processos, pois otimiza os recursos, tempo e foco.

Reflita: Quando investimos nosso tempo para atendermos clientes atendem nosso perfil e com crédito, não teremos tempo de atender os clientes que não conseguimos conceder crédito.

Qualificação nos processos de análises

Ao qualificarmos os potenciais clientes, tornamos o processo fluido e minimizando custos,

imagine se analisar o crédito antes (com todo o tempo (lembrando que as esteiras de crédito sempre tem muito trabalho), os custos envolvidos e descobrir só no fim que este potencial cliente não tem perfil).

Lembre-se: Muitas vezes negligenciamos o processo de Qualificar e o esforço em vendas para atender clientes fora deste perfil, até pode trazer vendas, mas as vezes o esforço é desproporcional ao retorno.

Quer saber mais sobre qualificar os clientes e análise de crédito? Assista a Jornada da Análise de crédito em nosso canal do Youtube.

É sobre isso que Cristoffer Medeiros aborda aqui neste Deps Cast.

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes