Entenda por que ampliar o crédito de seus clientes pode ser benéfico para o seu negócio

O conceito de crédito surgiu no período da Revolução Industrial, depois que os trabalhadores começaram a ter estabilidade salarial. O crédito serve desde então para antecipar um gasto ao consumidor. Surge junto disso, a possibilidade de se ampliar o crédito.

A noção de concessão ou ampliação de crédito está primeiro ligada a uma relação de confiança. Alguém cede o crédito confiando que o credor irá saldar a dívida de acordo com as especificações estipuladas, como prazo, juros etc.

Para a empresa que cede o crédito, o principal benefício é o aumento do fluxo de caixa, entre outros, como veremos abaixo. Entretanto, tudo isso deve ser feito por meio de uma política de concessão de crédito claramente definida.

 

 

Benefícios de ampliar o crédito do seu cliente

Conquistar clientes, ampliar as vendas e dominar o mercado é o objetivo de toda empresa. Por isso, o crescimento das vendas está diretamente ligado ao crescimento da empresa.

Uma das maneiras de crescer as vendas de maneira direta é ampliar o crédito dos consumidores. Aumento de crédito é aumento de vendas, crescimento de receita, crescimento da empresa, ganho dentro do mercado etc.

De maneira lógica e objetiva, ampliar o crédito oferecido aos clientes possui o grande e principal benefício de aumentar o fluxo de caixa da organização. E são claros os benefícios que decorrem a partir desse ponto.

Outra questão a se destacar é que a maioria das empresas têm em sua carteira clientes com maior poder aquisitivo e que não estão tendo essa característica explorada da maneira correta, provavelmente devido às limitações da política de crédito atual.

Dessa forma, ampliar o crédito e revisar as políticas de concessão podem ser maneiras de alavancar as vendas da empresa e alcançar um crescimento maior.

Mas ao realizar essas modificações, trabalhamos com possibilidades futuras, que devem ser previamente analisadas por meio de diversas informações para reduzir os riscos de inadimplência.

Isso pode ser feito por meio da construção ou o fortalecimento das políticas de concessão de crédito.

 

 

Políticas de crédito: ampliando o crédito com segurança

Mas afinal, o que é política de crédito?

A política de crédito é um conjunto de normas e critérios que são estipulados pela empresa para aprovar ou negar a concessão de crédito aos clientes.

Ela precisa estar bem definida e ser conhecida ou estar acessível a todos os setores da empresa.

A política de crédito não pode ser rigorosa ao excesso. Ou seja, não devem existir burocracias sem necessidade. Todo requisito deve ter um motivo. Caso contrário, o excesso de burocracia fará o cliente desistir da aquisição.

Como demonstramos até aqui, ajustar a política de crédito para ampliar o crédito tem influência direta no fluxo de caixa da empresa.

Entretanto, muitos detalhes precisam ser analisados antes da constituir, renovar ou alterar as políticas de crédito. Por exemplo, terá inadimplência? Se tiver inadimplência, como devo tratá-la? Como evitar que a empresa entre no prejuízo ao ampliar o crédito? Entre outras questões.

Por isso, quando falamos em ampliar o crédito, é extremamente importante que a empresa se mantenha no controle das decisões da concessão de crédito. Isso garante que os riscos sejam minimizados ao máximo.

Mas como é possível ampliar o crédito dos clientes e ainda manter a segurança e proteção do ciclo de concessão de crédito?

A resposta é simples: criando uma política de crédito personalizada e mantendo-a atualizada. Mas para isso não se tornar algo cansativo e maçante para os gestores e a equipe, o ideal é que seja feita a automação do processo.

 

Políticas de crédito personalizadas e automatizadas

Com a Deps, sua empresa pode ter o melhor serviço de concessão de crédito. E isso permitirá ampliar o crédito dos seus clientes de maneira segura e eficaz.

Quando falamos em automação de crédito, não estamos falando em uma solução generalizada para todas as empresas, mas sim de uma conexão entre as políticas de crédito às estratégias e ao perfil da sua empresa.

Somente após esta análise e conexão é feita a recomendação técnica de crédito, o diagnóstico de risco e a classificação dos clientes ideais para o seu negócio.

A Deps oferece duas formas de construção de política de crédito, a consultoria especializada ou um formato mais sintetizado, por meio do Deps Smart.

Na consultoria especializada você pode contar com entrevistas (para entender melhor as especificações da organização), workshops, análises de processos, acompanhamentos, esclarecimentos sobre o método e muito mais.

No segundo formato, sua política de crédito será criada por meio do Deps Smart. Nele, o próprio portal se conecta aos dados da empresa para analisar quais as necessidades dela e quais parâmetros utilizar.

Além disso, você também pode ter o acompanhamento de um especialista para lhe ajudar no que for necessário.

Na construção do ciclo de concessão de crédito, a Deps analisa as informações de crédito, os dados financeiros da empresa e o histórico de clientes (sem ferir as regras da LGPD). Com isso, consegue traçar o perfil de cliente ideal para a sua organização.

 

 

Minimize ao máximo os riscos ao ampliar o crédito dos seus clientes utilizando os serviços da Deps. Assim, sua empresa experimentará um crescimento exponencial.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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