E-commerce B2B é o futuro da compra e venda entre empresas

O futuro do mercado B2B é digital, conforme um estudo divulgado pela Grand View Research. A pesquisa aponta que 80% das vendas entre empresas vão acontecer via e-commerce até 2025. Uma solução compreensível para o mercado no mundo conectado em que está inserido.

Grande parte deste feito é devido às boas experiências que o mercado B2C tem apresentado nos últimos anos. É muito dinheiro envolvido em compras online nos mais diferentes segmentos, de lazer a um torneira nova para a pia, de ração de cachorro a um curso novo na universidade. As mais diversas possibilidades habitam juntas online.

Junte a essa realidade dos e-commerces o empurrão que a pandemia deu e entenda que o caminho já era esse, só as empresas precisam acelerar o passo para alcançar o ritmo da mudança. E você, com a sua empresa, como pretende chegar lá também?

Confira algumas informações importantes que separamos para você se atualizar.

O que é e-commerce B2B?

Primeiramente, para contextualizar, o mercado Business to Business (B2B) é aquele composto por compra e venda ou prestação de serviços entre empresas. Então, do outro lado de uma negociação, o cliente é outro CNPJ, como você.

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E o e-commerce B2B é uma loja virtual na qual empresas negociam e compram por meio de plataformas digitais. Seja via site de vendas no desktop, no mobile ou até com aplicativos de vendas e atendimento exclusivos aos clientes.

Esse modelo de atendimento estende o horário comercial para 24 horas por dia e 7 dias da semana. Aliás, esse modelo torna dinâmica as trocas entre empresas, já que elas não dependem mais dos horários comerciais uma das outras  para fazerem negócios.

O online não exclui o presencial, aquele olho no olho, muito menos o trabalho das equipes de representação. No entanto, ele torna esses contatos mais produtivos para alinhar novos projetos. Além disso, possibilita momentos de troca para compreender e melhorar a experiência do cliente B2B.

Experiência do cliente B2B importa muito

Como em qualquer outro tipo de venda, cliente satisfeito é sinônimo de bons negócios. Nesse caso, trabalhar a gestão da jornada de compra nas empresas B2B é uma das formas em que é possível mapear e melhorar a experiência dos clientes. Nesse mercado, o atendimento personalizado é a chave para vender mais e melhor.

Além disso, conhecer o seu cliente é importante. Aí você se pergunta, mas como você vai conhecer alguém que acabou de chegar? A análise de crédito é um dos primeiros passos, outro é saber o ramo de atividade, tamanho da empresa, entre muitos outros. E essas informações precisam estar no cadastro de novos clientes no seu e-commerce.

Sabe-se que o digital não aceita o mesmo ritmo do analógico. As empresas que compram do seu negócio também são clientes pessoas físicas nas outras milhares de lojas virtuais que existem. Os compradores esperam o mínimo de rapidez e praticidade no processo de compra online com a sua empresa no e-commerce B2B. Atente-se!

E-commerce B2B e a segurança dos negócios

A segurança da sua empresa precisa ser prioridade em qualquer negócio. E da mesma forma em que há especialistas em aplicar golpes nas vendas convencionais, no e-commerce esse risco aumenta em escala global. Com alguns cliques, o seu site pode ser acessado pelos mais diferentes públicos em todo o mundo.

Aqui a segurança faz toda a diferença com seus passos de estruturação de um site confiável, com equipe técnica responsável por criação, manutenção e suporte. Além disso, por lidar com dados sensíveis dos clientes para cadastro e acesso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se aplica em todos esses processos, inclusive na análise de crédito.

Análise de Crédito no e-commerce B2B

A análise de crédito é por si só uma camada de segurança nas atividades do seu e-commerce com clientes B2B. Pois ela permite conhecer o histórico das atividades de empresas e ter clareza sobre os riscos de inadimplência que se correm em cada compra e negociação. Com base nessas informações você pode:

  • definir limite de compras
  • restringir formas de pagamento
  • delimitar prazos de pagamento
  • oferecer descontos e condições especiais
  • combinar entregas aliadas a rotas da empresa

Como visto, são muitos os benefícios que a análise de crédito traz para o e-commerce B2B. Dessa forma, é preciso aplicá-la na prática com objetivo de fazer bons negócios correndo menos riscos. E para tornar essa atividade tão rápida quanto o seus clientes desejam e o seu negócio precisa, conte com a Deps.

Gestão da Análise de Crédito com a Deps

Então, deseja ter uma Plataforma avançada de gestão e automação de crédito para o eu e-commerce B2B? 

A plataforma Deps Net é uma solução On-Premise que trabalha no conceito Order To Cash e transforma os processos da sua empresa através da jornada da análise de crédito integrando com o ERP da sua empresa, sugerindo limites, classificando os clientes e avaliando o risco da concessão de crédito.

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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