Dívidas: como negociá-las do jeito certo?

Contrair dívidas em seu nome, ou no nome da empresa, é um dos grandes medos de todo brasileiro. Entre os principais prejuízos ocasionados pelo endividamento estão a perda de credibilidade no mercado, a dificuldade em obter financiamentos e fazer parcerias, o estresse e a diminuição da produtividade, entre outros.

Contudo, o endividamento é uma realidade comum entre as empresas quando as finanças não são organizadas de forma eficiente e a economia vive um período longo de crise ou instabilidade.

A seguir, abordaremos um pouco mais esse assunto, mostrando que, mesmo sem dinheiro na conta, a renegociação de dívidas é uma alternativa que pode salvar seu negócio. Vem comigo!

O que é a negociação de dívidas?

Quando uma empresa não tem uma boa organização financeira, as chances de precisar recorrer a empréstimos ou equivalentes, criando dívidas com altas taxas de juros, é muito maior. Em outras palavras, se não for bem planejado, pode se tornar uma dívida ainda maior.

A negociação de dívidas é uma espécie de oferta feita pelas instituições financeiras, principalmente em épocas de crise com taxas de juros mais acessíveis para ajudar pessoas físicas ou jurídicas inadimplentes a quitarem suas dívidas mais rapidamente.

É uma estratégia financeira que pode trazer soluções interessantes, mas que, ainda assim, exige cautela e organização. É essencial que você esteja a par da real situação do seu negócio e garanta que essa nova proposta esteja de acordo.

O descumprimento da nova oferta pode comprometer ainda mais o estado financeiro da sua empresa, por isso a tomada de decisão deve considerar dados e métricas reais.

Qual a importância de negociar suas dívidas?

Quando nossa empresa está endividada e não há como quitar, existe uma tendência de a situação acabar piorando, além de outras dívidas serem contraídas. Isso acontece pois o dinheiro destinado a pagar contas menores fica comprometido, e elas acabam ficando em atraso também.

Empresas também ficam com o nome sujo e, nesse caso, perder a concessão de crédito e o estresse financeiro são algumas das consequências dessa situação. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é por meio da negociação de dívidas. Outros benefícios que a negociação pode trazer são:

  • juros menores, descontos em juros e multas;
  • a dívida para de crescer;
  • parcelamento do débito;
  • oportunidade de reorganizar as finanças.

Por isso é tão importante contatar o credor tão logo uma conta passe do seu prazo de pagamento.

Como negociar suas dívidas?

A renegociação de dívidas pode ser um processo complexo. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa.

Entre as melhores práticas nesse contexto estão: verificar os contratos com os credores; ver o quanto a sua empresa pode pagar; pesquisar opções alternativas; e negociar até chegar a um acordo.

Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar a negociar as suas dívidas. Confira:

1. Organize suas dívidas

Antes de qualquer coisa, é importante organizar todas as suas dívidas. Faça uma lista com os valores atualizados de cada dívida do seu negócio. Em alguns casos, pode ser necessário ligar para os credores para conhecer os valores atualizados.

Outro ponto importante é saber a média de faturamento da sua empresa e dos gastos fixos. Isso vai te ajudar a descobrir quanto do orçamento está disponível para a renegociação de dívidas em face a quanto deve ser pago.

2. Tenha um limite estabelecido

Agora que você já sabe o quanto tem disponível para negociar suas dívidas, estabeleça um valor limite. Isso evita que você comprometa muito do dinheiro disponível e acabe contraindo outras dívidas. Como dissemos no começo deste artigo, imprevistos sempre acontecem. Então, considere-os também na hora de decidir esse limite.

3. Dê prioridade as dívidas mais caras

Pode acontecer de não ser possível realizar acordos para todas as suas dívidas. Dessa forma, o recomendado é que se tente quitar as mais caras primeiro. Essas não são necessariamente aquelas que representam o maior montante em dinheiro. Mas sim as que retêm as maiores taxas de juros.

4. Mantenha contato com seus credores

Esse passo não se trata apenas de fazer a ligação e aceitar o primeiro acordo que lhe for proposto. O momento da negociação é quando você pode obter informações importantes e avaliar se a proposta vale a pena. Portanto, é muito útil fazer perguntas do tipo:

  • Quais serão os juros das parcelas?
  • Qual será o desconto percentual sobre a dívida original?
  • Quanto tempo até o nome da empresa ficar limpo?
  • O desconto é maior em caso de pagamento à vista?

Após procurar entender todos os termos da negociação, se você não estiver satisfeito, solicite a proposta por escrito para avaliar com mais calma. Contudo, não é apenas por telefone que a renegociação de dívidas pode ser realizada. Esse processo também pode ser feito online.

Continue acompanhando o blog da Deps para estar por dentro dos assuntos mais relevantes na gestão empresarial.

Mude as rotinas da sua empresa, converse agora mesmo com um consultor especialista Deps e veja como nós podemos te ajudar.

CTA 02 03 2022

Aproveite também e siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn Youtube.

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Solicite aqui o seu orçamento!

Fazer Orcamento rodape
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Preencha o formulário para entramos em contato com você
Mais soluções Deps no meu negócio
Aceite

Ao enviar este formulário, você estará consentindo e autorizando-nos a encaminhar ofertas, promoções e notícias sobre a Deps, mantendo informações em nosso banco de dados. Aplicamos rigorosamente a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em nossa comunicação.

Entrar em contato

WhatsApp

WhatsApp

Solicitar orçamento via popup

Aceite

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Nextgen Consultoria e Treinamento.