No ambiente empresarial, atrasos e descumprimentos de pagamento são situações que podem ocorrer, gerando impactos significativos nas finanças. Por isso, é essencial que as empresas fiquem atentas aos sinais de inadimplência dos clientes, utilizando-os como uma forma proativa de evitar que problemas financeiros de terceiros comprometam o fluxo de caixa.
Neste post, destacamos os principais fatores que ajudam a identificar clientes com risco de não cumprir suas obrigações financeiras.
Acompanhe e esclareça suas dúvidas!
Mudança repentina na forma de pagamento
É importante prestar atenção quando um cliente altera repentinamente a forma de pagamento, especialmente se for um cliente com histórico sólido, que sempre quitou suas faturas em dia.
Embora isso possa acontecer por diversos motivos, pode ser um indicativo de dificuldades financeiras.
Pagamentos parciais inesperados de empresas que normalmente pagam o valor total também devem ser monitorados. Outro sinal de alerta é quando o responsável pelas contas a pagar ou um diretor de empresa se torna indisponível, seja por telefone ou e-mail. Fique atento a essas bandeiras vermelhas.
Contestações de transações antigas
Clientes que, de repente, alegam problemas de qualidade com produtos ou serviços já entregues há algum tempo podem estar sinalizando dificuldades financeiras.
Disputas sobre cobranças ou queixas relacionadas à entrega de mercadorias, se não forem levantadas dentro de um prazo razoável, devem ser vistas com desconfiança.
Quebra de promessas de pagamento
Quando um cliente é contatado por atrasos ou falta de pagamento, ele pode apresentar várias justificativas, como problemas no sistema, ausência de pessoal ou até esquecimento.
No entanto, a quebra contínua de promessas de pagamento pode ser um sinal de inadimplência iminente. É fundamental estar atento e agir preventivamente nesses casos.
Registro de Pendências Financeiras
Empresas que mantêm uma relação próxima com clientes inadimplentes podem, em certos casos, continuar o fornecimento de serviços ou produtos. No entanto, é crucial avaliar os riscos de manter essas relações com clientes que possuem pendências financeiras registradas (Pefin). Dependendo da situação, pode ser necessário exigir pagamentos à vista para minimizar os riscos.
Alteração na quantidade dos pedidos
Um aumento repentino e significativo no volume de pedidos, fora dos padrões habituais, pode indicar um problema.
Clientes com dificuldades de crédito podem tentar aproveitar um relacionamento existente, fazendo grandes pedidos. Da mesma forma, uma redução drástica nos pedidos pode sinalizar problemas de fluxo de caixa.
Ao identificar esses sinais de alerta, é essencial manter uma comunicação próxima com o cliente, especialmente aqueles de longa data, que podem estar enfrentando dificuldades temporárias.
Evite a inadimplência e fortaleça seu negócio com a Deps!
Durante o conteúdo, podemos observar os principais fatores para identificar os clientes que correm o risco de não cumprirem com as responsabilidades de pagamento.
Para as problemáticas apresentadas, nós recomendamos a adoção de procedimentos que melhorem a gestão de crédito e finanças, parametrizando indicadores de inadimplência que sua empresa deve monitorar.
O uso de uma ferramenta de análise de crédito, por exemplo, pode fornecer informações sobre mudanças no comportamento do cliente no mercado.
Com a Deps, isso é possível! A Deps possui diversas soluções para as empresas que querem conceder crédito de forma segura e precisa.
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