Depscast 8 Aprovação de crédito: Manual, Automática e Sistematizada.

Depscast 8 Aprovação de crédito: Manual, Automática e Sistematizada.

Vamos separar o que é aprovação de limite de crédito e aprovação de requisições de crédito.

Aprovação de limite crédito, são os processos que avaliam a situação do cliente, por exemplo tudo que é ligado a cadastro (situação, status) e a situação comportamental do cliente (interna (contas a receber) e externa (provedores: cadastro positivo, restrições) com este processo se define o valor do limite de crédito do cliente ou grupo econômico.

Aprovação de requisições de crédito: São as aprovações do dia a dia como as Ordens de vendas (pedidos) trata-se da administração do limite de crédito aprovado para o cliente ou grupo.

Perceba que ambas podem acontecer ao mesmo tempo, porem a que mais lidamos no dia a dia são as aprovações de requisições de crédito.

Em nosso dia a dia o crédito pode ser:

Manual: quando as pessoas fazem o limite de crédito e aprovam as requisições

Vantagens:

  • Ficamos de olho a cada movimento do cliente pois analisamos o limite de crédito e as requisições unitariamente;
  • Nos sentimos “confiantes” pois temos um “vigia” cuidando do crédito;

Desvantagens

  • Nosso “vigia” só funciona se a carteira de clientes for pequena, caso contrário vai faltar tempo para cobrir adequadamente toda a carteira;
  • O processo de análise é pessoalizado e interpretativo, lembre-se decisões podem ser interpretativas, mas a análise deve ser técnica, caso contrário distorce a realidade;
  • O limite de crédito normalmente é construído para o que o cliente compra e não para quando ele realmente vale;

Cada vez que um cliente requisitar crédito o analista precisa apertar o botão de “aprovar”;

Crédito Automático (normalmente um sistema de gestão) o limite de crédito é manual e um sistema aprova as requisições de crédito.

Vantagens:

  • O próprio sistema “aperta o botão” para aprovar uma requisição de crédito;
  • Os critérios objetivos serão respeitados minimizado o trabalho operacional;

Desvantagens:

  • A decisão de limite de crédito continua sendo manual;
  • Normalmente o limite de crédito concedido é baseado em quanto o cliente compra, é normal as requisições de crédito necessitem de novas revisões dos limite de crédito.

Crédito Sistematizado (sistema especialista) quando um sistema faz a análise e a aprovação do limite de crédito e Requisições, aprovando o que ele tem permissão e gerando diagnósticos precisos para as pessoas as tomarem decisões do que o sistema não tem permissão.

Vantagens:

  • Agilidade nas decisões pois cruza muitas variáveis, padronizando e fortalecendo o processo de análise de crédito e apoiando as decisões manuais (quando necessárias);
  • As pessoas trabalham exclusivamente nas decisões (não aprovadas), pois a análise o sistema já operacionalizou (só não aprovou por falta de permissão);

Desvantagens

  • As empresas ainda são céticas com a mudança do processo de “apertar botões” de uma pessoa para um robô;

Pergunte-se o crédito na sua empresa é manual, automático ou Sistematizado?

Que tipo de análise de crédito os planos estratégicos de sua empresa precisam?

Quer saber mais sobre crédito Sistematizado?

Assista a Jornada da Análise de crédito em nosso canal do Youtube.

É sobre isso que Cristoffer Medeiros aborda aqui neste Deps Cast.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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